Proteção veicular: o que é e qual a diferença para seguro auto
Se você está buscando entender o que é proteção veicular e tem o objetivo de contratar para o seu carro, antes de tomar a sua decisão, entenda o que diferencia esse serviço do Seguro Auto e tome bastante cuidado para não ficar na mão.
07 nov 2023
Atualizado em 19 set 2024
6 minutos
De Leonardo Cruz
Tamanho da fonte:
Alto contraste:
Compartilhe nas redes:
Na hora de proteger seu veículo, você se depara com duas opções: a proteção veicular e o seguro auto. Embora ambas prometam segurança contra imprevistos, as diferenças entre elas são significativas e podem impactar diretamente no seu bolso.
Neste artigo, vamos esclarecer essas diferenças e ajudar você a tomar uma decisão bem-informada. Continue lendo para entender a melhor forma de proteger seu veículo.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A proteção veicular é um serviço que torna o contratante parte de um sistema de responsabilidade mútua. Isso quer dizer que em caso de sinistro, você divide os custos com os demais associados. Esse é um serviço sem qualquer respaldo jurídico, de empresas que não são fiscalizadas pela Susep.
As associações que emitem esse tipo de proteção não têm reserva técnica, então caso ocorra um sinistro esse valor sai caixa da associação. Isso faz com que o pagamento da indenização seja incerto.
Qual a diferença entre proteção veicular e seguro?
Um ponto importante dessa questão é deixar claro que proteção veicular não é seguro.
Seguro auto pode ser vendido apenas por empresas legalmente autorizadas que possuem respaldo jurídico e são fiscalizadas pela SUSEP. Esse não é o caso da proteção veicular.
Abaixo explico as principais diferenças entre essas proteções.
Apólice
Na proteção veicular não há apólice, sendo a garantia dada por meio de contrato por todos os envolvidos, que devem se responsabilizar pelo acordo assinado.
Já no seguro auto, há uma apólice que indica deveres e responsabilidades da seguradora e do cliente. Basicamente, a seguradora se torna a responsável pelos riscos, então os custos com sinistros passam a ser dela.
Regulamentação
A regulamentação das seguradoras é feita pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Por isso, as regras dessas entidades devem ser rigorosamente seguidas, oferecendo maior garantia e segurança aos clientes na hora de contratá-las.
Já as associações de proteção veicular não possuem tal rigidez regulatória. Isso pode abrir brechas para problemas na hora de receber a indenização.
Cobertura
Para entender mais sobre o tema, assista ao vídeo abaixo do Jornal da Cultura. Nele você conhece a história de Carlos Eduardo e como ele quase teve um prejuízo de R$ 45 mil reais.
Como garantir a proteção do seu veículo
Embora o preço da proteção veicular seja menor, você pode ficar sem sua indenização. Então a melhor forma de proteger seu veículo é contratar proteção apenas nas empresas com autorização legal para vender seguros.
Veja abaixo como garantir que seu veículo está protegido e que você está pagando apenas o preço justo.
Ao conhecer melhor as seguradoras você escolhe com mais segurança aquela que atende suas necessidades.
Comparar as cotações
Para encontrar a melhor opção de seguro e economizar até 30% na renovação você precisa fazer uma cotação na Minuto Seguros.
Em poucos cliques, você pode ter os preços de até 17 seguradoras para encontrar o plano ideal para você. Além da praticidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:
Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
Confiança: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
Economizar até 30%: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras em um único lugar;
Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre proteção veicular.
Corro o risco de não receber em caso de sinistro?
Sim, pois na proteção veicular é o caixa da associação que assume o pagamento da indenização. Ou seja, se não houver caixa na associação, pode ser que você não receba.
Para simplificar, ao optar pela proteção veicular ao invés do seguro você pode:
Não receber a indenização;
Pagar mais do que o previsto;
Não ter com quem reclamar.
Por isso, se você optar pela proteção veicular, pesquise bastante para evitar dor de cabeça.
Associações de Proteção Veicular são legais?
Segundo matéria no portal da Polícia Federal, associações são empresas “que atuam na ilegalidade por não terem autorização do Estado para comercializarem seguro automotivo”. Vale sempre lembrar que a venda de seguro deve ser autorizada pela SUSEP.
Como não há fiscalização estatal, não é possível verificar se a associação tem dinheiro para pagar as coberturas. Há casos onde a associação simplesmente deixa de existir e o associado fica com o prejuízo.
Agora que você já sabe tudo sobre proteção veicular, compartilhe com quem ainda tem dúvidas sobre qual a melhor forma de deixar seu veículo seguro.