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Qual a melhor suspensão de carro: fixa, ar ou rosca?

Quer saber tudo sobre suspensão de carro e qual o melhor tipo? Então você está no lugar certo. Preparamos um conteúdo para você conseguir entender o que significa e qual o melhor tipo de suspensão que seu carro necessita. Acompanhe-nos até o final e tire todas as suas dúvidas. A suspensão de carro é definitivamente […]

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Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Qual a melhor suspensão de carro: fixa, ar ou rosca?

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Mecânico fazendo trabalho em suspensão de carro

Quer saber tudo sobre suspensão de carro e qual o melhor tipo? Então você está no lugar certo. Preparamos um conteúdo para você conseguir entender o que significa e qual o melhor tipo de suspensão que seu carro necessita. Acompanhe-nos até o final e tire todas as suas dúvidas.

A suspensão de carro é definitivamente um dos pontos fundamentais para o funcionamento do veículo. Afinal, estamos falando de uma estrutura encarregada de estabilizar impactos do solo.

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E especialmente após a nova legislação criada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) ter permitido a modificação das suspensões originais em 2014, o assunto passou a ser ainda mais relevante. Nesse contexto, resta a pergunta: qual é o melhor tipo de suspensão de carro? Quais são as mais eficazes para evitar desgastes no veículo? E as diferenças entre elas? 

Nesse artigo, vamos explorar esse tema, sanando todas as dúvidas citadas acima e mais um pouco. Siga a leitura!

 O que é e para que serve a suspensão de carro?

Vamos começar do início? Antes de qualquer coisa, devemos compreender o que é uma suspensão de carro. Em poucas palavras, esse é o agrupamento de peças responsáveis pela sustentação do seu veículo, como o nome sugere.  

Vamos aprofundar mais? Em um automóvel, o chassi é a parte encarregada de entregar uma “base” para a conexão dos sistemas internos, inclusive, do motor. Enquanto isso, a carroceria, que fica encaixada no chassi, tem como objetivo envolver o carro. 

O chassi e a carroceria permanecem suspensos, visto que o contato com o chão é realizado através das bandas de rodagem dos pneus. 

Nesse cenário, você percebeu que falta algo para ligar as rodas ao chassi? Pois então, esse é o papel da suspensão, composto por estruturas como amortecedores, molas, braços, barra estabilizadora, pivôs, bandejas, buchas e bielas.

Todo esse sistema tem como objetivo garantir ao motorista o máximo de conforto, comodidade e controle ao dirigir. 

Você sabe qual o melhor tipo de suspensão para carros?

Agora que entendemos o que de fato é uma suspensão de carro, podemos avançar um pouco mais, explorando os diferentes tipos dessas peças tão importantes. 

Abaixo, separamos as suspensões para carros mais comuns. Confira!

Fixa

Vamos abrir nossa lista com uma das mais populares no mercado. Como o nome já sugere, a suspensão fixa rebaixa o carro a uma altura estática através de 4 molas e 4 amortecedores específicos, sem a alternativa de regulagem. 

Essa é uma opção indicada para veículos de alta performance, considerando a segurança e estabilidade que garante nas curvas. 

Os carros de competição são bons exemplos, visto que eles são equipados com suspensões fixas próprias para eles. Automóveis urbanos tunados também normalmente contam com esse tipo de suspensão. 

Ar

A suspensão a ar tem em seu sistema estruturas como válvulas solenóides, compressores de ar, amortecedores reduzidos, bolsas, cilindro de ar, manômetros, mangueiras e controle remoto. 

A regulagem da altura da suspensão de ar é uma tarefa fácil, visto que ela é feita com um controle remoto e os passageiros podem permanecer no veículo durante o processo. 

Rosca

Já a suspensão de rosca tem uma regulagem realizada de forma manual, com o auxílio de um sistema parecido com uma porca e um parafuso. Essas peças são responsáveis por mover a mola para baixo e para cima.

No entanto, a suspensão de rosca exige alguns cuidados específicos, visto que a regulagem é feita de maneira individual nos amortecedores. Caso a aplicação tenha algum tipo de problema, o veículo ficará pendendo mais para um lado. 

Esportiva

Devemos destacar também as molas esportivas, que são componentes da suspensão fixa. Responsáveis pelo rebaixamento do carro, essas molas estão ligadas com a estabilidade, conforto e esportividade do automóvel. 

Esse tipo de mola é produzido levando em consideração as características do modelo do veículo. Dessa forma, elas podem substituir as originais de fábrica, sem a necessidade de adaptação. Abaixo, destacamos prós e contras da peça:

As molas esportivas são fabricadas seguindo as especificações de cada modelo de carro. Assim sendo, elas substituem as molas originais dos veículos sem precisar de adaptação. 

Confira as principais vantagens e desvantagens da mola esportiva:

Prós

  • Rebaixamento do carro com segurança garantida;
  • Estabilidade (através do centro de gravidade reduzido durante a modificação);
  • Custo baixo (quando colocada ao lado de outros métodos de rebaixamento igualmente seguros).

Contras

  • A modificação costuma precisar de um alinhamento após o processo, como toda alteração na parte de suspensão. 
  • Um kit de suspensão completo pode oferecer resultados melhores.

Como identificar problemas na suspensão?

Quando a suspensão do carro começa a enfrentar dificuldades de operar, ela dá diversos indícios que o motorista deve se mostrar atento. Portanto, é essencial ficar sempre de olho em mudanças, barulhos diferentes ou fatores que fogem da naturalidade do seu veículo. 

Veja abaixo alguns sinais que podem indicar problemas na suspensão. 

  • Ruídos que se assemelham a um chocalho. Normalmente, são detectados quando você passa por buracos ou lombadas. Sons enquanto freia podem denunciar falhas na pastilha de freio;
  • Volante vibrando, tremendo mais que o normal e passando a impressão de perda de controle;
  • Vazamentos, como manchas de óleo pelo chão da vaga no estacionamento, podem ser ocasionados por erros na suspensão;
  • Desgaste precoce nos pneus, geralmente atribuído ao desnível na aderência ao chão;
  • Oscilação nos faróis dianteiros ou iluminação irregular.

Conhecer seu carro é fundamental nesses momentos. Assim, você poderá identificar essas falhas o mais rápido possível. 

Como evitar desgastes prematuros?

Por fim, nos resta uma dúvida: afinal, como evitar os desgastes prematuros? 

Para fugir do desgaste prematuro das peças da suspensão e manter seu veículo em segurança, nosso primeiro conselho é: fique atento aos sinais do seu carro. Se perceber qualquer indício de que algo está errado, não pense duas vezes: busque auxílio de um profissional. 

Outra dica de ouro é realizar alinhamento e balanceamento das rodas após cada 10 mil km rodados. Além disso, manter um rodízio de pneus periódico pode ser providencial para garantir uma suspensão mais duradoura. 

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