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Quando o seguro cobre correia dentada? Entenda!

Quer tirar suas dúvidas e saber se o seguro cobre correia dentada? Então você está no lugar certo. Essa dúvida é bastante comum entre as pessoas que desejam reforçar a segurança do seu patrimônio e da sua família por meio de uma boa proteção veicular. O seguro contempla esse componente porque ele está entre os […]

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Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Quando o seguro cobre correia dentada? Entenda!

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Quer tirar suas dúvidas e saber se o seguro cobre correia dentada? Então você está no lugar certo. Essa dúvida é bastante comum entre as pessoas que desejam reforçar a segurança do seu patrimônio e da sua família por meio de uma boa proteção veicular.

seguro cobre a correia dentada?imagem de manutenção em correia dentada

O seguro contempla esse componente porque ele está entre os mais importantes para o funcionamento do carro. Afinal, em caso de mau funcionamento, o motor perde sincronia, pode empenar as válvulas, furar a cabeça do pistão, exigir retificação e até quebrar o bloco.

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Portanto, se a correia dentada romper ou apresentar sinais que prejudicam a condução, pare o veículo imediatamente e acione o seu seguro auto. A seguir, veja como funciona esse tipo de cobertura, os sinais que indicam problemas na peça e quando é ideal trocá-la. Acompanhe. 

Afinal, seguro cobre correia dentada?

Como você pôde ver logo acima, o seguro cobre a correia dentada. Entretanto, na grande maioria das seguradoras, isso só ocorre quando o condutor precisa acionar o serviço de assistência 24 horas. 

Ou seja, a cobertura somente é prevista se o veículo não conseguir mais rodar por conta de falhas ou rompimento da peça. Nesses casos, um mecânico é encaminhado até o local e realiza a substituição do item.

Fora dessas condições, normalmente não há cobertura do seguro de automóvel, porque as seguradoras entendem que o excesso de desgaste na correia se deve à falta de manutenção, que é uma responsabilidade dos segurados. 

Como funciona a assistência 24h?

Pode parecer algo básico para quem já tem uma proteção veicular, mas muitas pessoas ainda não sabem o que é assistência 24 horas. Considerando que o seguro cobre a correia dentada só nesse tipo de serviço, é importante reforçar como ele funciona.

Quando você contrata um seguro de carro, também pode desfrutar de benefícios que vão além das coberturas básicas que são exigidas pela Susep. A assistência 24 horas é a principal delas. Ao adicioná-la ao seu plano, você pode contar com serviços como:

  • Guincho; 
  • Socorro mecânico emergencial;
  • Condução até a residência em caso de emergências;
  • Chaveiro;
  • Auxílio para pane seca;
  • Troca de pneu;
  • Carro substituto;
  • Entre outros.

Os benefícios variam de acordo com o plano contratado. Inclusive, eles podem ter algumas limitações, como limite de quilometragem e quantidade de acionamentos. Para utilizá-los, basta contatar o canal de atendimento da seguradora e solicitá-los em situações de necessidade. 

Como saber se a correia dentada está ruim? 

Agora que você sabe como o seguro cobre a correia dentada, vale ficar atento ao bom funcionamento deste item. Afinal, lembre-se que ele é muito importante para a integridade do motor e para o funcionamento seguro do carro. 

Mas, afinal, como saber se a correia dentada está ruim? Alguns sinais clássicos podem indicar que a peça está frouxa, desregulada ou prestes a se romper. Preste atenção aos seguintes fatores: 

Ruídos

Caso o seu veículo esteja emitindo ruídos altos na parte frontal, parecido com uma porta rangendo, pode ser que a correia esteja desajustada ou desalinhada. Nesses casos, procure um mecânico imediatamente para tensioná-la ou substituí-la, evitando danos maiores.

Superaquecimento do motor

Algumas correias ajudam a fornecer energia para resfriar o motor. Assim, casos de superaquecimento podem estar ligados à peça. A dica também é ir ao mecânico de imediato, já que ela pode arrebentar (sem falar que um carro superaquecido já causa problemas por si só). 

Trancos ao mudar de marcha

Sempre observe o comportamento do veículo durante o cambiamento. A função da correia dentada é propagar o movimento do motor e sincronizar os eixos de manivelas com o comando das válvulas, algo que está diretamente relacionado às marchas. 

Se o veículo gerar “trancos” quando você troca de marcha, pode ser que a correia esteja muito esticada. Isso afeta o funcionamento do motor, com perda gradativa de desempenho e riscos maiores à peça no longo prazo. Assim, será preciso ajustá-la ou substituí-la em um mecânico.

A distensão da correia pode ser gerada por diferentes fatores. Por exemplo, se você espera muito para acelerar depois de engatar uma nova marcha, ignorando a sincronia necessária entre a aceleração e o acionamento do pedal, ocorrem “pancadas” durante o câmbio.

Mesmo que você troque a marcha na sincronia correta do ciclo, mas não aumente ou reduza o giro do motor para fazer o cambio, a velocidade incorreta de troca também provoca “socos” e travamentos durante a rodagem. Tudo isso contribui para o esticamento da correia. 

Quando trocar a correia dentada?

Hoje em dia, as fabricantes de automóveis investem em correias de melhor qualidade. Assim, fica mais difícil notar a presença de ruídos ou outros sinais de falhas. Portanto, é essencial agir de maneira preventiva, garantindo a qualidade do item antes que qualquer problema aconteça.

Dessa forma, além de ficar atento aos cuidados e sinais que apresentamos no item anterior, você deve saber com quantos KM trocar a correia dentada. Evidentemente, isso varia conforme as condições de uso e o modelo de cada veículo.

Em geral, a média recomendada para substituição é a partir dos 60.000 km rodados ou mais de 5 anos de uso. Entretanto, é essencial consultar o plano de manutenção do automóvel e o manual do proprietário para saber as indicações precisas de revisão para o seu caso. 

Inclusive, alguns defeitos podem surgir na peça antes do prazo estipulado. Isso se deve a fatores como a intensidade de uso do carro, seus padrões de manutenção e a própria qualidade da correia.

Assim, a resposta para quando trocar a correia dentada também depende do uso do veículo. Se ele for elevado, o período ideal para as inspeções pode ser a partir dos 40.000 km ou 3 anos da última troca.

Em todo caso, sempre vale informar-se com a assistência autorizada pelo fabricante do automóvel ou com um mecânico de sua confiança. Tenha em mente que o preço de correia dentada trocada é ínfimo em relação aos prejuízos que você pode ter caso ela seja danificada.

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