O Romi-Isetta, primeiro carro compacto produzido em série no Brasil, foi um marco na história automotiva nacional. Conheça algumas curiosidades sobre esse icônico veículo

Foi em 5/9/1956 que o Brasil recebeu o Romi-Isetta, 1º veículo urbano compacto do país. Lançado em 1940 na Europa, inaugurou a produção em série no Brasil.

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Fabricado pelas Indústrias Romi em Santa Bárbara D'Oeste - SP, foi produzido no Brasil de 1956 a 1961. Cerca de 3.000 unidades circularam nas ruas do país nesse período.

Industrias Romi

Com 2,28m de comprimento e 1,38m de largura, o Romi-Isetta encantou a classe artística. Atores famosos participaram das campanhas do carrinho.

Estilo "descolado"

Com chassi tubular e rodas de 10 polegadas, a única porta dianteira era inspirada em aviões cargueiros e incorporava a coluna de direção. Internamente, possuía um banco para dois adultos e uma criança.

Inspirado na aviação

O Romi-Isetta tinha motor bicilíndrico de 236 cm³ e 9,5 cv, alcançando 85 km/h. Em 1959, adotou motor BMW de quatro tempos monocilíndrico, 298 cm³ e 13 cv, mantendo a mesma velocidade máxima.

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