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Prazo para seguradora pagar sinistro: veja os prazos de pagamento

A proteção de veículo é essencial para quem quer resguardar um bem tão valioso. Por isso, é muito importante conhecer melhor o que você contratou. Há a necessidade de saber, por exemplo, como funciona o prazo para indenização do seguro.

7 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Prazo para seguradora pagar sinistro: veja os prazos de pagamento

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Quer tirar suas dúvidas sobre o prazo para a seguradora pagar o sinistro? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar quanto tempo leva para a seguradora pagar a indenização de um sinistro.

A proteção de veículo é essencial para quem quer resguardar um bem tão valioso. Por isso, é muito importante conhecer melhor a cobertura que você contratou ou quer contratar para seu carro. Há a necessidade de saber quais situações ela cobre e entender como funciona, por exemplo, o prazo para indenização do pagamento de sinistro do seguro auto.

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Quanto a isso, é importante saber que o processo para o pagamento da indenização só começa após a formalização do pedido junto à seguradora. O valor do recebível por sinistro é de acordo com o que for estipulado em contrato, podendo ser do tipo parcial ou integral.

Mas, se você não tem muitos conhecimentos sobre seguro, processos de reembolso e prazos para isso, não se preocupe. Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber! 

Qual é o prazo para a seguradora pagar o sinistro de seguro auto? 

O prazo para indenização de Seguro Auto é de 30 dias, contados a partir do aviso de sinistro feito à seguradora e do recebimento de toda a documentação necessária e completa por parte do segurado. Isso trata-se de uma regulamentação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que vale para todas as seguradoras.

É importante ressaltar que se o segurado demorar a entregar a documentação, pode haver a ideia de que o prazo foi excedido pelo fato de que a validade só vai começar a contar após toda a entrega desses documentos. Inclusive, tudo o que você precisa para solicitar a indenização deve constar no contrato.

No entanto, a contagem desse prazo pode até mesmo ser suspensa, mas apenas se, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos ao contratante. Desse modo, a validade volta a contar a partir do dia útil seguinte àquele em que o segurado atender na íntegra os pedidos da seguradora.

Ou seja, para que sua indenização seja realizada, há um prazo máximo de 30 dias. E vale lembrar que é muito importante que o segurado ou beneficiário faça a solicitação, junto à seguradora, do protocolo desse processo, para que seja possível identificar a data do recebimento do aviso de sinistro e também da entrega dos documentos.

Há a possibilidade de perder a indenização? 

Sim. Isso é possível quando o segurado perde o prazo para a indenização de Seguro Auto. Ou seja, quando ele perde o período de prescrição para correr atrás do direito ao reembolso. Esse prazo pode variar de acordo com a cobertura e com o fato de a pessoa ser um segurado ou terceiro. 

Nesse sentido, o segurado é quem contrata o seguro, ou seja, deve constar na apólice o seu nome. Já o terceiro é aquele que sofre algum dano praticado pelo segurado, seja intencional ou não.

Se for o caso de um terceiro que se envolveu em um sinistro em que o causador tem Seguro Auto com cobertura para terceiros (o que envolve a Responsabilidade Civil), ele tem três anos a partir da data da colisão para exigir seus direitos.

Já em relação ao segurado, o prazo para prescrição é de 1 ano, contando a partir da data em que o sinistro foi avisado e documentado junto à seguradora. Esse prazo pode ficar suspenso enquanto a empresa de seguros analisa o risco, os documentos e o processo por completo, deixando, assim, a validade pausada.

Além disso, há possibilidades de perder a indenização em casos em que ocorrerem questões como:

  • se o segurado for culpado por sinistros ou dolo graves;
  • se a solicitação de indenização por sinistro for de má-fé e baseada em inverdades;
  • caso sejam constatadas declarações falsas;
  • tentativas de receber benefícios ilícitos do seguro;
  • se o segurado agrava intencionalmente o risco.

Qual a diferença entre indenização parcial e total? 

A indenização parcial é aquela em que a seguradora cobre os gastos de manutenção quando há sinistros de colisão em que haja a possibilidade de restauração do veículo. Já a integral é quando ocorre o que chamamos de perda total (PT), que pode acontecer por colisões ou por roubo ou furto sem recuperação do carro.

Dito isso, vale saber que não há diferença entre o prazo para indenização de Seguro Auto em relação ao tipo parcial ou integral. Ou seja, o processo de reembolso do seguro ou de conserto do veículo deve ocorrer em, no máximo, 30 dias da mesma forma.

Quanto tempo pro seguro pagar sinistro por perda total (PT)?

Se você sofreu um acidente e seu carro deu perda total, uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização, contados a partir do momento onde você entrega todos os documentos básicos solicitados pela seguradora.

Como funcionam as indenizações com a Minuto Seguros? 

A Minuto Seguros é uma empresa que atua como corretora de Seguros Auto. Por isso, ela não é responsável pelo prazo para indenização de Seguro Auto e nem pelo pagamento direcionado aos segurados que sofrem sinistros. 

No entanto, a Minuto oferece todo suporte e acompanhamento em ocorrências do tipo e isso inclui o recebimento da indenização. A corretora está ciente de que o prazo para o reembolso pelas seguradoras é de, no máximo, 30 dias. Por isso, se coloca sempre à disposição para ajudar no processo.

Isso porque, por ser a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online, a Minuto Seguros é capaz de oferecer benefícios, diferenciais e transparência em relação a todo processo de indenização. Além disso, facilita a vida de quem busca uma cobertura para carro que seja de qualidade e ágil no atendimento.

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