Quer saber tudo sobre a cidade de São Bento do Sapucaí? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai aprender quando ir e o que visitar na cidade do interior de São Paulo.
Para quem vive em metrópoles, o clima caótico durante todos os dias acaba tornando-se algo maçante e cansativo. Por conta disso, muitas pessoas procuram descansar e aproveitar o tempo livre em lugares mais afastados das grandes cidades. Um local que pode ser considerado como um destino excepcional para essa finalidade é São Bento do Sapucaí, situada no interior do estado de São Paulo.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Onde fica São João do Sapucaí?
A cidade faz divisa com o estado de Minas Gerais, e fica distante apenas 45 km de Campos do Jordão, município conhecido pelo seu clima frio. Por conta da proximidade, também é recomendado que o viajante se prepare contra o frio, caso faça a visita durante o outono ou inverno.
Os principais motivos que fazem as pessoas visitarem São Bento do Sapucaí é a tranquilidade e o contato com a natureza que é possível se ter lá. Afinal, são apenas 10 mil habitantes que vivem em um vale embaixo da Pedra do Baú. Além disso, se for do interesse do viajante, é possível desfrutar também de grandes aventuras repletas de adrenalina fazendo trilhas e escaladas pelas montanhas.
Antes de partir para São Bento do Sapucaí, é importante contratar um seguro viagem. Só assim você garante a sua segurança. Independentemente de quais sejam os objetivos do roteiro, sempre é preciso precaver-se contra imprevistos.
Como chegar a São Bento do Sapucaí?
Para chegar até São Bento do Sapucaí, são cerca de três horas de viagem saindo do centro de São Paulo. É bem possível realizar um bate e volta no final de semana para conhecer um pouco do lugar. Mas o ideal é ficar pelo menos dois dias para conseguir aproveitar o que de melhor o destino tem a oferecer.
Para aproveitar os melhores passeios em São Bento do Sapucaí, confira as dicas que vamos passar a seguir.
Quando ir para São Bento do Sapucaí?
Não existe uma época específica do ano para ir para São Bento do Sapucaí, porque ela tem um clima recepitivo durante o ano inteiro. Porém, cada estação do ano tem atrações específicas que você pode conferir abaixo:
- Verão: as cachoeiras e outras atividades ao ar livre como trilhas são a principal atração nessa época mais quente do ano.
- Inverno: o clima da Serra da Mantiqueira no inverno é ótimo para curtir a dois e tem ótimas atrações como conhecer as vinícolas da região.
Quantos habitantes tem em São Bento do Sapucaí?
A cidade localizada na Serra da Mantiqueira possui 10.893 habitantes segundo sendo do IBGE de 2022.
O que visitar em São Bento do Sapucaí?
Veja abaixo as pricnipais atrações da cidade do interior de São Paulo.
Trilhas na Pedra do Baú
Dando início às nossas indicações de passeios para fazer durante a viagem para São Bento do Sapucaí, não podíamos deixar de falar sobre a trilha que é possível de ser realizada subindo o Complexo do Baú, que passa bem perto de uma das atrações mais conhecidas da cidade, a Pedra do Baú.
O Complexo do Baú é composto pelas formações rochosas do Bauzinho, com 1.760 metros, Ana Chata, com 1.670 metros e a própria Pedra do Baú, com 1.950 metros. Localizado em plena Serra da Mantiqueira, de um lado há um bom campo de visão da serra de Campos de Jordão, e do outro as montanhas de Minas Gerais.
O período que vai do mês de maio até setembro, é considerado o que tem melhor clima para fazer a escalada. Por conta disso, é também a época com maior presença de escaladores profissionais ou amadores durante o ano.
Trilha do Bauzinho
A trilha do Bauzinho, por sua vez, não possui a mesma veia radical que a citada acima. Idosos e crianças, por exemplo, podem fazê-la sem preocupações. São 500 metros de trajeto, contando ida e volta, que podem ser percorridos com muita calma e tranquilidade. Assim, é possível aproveitar as paisagens de São Bento do Sapucaí, cidades do sul de Minas Gerais e de parte da Pedra do Baú.
No meio do caminho, é possível encontrar um bosque de araucárias, animais como o Lobo-Guará e o Macaco Sauá, além de aves de rapina como a Águia-Cinzenta e o Gavião-Pega-Macaco. No final da trilha, você ainda consegue tirar fotos bem ao lado da Pedra do Baú para guardar de recordação para toda a vida.
Artesanato
Se tem algo que você deve levar como recordação da viagem, além das milhares de fotos, é uma peça de artesanato para enfeitar a sua casa. Na cidade, o artesanato é bastante conhecido, cujo nome de maior destaque é Ditinho Joana.
O artesanato do Ditinho Joana transmite expressões da cultura popular da região que devem ser preservadas. Ele é um ícone da cidade e é reconhecido mundialmente pelo seu maravilhoso trabalho com esculturas de madeira.
Capelinha de Mosaico
A Capela de Santa Cruz é uma construção centenária. Ela passou a ser chamada de Capela do Mosaico após ser revitalizada em 2008, por meio dos artistas plásticos Ângelo Milani e Cláudia Vilar. Foram utilizados cacos de diversos materiais, como fragmentos de estátuas de santos abandonados, contas variadas, pedaços de vidro e azulejos. Assim. compuseram mosaicos coloridos, que enfeitam a capela de forma peculiar e original.
A Capelinha fica localizada na Rua Treze de Maio, 217.
Cinema Paradiso
Não se engane pelo nome, pois trata-se somente de um cinema, mas de um pequeno museu do cinema que fica localizado no quintal da casa de um cinéfilo e cinegrafista.
Inaugurado em 2013, o Museu do Cinema foi criado por Manoel Coutinho no quintal de sua própria residência. Lá, está abrigado um acervo com projetores do antigo Cinema São Bento, inúmeros filmes e cartazes conservados da época, além de rolos e equipamentos dos mais variados modelos.
Não são projetados filmes no Museu diariamente. Mas Manoel, em parceria com a Galeria A, exibe filmes gratuitos todas as quintas-feiras, às 19h30.
Agora você já sabe por quais lugares passar em sua viagem para São Bento do Sapucaí. Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários!