Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Rodízio de veículos: qual a função no trânsito?

O rodízio de veículos serve para diminuir uma circulação exagerada de automóveis em uma determinada via. Assim, evita-se congestionamentos e o tempo para completar um determinado trajeto é reduzido. Continue lendo para saber mais.

4 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Rodízio de veículos: qual a função no trânsito?

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

O rodízio de veículos serve para diminuir uma circulação exagerada de automóveis em uma determinada via. Assim, evita-se congestionamentos e o tempo para completar um determinado trajeto é reduzido. Para saber tudo sobre o rodízio de veículos, continue lendo.

rodízio de veículos

É comum que em horários de pico, como das 7h às 9h e das 18h às 20h, exista uma quantidade maior de automóveis circulando. Isso resulta em um pouco mais de tempo para fazer um determinado trajeto. No entanto, em São Paulo, a quantidade é bastante excessiva em qualquer período do dia, tornando isso um grande problema.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Segundo dados fornecidos pelo IBGE, existem 8.295.645 veículos registrados apenas na cidade de São Paulo. Além disso, como grande centro econômico, a capital atrai milhares de automóveis que vem de outras cidades e até estados.

Isso resulta em uma complicação a quem anda pela cidade: muitos carros que estão concentrados em um espaço pequeno resultam em grandes engarrafamentos. O problema é tão alarmante que, segundo informações fornecidas pelo Coletivo Nossa São Paulo, o paulistano chega a gastar em média 2hrs e 49min por dia para ir à escola ou ao trabalho.

Dessa forma, além de deixar a qualidade do trânsito deplorável no sentido de tempo, a segurança também pode ser comprometida. Afinal, com o passar do tempo preso no trânsito, a ansiedade pode aumentar, gerando atitudes irresponsáveis.

Seguro auto

Por falar em segurança, é muito importante destacar o seguro auto nesse ponto. Afinal, o seguro é o único serviço que oferece proteção contra riscos que não podemos prever quando acontecerão, como o roubo e furto ou colisão com terceiros.

Conte com nós da Minuto Seguros para fazer sua cotação. Somos a maior corretora online de seguro auto do país e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora com seguro já contratado, continue lendo para saber tudo sobre o rodízio de veículos na grande São Paulo.

Rodízio de veículos

Como funciona?

rodízio de veículos - Como funciona?

Para diminuir o problema da grande lotação de veículos e muitas horas de congestionamentos, o rodízio de veículos foi implantado no ano de 2007 em São Paulo. Desse modo, a partir do número final da placa, o carro é proibido de circular em determinadas regiões da cidade.

Vale lembrar que a proibição não é total no dia ou horário específico. Essa regra vale na região do centro expandido e bairros mais movimentados, que geralmente levam ao centro da cidade. Portanto, a área envolvida pela proibição é a que abrange o entorno do centro histórico e é delimitada pelo conhecido minianel viário, composto pelas Marginais Tietê e Pinheiros e outras avenidas.

Dia da semana e dígitos proibidos

rodízio de veículos

Segunda-feira: 1 e 2

Terça-feira: 3 e 4

Quarta-feira: 5 e 6

Quinta-feira: 7 e 8

Sexta-feira: 9 e 0

Vale lembrar que, nos fins de semana, feriados e férias escolares, o rodízio pode ser suspenso. Além disso, em algumas situações específicas, como greve de transportes ou catástrofes naturais, os órgãos competentes podem interromper o rodízio fazendo um aviso prévio.

Multa

Multa

Por fim, se exite uma regra como o rodízio de veículo, deve haver uma consequência pelo seu descumprimento. Dessa forma, quem dirigir com o veículo que não é permitido naquele dia em determinada região, será penalizado com uma infração média, de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$130,16.

Navegue neste post