Seguro auto cobre desastre natural? Veja como funciona
Análise precisa ser feita de acordo com as coberturas contratadas, mas, se houver, o seguro irá te ressarcir em casos de desastre natural. Entenda como funcionam as análises em caso de alagamento, queda de árvores, raios etc.
03 nov 2023
Atualizado em 19 set 2024
6 minutos
De Leonardo Cruz
Tamanho da fonte:
Alto contraste:
Compartilhe nas redes:
Quando você vai contratar o seguro para seu carro, precisa se avaliar uma série de quesitos. Entre eles, quais são as suas maiores necessidades e quais serão as coberturas indispensáveis para que você esteja protegido. Pois no momento de definir a contratação do seguro, uma das dúvidas mais comuns está relacionada a desastre natural.
Se passar por um acidente da natureza, o seguro cobre danos causados ao veículo? Bom, a resposta para essa pergunta é sim. Contudo, isso depende da modalidade contratada e de uma série de detalhes que vamos esclarecer ao longo do texto.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
Imagine a seguinte situação: você está a caminho do trabalho e, devido a uma forte chuva, a via fica alagada. Contudo, além de atrapalhar a sua rotina, essa enchente faz com que entre água no motor e deixe-o danificado. Se isso ocorrer e você tiver contratado a cobertura para acidentes da natureza, você garante que será indenizado conforme a tabela FIPE.
Quais situações estão na cobertura
Os riscos cobertos pelo seu seguro estão na sua apólice, por isso recomendamos que você leia para entender o que tem cobertura. Apenas para que você tenha uma base para a contração, aqui estão alguns dos ricos potenciais cobertos no seguro auto:
Chuva de granizo
Raio e suas consequências, incêndio ou explosão acidental;
Submersão parcial ou total do veículo em água doce, proveniente de enchentes ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados no subsolo;
Danos provenientes de granizo, furacão e terremoto;
O que pode me fazer perder a cobertura
Existem situações em que a seguradora pode recusar o pagamento da indenização. As principais situações para isso são:
Agravamento de risco – imagine que uma forte chuva cause uma enchente na rua da sua casa. Mas, mesmo com a via já inundada, você resolve tirar o seu veículo da garagem e atravessar o alagamento. Se durante esta ação o carro sofrer alguma avaria, não há cobertura do seguro. Pois, neste cenário, você se expôs ao risco.
Danos causados por água salgada – como avenidas beira-mar são passíveis de serem invadidas pela água por conta de sua localização.
Esses são algumas das situações onde seus prejuízos podem não ser indenizados. Consulte sua apólice para entender quais são as limitações do seu seguro auto.
Quanto custa a cobertura
Não existe um preço fixo para a contratação da cobertura de danos causados por desastre natural. As seguradoras costumam trabalhar com diferentes planos que podem englobar coberturas mais básicas e outros mais completas.
De acordo com entrevista de Herivelto Malosti, especialista em martelinho de ouro, ao portal IG, consertar um carro danificado por granizo pode custar até R$ 3.500.
Além de proteger seu bolso, essa cobertura oferece uma tranquilidade adicional ao dirigir. Você não precisará se preocupar com os custos de reparos inesperados, permitindo que você foque no que realmente importa: a sua segurança.
Na Minuto Seguros, você pode comparar as opções das principais seguradoras do país e encontrar o plano que melhor atende às suas necessidades. Faça sua cotação online e encontre o seguro auto ideal para você.
Veja abaixo as respostas sobres as principais dúvidas sobre a cobertura de desastre natural.
Como acionar a seguradora em caso de sinistro?
O acionamento do seguro do carro pode ser necessário em alguns momentos na vigência da apólice.
Quando ocorrer algum sinistro você deve entrar em contato com a sua seguradora, de modo que não haja um prejuízo ainda maior. Para isso, basta acessar a página de suporte da sua seguradora.
Se você é nosso cliente, pode ligar para a Minuto Seguros no número 0800 882 0656 para obter ajuda no procedimento necessário. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 8h às 21h, ou sábado das 10h às 16h, exceto feriados.
A cobertura básica engloba desastre natural?
Geralmente, entre as coberturas básicas oferecidas pelas seguradoras, o desastre natural não é contemplado. Normalmente, a cobertura de danos causados por raios que incendeiam o carro é incluída em casos de danos naturais. Neste tipo de situação, sim, poderá haver a cobertura do seguro.
De qualquer maneira, o ideal sempre é conferir tudo o que consta na sua apólice. Contudo, se houver dúvidas, a recomendação é que você o segurado entre em contato com o corretor.
O que fazer se estiver em uma situação de desastre da natureza?
Se estiver em perigo por um desastre natural, proteja-se antes de tudo. Se você e todos os envolvidos estiverem em segurança, temos alguns materiais para te ajudar nas seguintes situações: