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Ventoinha não desliga: causas, problemas e o que fazer

A função da ventoinha é resfriar o radiador evitando que o carro entre em superaquecimento. Se a peça estiver com defeito, graves problemas podem ser causados no motor. Por isso, veja como identificar uma anormalidade.

8 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Ventoinha não desliga: causas, problemas e o que fazer

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Se a ventoinha do seu carro não está desligando, é importante agir rapidamente, pois esse problema pode indicar falhas nos componentes eletrônicos ou no sistema de refrigeração.

Neste artigo, vamos explorar as principais causas e soluções para a ventoinha que não desliga, além de dicas para prevenir danos maiores ao motor do veículo.

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Possíveis causas da ventoinha não desligar

Se você notar que a ventoinha do seu carro não desliga, isso pode estar relacionado a alguns problemas:

Falha nos componentes eletrônicos

Se a ventoinha está recebendo carga constantemente, pode haver um defeito nos componentes eletrônicos, como o relé ou fusível, que controlam o fluxo de energia.

Problema no sensor de temperatura

O sensor de temperatura é responsável por acionar a ventoinha quando o motor atinge certa temperatura. Se esse sensor estiver com defeito, a ventoinha pode permanecer ligada, pois o sistema não consegue detectar corretamente a temperatura do motor.

Falha no relé da ventoinha

O relé é um componente essencial que controla a corrente elétrica que alimenta a ventoinha. Se o relé estiver travado ou queimado, pode impedir que a ventoinha desligue.

Sobreaquecimento do motor

Se o motor estiver superaquecido, a ventoinha pode continuar funcionando para tentar resfriá-lo. Isso pode ocorrer devido à falta de fluido no radiador ou problemas no sistema de arrefecimento.

Como diagnosticar 

Para identificar o motivo da ventoinha não desligar, siga os passos abaixo:

  1. Verifique o fusível: consulte o manual do carro para localizar o fusível da ventoinha e veja se ele está queimado. Se necessário, substitua-o.
  2. Teste o sensor de temperatura: o sensor de temperatura, geralmente localizado na tampa do termostato, pode ser desconectado para um teste simples. Toque os fios do sensor juntos e, se a ventoinha ligar, o sensor está com defeito e precisa ser substituído.
  3. Cheque o relé da ventoinha: localize o relé da ventoinha (geralmente encontrado sob o capô) e verifique se ele está enviando corrente corretamente. Um relé com falhas pode ser o motivo da ventoinha não desligar.
  4. Observe o nível de fluido de arrefecimento: baixos níveis de fluido podem fazer o motor sobreaquecer e manter a ventoinha funcionando continuamente.

Como resolver

Para resolver o problema da ventoinha que não desliga, é importante verificar alguns componentes principais:

  1. Relé da ventoinha: um relé defeituoso pode estar enviando corrente contínua para a ventoinha. Se estiver danificado, ele deve ser substituído.
  2. Sensor de temperatura: o sensor de temperatura pode estar com defeito, fazendo com que a ventoinha permaneça ligada indevidamente. Teste o sensor e substitua-o, se necessário.
  3. Fios e conexões: verifique se há problemas de curto-circuito nos fios da ventoinha, que podem estar causando o acionamento contínuo.

Leve o veículo a um mecânico para realizar uma análise mais detalhada, caso o problema persista.

Possíveis causas da ventoinha não ligar

Quando a ventoinha do radiador não liga, o sistema de arrefecimento do motor fica comprometido, pois ela é responsável por resfriar o radiador e evitar o superaquecimento do motor. Se o radiador não consegue dissipar o calor gerado pelo motor, isso pode levar a sérios problemas de desempenho e danos ao veículo.

Aqui estão os principais riscos que ocorrem quando a ventoinha do radiador não liga:

  1. Sobreaquecimento do motor: A ventoinha ajuda a manter o motor em uma temperatura adequada, especialmente em situações de trânsito lento ou quando o carro está parado. Sem o resfriamento adequado, o motor pode superaquecer rapidamente, causando falhas graves como o derretimento de peças plásticas e danos ao bloco do motor.
  2. Queima da junta do cabeçote: o superaquecimento contínuo pode causar a queima da junta do cabeçote, uma parte essencial que veda os cilindros do motor. A falha nessa junta pode levar à mistura inadequada de óleo e líquido de arrefecimento, resultando em danos irreparáveis.
  3. Falha do sistema de arrefecimento: se a ventoinha não liga, todo o sistema de arrefecimento pode ser afetado, forçando outros componentes, como a bomba de água e o radiador, a trabalhar de forma inadequada ou a falhar.

Como resolver

Se a ventoinha do radiador não estiver funcionando, é importante verificar os seguintes pontos:

  • Fusível queimado: verifique o fusível da ventoinha no painel elétrico do carro. Um fusível queimado pode impedir a ventoinha de ligar.
  • Relé da ventoinha com defeito: o relé controla o acionamento da ventoinha. Se estiver com problemas, a ventoinha não receberá a corrente elétrica necessária para funcionar.
  • Sensor de temperatura com defeito: esse sensor é responsável por medir a temperatura do motor e acionar a ventoinha quando necessário. Se estiver com defeito, a ventoinha não será acionada, mesmo que o motor esteja quente.

Quando realizar uma análise técnica da ventoinha?

A análise técnica da ventoinha deve ser feita quando você percebe que ela não desliga ou que o motor está aquecendo. Como essa verificação requer equipamentos específicos, como um voltímetro, é recomendado buscar um mecânico especializado.

Durante a análise, é possível medir se os fios estão fornecendo cerca de 12 volts de corrente contínua. Se a voltagem não estiver correta ou se o relé da ventoinha estiver com problemas, pode ser necessário substituir a peça para que a ventoinha volte a funcionar adequadamente.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo a resposta para as principais dúvidas sobre a ventoinha.

Posso dirigir com a ventoinha ligada o tempo todo?

Não é recomendado. Se a ventoinha não está desligando, você deve levar o carro a um mecânico o mais rápido possível. Continuar dirigindo com a ventoinha ligada pode causar danos adicionais ao sistema elétrico do veículo e ao sensor de temperatura, resultando em reparos mais caros no futuro.

Para que serve a ventoinha?

A ventoinha tem a função de resfriar o radiador do carro, evitando o superaquecimento do motor. Ela entra em ação quando o carro está parado ou trafegando em baixa velocidade, garantindo que o motor mantenha a temperatura ideal de funcionamento. A ventoinha pode permanecer ligada por até 10 minutos após o carro ser desligado, mas se continuar funcionando além desse tempo, algo pode estar errado.

Quando a ventoinha deve ligar?

A ventoinha deve ligar quando a temperatura do motor ultrapassa o limite adequado, especialmente em situações de trânsito lento ou quando o carro está parado, para evitar o superaquecimento. Ela também pode permanecer ligada por alguns minutos após o carro ser desligado, garantindo o resfriamento completo do motor.

Por que a ventoinha liga com o motor frio?

O ligamento da ventoinha do radiador é determinado pelo sensor de temperatura. Se por algum motivo ele não estiver funcionando corretamente, a ventoinha pode ser acionada mesmo com o motor frio.

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Agora que você já sabe tudo sobre a ventoinha que não desliga, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

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