6 dicas de como evitar acidentes de trânsito e colisões

Acidente no trânsito

1,25 milhão é o número de pessoas que morrem no mundo por ano em acidentes no trânsito. Quer conhecer as melhores dicas de como evitar acidentes de  trânsito? Então você está no lugar certo! Saiba como você pode adotar uma direção segura, desde evitar celular ao dirigir até a utilização correta do cinto de segurança.

Existem dois conceitos totalmente importantes quando falamos de trânsito, especialmente no período de férias e festas de fim de ano: direção defensiva e direção preventiva. Essas ideias consistem em trazer mais segurança não apenas para motoristas, como também para pedestres, ciclistas e todos os envolvidos no cenário urbano. 

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mas, afinal, como colocar esses conceitos em prática? Existe uma forma específica de adotar uma direção segura? Bem, para responder a essas e a outras perguntas sobre o assunto, separamos para você algumas dicas de como evitar acidentes de trânsito. 

Siga a leitura! 

O alto número de acidentes no Brasil

Essas dicas de como evitar acidentes no trânsito são importantes especialmente por um motivo: esses imprevistos acontecem em grande volume no país, considerados como um problema de saúde pública. 

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) definem que cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem, no mundo, por ano em acidentes de trânsito. Desse número, metade das vítimas é de pedestres, ciclistas e motociclistas.

No Brasil, essas métricas são ainda mais brutais. Por esse motivo, a própria OMS definiu nosso país como o quarto trânsito mais violento do continente americano. E o que exatamente esses números podem nos dizer? 

Simples. Saber como evitar acidentes de trânsito é fundamental para o nosso dia a dia. Considerando essas dicas, você estará adotando uma condução consciente, fugindo dessa estatística tão negativa para nosso país. 

Como evitar acidentes no trânsito? Confira as dicas

Veja abaixo nossas dicas para evitar acidentes no trânsito.

Celular e direção

Definitivamente, celular e direção não combinam de jeito nenhum. Sim, sabemos que estamos vivendo em um mundo cada vez mais conectado e que nossas relações sociais se tornaram intermediadas, na maioria das vezes, pelos smartphones. 

No entanto, usar o aparelho enquanto dirige, além de ser uma infração, é colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas. Portanto, reserve seus momentos no volante exclusivamente para a função de conduzir o carro. Deixe suas tarefas no celular para depois, quando chegar em casa ou no trabalho.  

Use cinto de segurança

Essa é uma prática que aprendemos logo no primeiro dia de autoescola: entrou no carro, qual a primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de dar a partida? Isso mesmo, encaixar o cinto de segurança e lembrar aos outros passageiros de também utilizarem. 

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o cinto de segurança deve ser colocado até mesmo no banco de trás. Segundo pesquisas da NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), o uso do dispositivo conta com 43% de eficácia na diminuição de mortes em situações de colisões ou outros sinistros na parte traseira do carro.  

Mantenha distância do veículo da frente

Para que você possa ter um bom reflexo de reagir e parar o carro em cenários de emergência, é indispensável manter uma distância considerável do veículo à frente. 

A legislação define uma regra básica para esse contexto: um carro para cada 20 km/h. Em outras palavras, digamos que você esteja a 80 km/h, será necessário garantir um espaço de, no mínimo, quatro veículos. 

Destacamos que a atenção deve ser ainda maior em dias de chuva ou com forte neblina. Além de andar mais devagar, você deve manter a distância do veículo da frente ainda maior, visto que será necessário mais tempo para poder notar um problema e frear o carro. 

Não dirija se estiver com sono

Uma pesquisa feita pelo Governo de São Paulo revelou que 94% dos acidentes de trânsito ocorrem por falha humana. O que isso quer dizer? Simples: que você deve se atentar muito na condição em que dirige. 

Nesse contexto, conduzir com sono é uma péssima ideia que pode trazer sérios acidentes. 

Caso você esteja sem dormir por algum motivo, opte por pegar algum transporte público, dividir a condução com um amigo ou familiar ou, em último caso, tomar um gole de café para despertar. 

Respeite o limite de velocidade

O limite de velocidade de uma estrada não existe sem motivo. Diversos fatores são considerados para definir o máximo que um veículo pode dirigir na via. 

Por isso, é fundamental seguir os limites com cautela. Esse cuidado vai minimizar consideravelmente as chances de passar por acidentes ou danos no carro. 

O Código de Trânsito Brasileiro estabelece um teto de velocidade para cada tipo de rodovia. Por isso, nossa dica é que você preste atenção nas placas de sinalização. 

Esteja sempre atento aos outros motoristas

Por último, mas não menos importante, é vital permanecer sempre atento não somente em seus passos no trânsito, mas especialmente nas ações de outros motoristas. 

Afinal, você pode sim, estar dirigindo respeitando as regras, de maneira segura e no limite de velocidade. No entanto, e se o carro de trás não estiver?

Considerando esse fator, preste muita atenção em tudo que está ao seu redor no trânsito. Dessa forma, você poderá reagir de maneira mais ágil quando precisar. “Foco” é uma palavra de ordem na condução segura, lembre-se sempre disso! 

O seguro cobre acidentes no trânsito?

Digamos que algo fugiu de seu controle e você passou por algum problema no trânsito. Nesse cenário, o seguro cobre acidentes? 

Nesse contexto, as coberturas de seguro auto definem os ocorridos envolvendo o veículo, como colisões, roubo, furto, incêndio, entre outros que terão proteção do seguro. Esses acidentes também são conhecidos como sinistros.

No entanto, para saber se realmente seu seguro cobre determinado acidente, o mais recomendado é ler a apólice do serviço e tirar todas suas dúvidas. Lembramos que cada empresa conta com uma política diferente. Portanto, considere esse ponto

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Com a excelência no atendimento que a Minuto Seguros proporciona, o cliente fica a par de tudo o que consta em sua apólice. Caso tenha alguma dúvida, nossa equipe está disponível para saná-las e dar todo o suporte necessário.

Conte com a Minuto Seguros para fazer a contratação do seguro auto para o seu veículo. Faça uma cotação preenchendo o formulário por meio do botão abaixo. Se preferir, ligue 0800 882 0656 e fale diretamente com um de nossos consultores.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *