Pneu remold é bom e seguro? Entenda o que é, as vantagens e desvantagens
O pneu remold é um pneu antigo, de no máximo sete anos de utilização, que passa por uma reestruturação completa para poder ser utilizado novamente; entenda a diferença entre o remold e o pneu recapado, modelo inferior e mais barato.
25 abr 2023
Atualizado em 19 set 2024
9 minutos
De Leonardo Cruz
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Quer saber se o pneu remold é bom ou mesmo confiável? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de pneu.
Para manter a segurança do seu carro é muito importante dar atenção especial aos pneus do seu carro, afinal, além de serem componentes fundamentais para o seu veículo rodar, a manutenção reflete diretamente na segurança dos passageiros do automóvel.
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É claro que esse tipo de cuidado pode ser feito com economia, por isso, é importante saber aumentar a durabilidade deles e também quando é hora de fazer uma troca, evitando maiores danos. O pneu remold é uma das melhores opções disponíveis nessa hora.
Preparamos um conteúdo especial para te explicar um pouco mais sobre esse tipo de pneu.
O que é um pneu remold?
O pneu remold é um pneu antigo, de no máximo sete anos de utilização, que passa por uma reestruturação completa e bastante criteriosa para poder ser utilizado novamente. Esse processo envolve a raspagem e a substituição da borracha das laterais, dos ombros e da banda de rodagem do pneu. Se quiser saber mais sobre como isso é feito, consulte o tópico abaixo.
Aqui é importante não confundir com o pneu recapado, que tem somente a aplicação de borracha sobre a estrutura do pneu antigo refeita.
Se você quer entender um pouco melhor como isso funciona, veja a explicação de Boris Feldman, do canal AutoPapo, que explica a recauchutagem, a recapagem e a remoldagem.
Como é fabricado o pneu remold?
O início da construção do pneu remold se dá a partir do momento em que as carcaças de pneus chegam para o fabricante. Quando isso acontece, todas elas são avaliadas, enquanto parte é descartada, o restante segue no processo. Assim, as carcaças selecionadas são encaminhadas para estações de inspeção. Lá, elas são infladas e passam por nova avaliação, na qual recebem reparos se estiverem com algum tipo de defeito.
Estando em condições de serem transformadas em pneu remold, elas vão para a estação de raspagem do talão e da banda de rodagem. Assim, ficam completamente lisas e recebem aplicação de cola líquida. Na sequência, uma camada de borracha, responsável por formar a banda de rodagem, também é acrescentada ao pneu.
Depois disso, a borracha anti-quebra lateral é aplicada e, posteriormente, as carcaças seguem para serem vulcanizadas. Para finalizar, após esfriarem, elas vão para a estação de limpeza, na qual recebem a última inspeção, então, o pneu remold está pronto para ser vendido.
Pneu remold é bom e seguro de verdade?
Infelizmente, a maioria dos pneus remold não são bons e nem seguros. Se você quer entender melhor essa afirmação, consulte o tópico “O que é o pneu remold”.
Agora vamos trazer alguns dados sobre essa falta de segurança e qualidade a partir de informações disponibilizadas pela Quatro Rodas, que realizou um teste que traz os seguintes pontos de atenção:
Eles têm limites de velocidade para aquaplanagem mais baixos, além de menor aderência lateral;
Nas frenagens, o resultado é similar em pista seca, mas em pista molhada a diferença chegou a 7,5 metros;
Esse tipo de pneu não é indicado para uso em rodovias ou em velocidades superiores a 80 km/h. Além disso, eles também são mais difíceis de fazer o balanceamento.
É importante que você conheça todas as vantagens e desvantagens do pneu remold para usá-lo corretamente e não ter problemas de segurança em seu carro.
Vale a pena usar um pneu remold?
Para responder essa pergunta, você precisará pesar as vantagens e desvantagens que iremos listar a seguir.
Quais as vantagens do pneu remold
Veja abaixo as principais vantagens:
Preço: quando pensamos nas vantagens do pneu remold, a primeira coisa que vem à tona é o preço. Esse modelo pode custar cerca de 50% menos do que um pneu novo. Mas, diante disso, você deve perguntar: E a durabilidade e o custo-benefício?
Desempenho na cidade: o pneu remold vai bem em percursos urbanos, onde se mantenha uma velocidade de nível médio. Ou seja, geralmente apresenta um bom desempenho ao rodar na cidade.
Selo do Inmetro: o pneu remold é aprovado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Portanto, caso opte por comprar este modelo, lembre-se de conferir se ele apresenta o selo do instituto.
