Quando se trata de segurança no trânsito, todos os cuidados devem ser tomados. Optar pela direção defensiva, realizar manutenção preventiva para evitar quebra de peças e utilizar sempre o cinto de segurança são alguns exemplos de medidas adotadas para minimizar os riscos que andar de carro envolvem. Além disso, existem outros itens que podem representar mais proteção ao motorista e outras pessoas presentes no veículo. Por isso, neste texto, falaremos sobre os tipos de extintores automotivos, a diferença entre os modelos e, obviamente, a importância desse item.
Todas as medidas de segurança que citamos são importantíssimas. Tudo o que proteger quem está no veículo é bem-vindo. Por isso, outra forma de proteção essencial é a contratação de um seguro auto. Só assim você tem a garantia de ser ressarcido financeiramente no caso de um sinistro, bem como receber o amparo necessário se houver algum imprevisto indesejado.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Para ter essa proteção e garantir a sua tranquilidade, faça uma cotação com a Minuto Seguros, uma das maiores corretoras do Brasil e líder do segmento online. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras que estão entre as principais do país. Assim, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e às suas necessidades.
Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS
Tipos de incêndio
Antes de falar sobre os tipos de extintores que existem, é preciso saber como são classificados os diferentes tipos de incêndio.
O Corpo de Bombeiros do Estado de de São Paulo possui uma cartilha de orientação para o combate ao incêndio. Neste documento, a corporação lista quatro classes de incêndio (A, B, C e D), que são divididas de acordo com o tipo de material que pega fogo.
Incêndio Classe A
Os incêndios da Classe A são aqueles que inflamam materiais sólidos, tais como papel, madeira, tecido, algodão e borracha. Suas principais características são deixar resíduos queimados, entre os quais estão brasas e cinzas, além de queimar em superfícies e em profundidade.
Incêndio Classe B
Já a Classe B engloba incêndios em líquidos inflamáveis, como gasolina, óleo e querosene. Diferentemente da Classe A, eles não deixam resíduo algum e queimam apenas em superfície.
Incêndio Classe C
A Classe C é constituída por incêndios em equipamentos elétricos energizados, como máquinas elétricas e quadros de força. Já se o circuito elétrico estiver desligado, o fogo é considerado de Classe A.
Incêndio Classe D
Para o incêndio ser considerado de Classe D, ele deve acontecer em metais facilmente inflamáveis, dentre os quais estão magnésio e alumínio em pó. Tanto C quanto D não devem jamais serem combatidos com água.
Incêndio Classe K
Há ainda a classificação de incêndios da Classe K, que são os que acontecem em óleo e gordura na cozinha, geralmente em frigideiras, grelhas, assadeiras e fritadeiras.
Tipos de extintores existentes
Agora que você já sabe quais são as classificações de incêndios que existem, vamos falar sobre cada um dos tipos de extintores que existem e para qual classe de fogo eles são indicados.
Extintor de pó para classes ABC
Este é o tipo de extintor indicado para combater o maior número de classes de incêndio. Ele conta com um pó diferenciado, que é ideal para agir em princípios de fogo em líquidos inflamáveis, equipamentos energizados e materiais sólidos.
Extintor com água pressurizada
Apenas incêndios da Classe A devem ser combatidos com este extintor. Ou seja, em caso de fogo em materiais sólidos como madeira, tecido e papel.
Extintor com gás carbônico
Mesmo sendo indicado preferencialmente para incêndios da Classe C, em equipamentos elétricos energizados, ele também pode ser utilizado para combater o fogo das classes A e B.
Extintor com pó químico seco
É o tipo de extintor mais adequado para combater incêndio em líquidos inflamáveis, que pertence à Classe B, agindo por abafamento. De qualquer maneira, ele também funciona contra o fogo oriundo das classes A e C.
Extintor com pó químico especial
Este tipo de extintor, que também age por abafamento, é indicado para incêndios da Classe D (fogo em materiais inflamáveis).
Tipos de extintores utilizados em automóveis
Até o início do ano de 2015, o extintor mais utilizado em veículos era o tipo BC, especializado em combater incêndios em materiais elétricos energizados e em líquidos inflamáveis. Um dos problemas deste tipo era o fato de ter validade de apenas um ano, e precisar ser recarregado sempre após o seu vencimento.
No início de 2015, após resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) foi indicada a substituição dos modelos BC pelos novos extintores de pó para classes ABC, com maior abrangência e incêndios combatidos e cinco anos de validade. Ou seja, com uma durabilidade muito superior.
Além de apagar fogo originado de materiais elétricos energizados, como na bateria e na fiação do carro, por exemplo, e em líquidos inflamáveis, como em combustíveis, o extintor ABC combate incêndios em materiais sólidos, tais quais madeira, tecidos, papel e borracha.
O uso de extintores em automóveis é obrigatório?
Em 2015, a partir de 1º de janeiro, o uso dos extintores ABC seriam obrigatórios em todos os veículos automotores, com previsão de multa para os que fossem flagrados sem a presença do equipamento de segurança. Porém, após uma série de adiamentos com relação a obrigatoriedade, no mês de setembro foi decidido que a presença dos extintores seria facultativa. Portanto, atualmente não é uma exigência prevista em lei, embora seja recomendado.
No entanto, existe um projeto de lei aprovado pela câmara e atualmente em apreciação pelo senado, que prevê novamente a obrigatoriedade da presença de extintores ABC nos automóveis. De acordo com Moses Rodrigues (PPS-CE), autor da PL 3404/2015, o equipamento “ajuda a proteger a vida e a integridade física dos condutores e passageiros”.
Então é necessário ficar atento ao possível retorno da obrigatoriedade da presença dos extintores ABC nos veículos. De qualquer maneira, mesmo que possuir este equipamento de segurança não seja previsto em lei, é recomendável contar com este item no seu carro. Tudo o que puder proteger quem está dentro do automóvel é válido.
Agora você já sabe quais são os tipos de extintores que existem e para qual tipo de incêndio cada um deles é indicado. Ficou com alguma dúvida? Mande a sua pergunta nos comentários!