A correia dentada é uma importante peça do seu veículo e quando ela se parte pode causar danos graves ao carro. Saiba como evitá-los.
A correia dentada é uma peça que tem como função sincronizar o virabrequim, peça que faz a transferência de força do motor às rodas e comando de válvulas.
A maior parte das montadoras afirma que ela possui uma vida útil de, em média, 50 mil km ou 3 anos. Porém, você deve ficar atento a alguns sinais para evitar problemas.
Listamos a seguir algumas práticas que podem diminuir a vida útil da peça. Confira!
O recomendado é fazer a revisão de todo o conjunto de transmissão de força (correia dentada, polias e tensionadores) a cada seis meses ou 10.000 quilômetros rodados.
Reduzir a marcha drasticamente ou não diminuir ou aumentar a velocidade o suficiente para a mudança causam trancos que prejudicam a peça a longo prazo.
Empurrar o carro quando não funciona prejudica várias peças do motor, inclusive a correia dentada. Forçar o giro pode arrebentar a peça.
Isso danifica diversos componentes do seu carro, inclusive as embreagens e, por consequência, a correia dentada.
Isso danifica diversos componentes do seu carro, inclusive as embreagens e, por consequência, a correia dentada.
O tempo pode ser diferente de acordo com o modelo, por isso sempre consulte o manual do proprietário. A versão digital do manual pode ser encontrada no site da montadora.
Fique atento se seu carro apresenta os seguintes sinais: - Ruído alto e estridente vindo da frente do carro; - Superaquecimento do motor.
Confira nosso guia sobre o tema e veja se é hora de trocar sua correia dentada.
Vale a pena fazer manutenção preventiva?
Meu motor ferveu! O que fazer?