Meio ambiente: o processo de fabricação é melhor para o meio ambiente. Afinal, reaproveita carcaças de pneus que poderiam ser descartados, o que diminui o acúmulo de lixo. Sem contar que o pneu remold tem menos petróleo envolvido em sua produção do que em modelos novos.
Quais as desvantagens do pneu remold
Veja abaixo as principais desvantagens:
Durabilidade: Como citado anteriormente, apesar de custar menos do que um pneu novo, o pneu remold tem vida útil de 15% a 30% menor. Ou seja, caso opte pela compra desse modelo, precisará trocá-lo antes do que seria necessário se escolhesse outro tipo.
Desempenho na estrada: Se o pneu remold apresenta um bom desempenho ao percorrer o perímetro urbano, não se pode dizer exatamente o mesmo quando se trata das estradas. Em alta velocidade, ele pode sofrer com instabilidade, especialmente nas curvas. Fator esse que interfere na segurança e faz com que o deslocamento seja mais perigoso.
Falta de informações confiáveis: O Inmetro determina que o pneu remold seja feito a partir de carcaças que tenham, no máximo, sete anos de fabricação. No entanto, não é possível garantir que ele tenha essa idade. Isso acontece porque, para ser reestruturado, o pneu recebe uma nova camada de borracha que “apaga” as identificações originais de fabricação, como a data em que foi produzido, marca, estado de origem e outras especificações.
Balanceamento: Uma desvantagem típica do pneu remold é a dificuldade para realizar o balanceamento. Não é fácil fazer o ajuste correto com esse material. Por isso, é necessário que o profissional que presta esse serviço tenha boa experiência com o produto.
3 dicas para usar pneu remold com segurança
Para finalizar, selecionamos algumas dicas com as quais você deve se atentar com relação aos pneus, seja o pneu remold, ecológico ou algum outro tipo.
Em primeiro lugar, certifique-se que o local onde você comprará seja de confiança, especialmente no caso do remold. Caso contrário, pode acabar levando um produto com menos qualidade do que deveria.
Antes de comprar o pneu, verifique se o modelo é mesmo o correto, tanto para a roda quanto para o automóvel. Confira o manual do proprietário para encontrar as especificações, como largura, relação de aspecto, diâmetro da roda e capacidade de carga. Tudo isso influencia no desempenho.
Fique sempre atento ao estado dos pneus. Se eles já estiverem com a vida útil ultrapassada, podem representar um risco à sua segurança e de todos os que andam com você no veículo.
Além disso, estar com os pneus preservados possibilita economizar combustível, já que o contato com o solo influencia nesse quesito.
Tire suas dúvidas
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre pneu remold.
É permitido o uso de pneu remold?
Sim, utilizar pneu remold é permitido, mas apenas apenas para veículos leves (comerciais e de passeio). No caso de veículos agrícolas, militares, de competição, motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas e similares ele é proibido, sendo uma infração grave com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH.
Quais as principais marcas de pneu remold?
Segundo as marcas vendidas no ecommerce Mercado Livre, as principais marcas pneu remold são:
Remold
Small Pneus
Euzkadi
Monaco
Federal
TCP
Technic
Galgo
Qual é a diferença do pneu remold para o original?
A principal diferença entre o pneu remold e o original é que o remold é feito a partir de um pneu usado, que passa por um processo de reforma para reutilização, enquanto o original é produzido diretamente pela fábrica de pneus.
A qualidade do pneu remold pode variar, dependendo do processo de reforma e da qualidade do pneu original usado. Já o pneu original é produzido de acordo com as especificações do fabricante, garantindo uma qualidade e desempenho consistentes.
Embora o pneu remold possa ser uma opção mais barata, é importante considerar que ele pode ser menos confiável em termos de desempenho, segurança e durabilidade. Por isso, é importante avaliar o custo-benefício na hora de escolher entre um pneu remold e um original.
Quanto tempo dura o pneu remold?
Enquanto seu valor costuma ser menor do que os pneus novos, sua vida útil tem entre 15% e 30% menos longevidade do que um modelo novo. Números que podem aumentar ou diminuir, dependendo da forma como você conduz o veículo e protege os pneus.
Um pneu novo de boa qualidade roda em média entre 25 e 50 mil quilômetros, enquanto os pneus remoldados tem uma durabilidade de 25 a 30 mil quilômetros. É importante destacar que essa durabilidade pode ser menor se você rodar por estradas rurais ou em vias com más condições de conservação, pois eles são indicados para uso no perímetro urbano.
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