Viajar com as crianças de carro pode ser uma experiência memorável e divertida, mas requer uma certa dose de planejamento e criatividade para evitar imprevistos. Confira as dicas que preparamos para garantir uma viagem tranquila e segura para toda a família.
Como viajar de carro com crianças de forma segura e divertida?
Viajar com as crianças no carro pode ser uma grande aventura, desde que seja planejada para garantir a segurança e diversão dos pequenos. Confira as dicas para viajar com as crianças:
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Faça um roteiro detalhado
Planeje um roteiro detalhado com paradas em restaurantes, lanchonetes e pausas para o banheiro. Além disso, se encontrar pontos turísticos ou atividades que possam interessar aos pequenos, pense na possibilidade de fazer paradas para que as crianças possam se divertir durante o caminho.
Leve lanchinhos
Prepare uma lancheira com comidas rápidas e saudáveis para os pequenos, incluindo frutas, iogurte e snacks da preferência das crianças. Se possível, evite oferecer doces ou comidas com excesso de açúcar para evitar picos de energia seguidos por cansaço. Os lanchinhos ajudam a matar a fome dos pequenos e também se tornam uma distração em momentos que não há paradas por perto.
Prepare atividades
Viajar com as crianças exige também a criatividade dos pais para garantir que elas não fiquem entediadas no caminho. Por isso, prepare algumas atividades para as crianças se distraírem, como jogos e livros, que são ótimas opções para manter os pequenos entretidos.
Invista no entretenimento tecnológico
Se a viagem for muito longa, outras opções de entretenimento podem ser oferecidas, como um celular ou tablet. Aposte nos filmes e desenhos infantis preferidos dos pequenos e deixe em vista um jogo adequado para a idade da criança.
Estimule a criatividade
As crianças são curiosas, por isso, incentive a criatividade com atividades que estimulem a imaginação, como contar histórias, inventar brincadeiras ou mesmo criar um diário de viagem.
Explique a viagem às crianças
Converse com as crianças sobre a viagem, explique o tempo dentro do carro e também sobre o destino. Conte curiosidades sobre o local que estão indo e também as atividades que vão fazer por lá, assim as crianças ficam empolgadas para chegar ao destino.
Faça paradas regulares
Em viagens com as crianças, fazer paradas é fundamental, principalmente porque os pequenos precisam ficar na cadeirinha o caminho todo. Por isso, pare em locais seguros com acesso a banheiros e restaurantes, assim vocês conseguem tirar as crianças da cadeirinha em segurança, esticar as pernas, descansar e fazer um lanchinho, se necessário.
Evite viajar à noite
A rotina de sono das crianças é fundamental para garantir que os pequenos descansem, não fiquem irritados e estressados. Por isso, se possível, evite viajar à noite para que as crianças tenham uma boa noite de sono, assim, a família consegue chegar em segurança no destino, sem distrações e imprevistos.
Esteja preparado para a sujeira
Imprevistos podem acontecer, como derramar um lanche na roupa ou a fralda do pequeno não dar conta. Prepare uma ou duas trocas de roupa para que as crianças não fiquem molhadas no caminho. Tenha um “kit de sobrevivência” com lenços umedecidos, toalhas de papel, alguns remédios e curativos, assim você estará pronto para qualquer imprevisto ou sujeira que acontecer no carro. Aproveite também para deixar em mãos os telefones de emergência e do seu seguro auto em caso de necessidade.
Equipamentos de segurança obrigatórios para as crianças
A segurança das crianças é uma prioridade, por isso, a Lei da Cadeirinha estabelece que é obrigatório utilizar equipamentos apropriados, levando em consideração a idade, peso e altura de cada criança. Essa regra se aplica a crianças com menos de 10 anos e que não tenham atingido a altura de 1,45m. Além disso, vale lembrar que os pequenos dessa faixa etária devem ser transportados no banco traseiro.
Existem diferentes tipos de dispositivos de segurança para crianças, conforme detalhado abaixo:
- Bebê Conforto: Para crianças de até 1 ano, pesando até 13 kg, e deve ser instalado obrigatoriamente virado para trás, em direção ao banco dianteiro.
- Cadeirinha: Indicada para crianças de 1 a 4 anos ou com peso até 18 kg. O modelo tradicional é utilizado conforme o peso, com a criança voltada para a frente do carro.
- Assento de Elevação: Destinado a crianças de 4 a 10 anos, menores de 1,45m ou com até 36 kg. Deve ser posicionado virado para frente e ser acompanhado pelo cinto de segurança de três pontos.
- Cinto de Segurança: Apropriado para crianças com mais de 10 anos, acima de 1,45m ou com mais de 36 kg, podendo ser usado nos bancos traseiros ou dianteiros do veículo.
Além de escolher o dispositivo adequado para cada criança, é preciso verificar se a cadeirinha de segurança possui o selo de certificação do INMETRO e se foi instalada corretamente no banco traseiro do veículo.
Quais são os riscos de transportar crianças sem assento de segurança?
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar crianças sem assento de segurança é uma infração grave com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo. Para além das penalidades, em caso de acidente, se as crianças estiverem fora da cadeirinha, podem sofrer graves lesões e até mesmo fatalidades, devido principalmente à vulnerabilidade dos pequenos. Se estiverem sem o dispositivo de segurança, as crianças correm o risco de serem arremessadas para frente, para trás ou para os lados, resultando em danos à cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax e abdômen.
Dicas de atividades e brincadeiras para divertir os pequenos
Proponha brincadeiras antes da viagem
Antes de dar início à viagem, proponha brincadeiras que envolvam todos os membros da família. O jogo clássico “Eu vejo com meus olhinhos” é uma opção divertida, onde cada pessoa menciona algo que está observando e os demais tentam adivinhar. Outra alternativa é o desafiador “20 perguntas”, no qual as crianças fazem perguntas de sim ou não para descobrir um objeto ou animal escolhido por alguém. Essas brincadeiras estimulam a criatividade, criam memórias com a família e também mantêm as crianças entretidas ao longo do caminho.
Crie e conte histórias
Aproveite a viagem como uma chance de estimular a imaginação dos pequenos, convidando as crianças a contar histórias. Vocês também podem criar personagens e fatos sobre o destino da viagem, tornando a narrativa ainda mais cativante.
Use papel e lápis de cor
Aproveite o momento no carro para estimular a criatividade dos pequenos com desenhos e pinturas. Leve folhas de papel, lápis de cor ou giz de cera, incentivando as crianças a desenharem objetos que veem fora da janela ou a fazer um diário da viagem. Prefira giz de cera ou lápis que não sejam pontiagudos, evitando que as crianças se machuquem durante a viagem.
Faça um karaokê
Monte uma playlist de músicas favoritas da família e transforme o carro em um palco de karaokê. Essa é uma forma divertida de fazer com que o tempo da viagem passe mais rápido para as crianças.
Brinque com as palavras
Explore jogos de palavras para desafiar a mente das crianças. Comece uma história coletiva palavra por palavra, com cada pessoa adicionando uma palavra à história, formando uma narrativa engraçada e única. Outra ideia é fazer com que as crianças soltem palavras que veem fora do carro.