Ao escolher um destino de viagem que não esteja na América do Sul, você, obrigatoriamente, precisa ter um passaporte. Alguns países até aceitam a entrada sem o visto, como Alemanha, Holanda e África do Sul. Listamos todos os países que não obrigam o turista a tirar o visto aqui. Mas, do passaporte você irá precisar, portanto, é importante se programar e esclarecer todas as dúvidas em relação a esse processo.
Conseguir o documento é tarefa simples e não trará muitos custos ao viajante. No entanto, o trâmite ainda é um pouco burocrático e pode render algumas dúvidas sobre como tirar passaporte. Mas, para deixar mais claro, vamos esclarecer alguns pontos: você precisará ir duas vezes a um dos postos da Polícia Federal, órgão que emite o documento, para coleta de digitais e foto e outro exclusivamente para retirar o passaporte.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Porém, antes de ir até a Polícia, será necessário o preenchimento de um formulário pela internet para dar entrada no processo. Veja o passo a passo abaixo e fique por dentro de todas as etapas de como tirar passaporte.
Reúna todos os documentos necessários
Antes de qualquer coisa, esteja com os documentos em mãos para facilitar o preenchimento do formulário. Você precisará de:
– Documento de identidade. Nesse caso, carteira de habilitação com foto, carteira de identidade (RG), carteira funcional reconhecida por lei federal ou carteira de trabalho servem. Até o passaporte antigo, caso seja uma renovação, pode servir. Se mudou de nome, não esqueça da certidão de casamento.
– Título de eleitor. Além desse documento também são necessários os comprovantes de votação da última eleição. Caso não tenha os comprovantes, a Justiça Eleitoral oferece um documento comprovando que você está em ordem com as obrigações eleitorais.
– CPF. No entanto, se o número estiver presente em algum dos documentos de identidade não é necessário apresentar o original.
– Reservista. Nesse caso, somente para os homens, é necessário apresentar o documento de quitação com o serviço militar obrigatório.
– Documento de naturalização. Isso serve apenas para os estrangeiros que se naturalizaram no país.
Além desses documentos citados acima, caso não seja o seu primeiro passaporte, será necessário que você leve o anterior. Caso não leve, você será taxado em dobro.
Preencha o formulário no site da Polícia Federal
As perguntas são bem simples, o que torna o questionário rápido. São quatro etapas com dados pessoais, documentos e informações complementares.
Ao final do formulário, será possível escolher o posto de sua preferência. Será necessário imprimir o número do protocolo para levar no dia e ser atendido.
Pague o boleto para dar andamento no processo do passaporte
Após ter imprimido o número do protocolo, lembre-se de gerar o boleto, na própria página, e realizar o pagamento. Atualmente, a taxa é de R$ 257,25.
O recibo do pagamento deverá ser levado juntamente com o número do protocolo e os documentos que foram listados no primeiro passo.
Agende a data para comparecer ao posto policial
Em alguns postos é necessário que você agende uma data para comparecer na Polícia Federal, já em outros não. O agendamento, caso seja necessário, pode ser feito por este link.
Compareça ao posto da Polícia que você agendou
Na data marcada, vá até o posto finalizar o processo para tirar o passaporte. Não se esqueça de toda documentação citada no primeiro passo, o comprovante de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU) e o número do protocolo.
Não é necessário que você leve foto, pois ela será tirada na hora, juntamente com a sua assinatura e digitais.
Após essa última etapa, você será informado sobre a data que pode ir retirar o seu documento e pronto! Você já pode ir viajar para qualquer continente.
Faça um seguro viagem
Agora que você já sabe como tirar passaporte, que tal aproveitar esse momento de preparativos para suas viagens e já começar a cotar um seguro viagem? A antecedência vale a tranquilidade na hora da viagem, especialmente com os preços da Minuto!
CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM