Entra ano e sai ano, novas modificações são realizadas na legislação do trânsito ou no CTB (Código Brasileiro de Trânsito). Essas mudanças no trânsito podem ter diversos intuitos, como aumentar a segurança, diminuir congestionamento ou até melhorar a qualidade das vias que os veículos circulam.
Com relação às últimas alterações feitas em 2017 no CTB, não podemos deixar de mencionar as que mais chamaram atenção, como a possibilidade de fazer transferência de pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pela internet ou até o monitoramento de velocidade média nas avenidas.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Em 2018, ao que parece, não será diferente. Em janeiro já foram divulgadas, pelo menos, 5 mudanças que vão acontecer. Confira quais são:
Com mudanças no trânsito, haverá multas para pedestres e ciclistas
Desta vez quem vai precisar ficar esperto com a fiscalização serão os pedestres e ciclistas. Pela primeira vez, a partir de abril, serão multados aqueles que forem flagrados em circulação de vias não destinados a eles. Atravessar fora da faixa de pedestres ou até forçar a travessia quando o semáforo para pedestres estiver fechado são exemplos de infrações passíveis de multa.
A pessoa que fizer ações que se encaixam na nova lei será multada em R$44,19 em caso de pedestres ou R$130,16 se for ciclistas.
Haverá pena maior para motoristas bêbados
A Lei Seca foi criada há mais de 9 anos, em 19 de junho de 2008, com o objetivo de diminuir o índice de fatalidades no trânsito por conta de bebidas alcóolicas. Desde do início, já foram feitas alterações para deixar a lei mais rígida, pois, infelizmente muitos brasileiros ainda continuam combinando álcool e direção.
Em abril de 2018, haverá mais uma mudança para aumentar a punição dos infratores que beberem e causarem homicídio. A pena passará ser de cinco a oito anos e não terá a possibilidade de substituição por prestação de serviços. Lembre-se que ainda a CNH será cassada.
CNH digital
Como comunicado anteriormente, a CNH digital passará a valer em todo o Brasil, a partir de fevereiro desse ano. A princípio, no dia 10 de outubro, a CNH já estava valendo em apenas um estado – Goiás – em fase de teste, e agora já está pronta para ser lançada em todos os estados.
A versão para celular só estará disponível para os motoristas que possuem o documento impresso com o QR Code. O condutor deve baixar o aplicativo do Detran, onde irá escanear o código do documento para poder apresentá-lo.
Documento de cara nova
Novamente, quem brilha é a CNH, porém agora, ela terá um novo visual na forma física. Foi divulgado na primeira semana de dezembro imagens e outras novidades sobre o que o novo modelo vai possuir de inédito.
Parecida com um cartão de crédito e com um microchip, o novo modelo da CNH oferece mais segurança contra fraudes. Esta deve ser implementada até o final do ano.
Mais cintos de segurança
Falando sobre prevenção, um acessório que pode salvar a sua vida em um acidente é o cinto de segurança. Existem diversos tipos de cintos disponíveis, o primeiro deles, de dois pontos, está para ser aposentado nos automóveis brasileiros.
A partir de 2018, todos os modelos lançados deverão possuir o cinto de segurança de três pontos nos bancos, inclusive o do meio no banco traseiro.
Seguro de carro na Minuto Seguros
Estas foram algumas das mudanças publicadas para 2018 com intuito de aumentar a segurança no trânsito e garantir mais tranquilidade aos motoristas e pedestres.
Mas, é importante fazer um seguro de carro e garantir a tranquilidade de todas as formas. Ele irá garantir que você não vai ficar na mão em diversos casos de sinistro, como colisão, roubo ou furto. Para cotar seu seguro é bem simples, basta clicar no botão e preencher o formulário no nosso site, ou se preferir ligue para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS