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Pneu recauchutado, recapado ou remold: qual escolher

Quando chega a hora de trocar os pneus do carro, você sabe quais modelos escolher? Para ajudá-lo na escolha, falamos aqui sobre o pneu recauchutado, o recapado e o remold, algumas das alternativas mais conhecidas do mercado automotivo.

7 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Pneu recauchutado, recapado ou remold: qual escolher

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pneu recauchutado, recapado ou remold

Quer tirar suas dúvidas para poder escolher entre pneu recauchutado, recapado ou remold? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você irá conseguir decidir qual o melhor tipo de pneu para você, além de dicas de segurança e informações de certificação de qualidade do INMETRO. Acompanhe-nos.

Pneu recauchutado, recapado ou remold? Quando chega a hora de trocar os pneus do seu carro, você sabe quais escolher? Pode parecer algo simples, mas uma peça que é fundamental para o veículo requer toda a atenção possível. Então, antes de tomar sua decisão, é preciso analisar diversos fatores, que vão muito além do preço.

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Para ajudá-lo na escolha, falamos aqui sobre o pneu recauchutado, o recapado e o remold, algumas das alternativas mais conhecidas do mercado.

A escolha dos pneus, combinada com as ações que você pode fazer para aumentar sua durabilidade, é determinante no que diz respeito à segurança de quem anda no veículo.

Nem sempre é possível adquirir um novo pneu, por isso, existem outras opções como as citadas acima. De qualquer maneira, é necessário ser criterioso para não abrir mão de estar bem protegido.

Pneu recauchutado

Iniciamos nossa lista de pneus reformados falando sobre o pneu recauchutado. Este tipo de produto costuma ser muito utilizado em veículos pesados, como ônibus, caminhões e também aviões.

O seu processo de reconstrução se dá por meio da substituição da borracha da banda de rodagem que, por se tratar de um pneu usado, apresenta certo desgaste. Para isso, o fabricante cobre tanto a banda de rodagem quanto os ombros da carcaça com camelback.

Após a realização desse procedimento, o pneu é levado a um molde, onde é aquecido a uma temperatura que gira em torno dos 150ºC. Este é o processo à quente, no qual o camelback tem seu desenho formado.

Ainda não existem pesquisas sobre a durabilidade dos pneus reformados. Porém, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e as estatísticas das companhias de seguro de carro, os recauchutados tendem a durar a metade do pneu novo, em média até 30 mil quilômetros rodados em condições normais.

Pneu recapado

A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação se assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.

Outra diferença para o pneu recauchutado é que para construir um pneu recapado, é possível realizar tanto o processo à frio quanto à quente.

Se a recapagem for realizada a frio, utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, que já é aplicada na carcaça. Caso seja à quente, a banda de rodagem é encaixada no pneu por meio da aplicação de camelback e aquecida à temperatura de cerca de 150ºC.

Pneu remold

Entre os reformados, o pneu remold é o que mais passa pelo maior processo de transformação, pois a sua fabricação é feita a partir de uma reestruturação completa. Além da substituição das bandas de rodagem, as laterais e superfícies também são modificadas.

O fato de passar por uma reestruturação completa pode tornar o pneu mais confiável e resistente. No entanto, essa manufatura a mais que o pneu remold recebe, faz com que as suas informações originais de fabricação sejam perdidas. Isso significa que não é possível ver, por exemplo, em qual ano o pneu original foi produzido, bem como qual foi seu fabricante.

Assim como o pneu recauchutado e o recapado, o remold representa uma opção mais econômica do que um pneu novo. Seu preço pode ser até 50% mais barato. Em compensação, sua durabilidade é de 15% a 30% menor.

Qualidade dos pneus reformados

pneu recauchutado, recapado ou remold

Na hora de reformar seu pneu é necessário escolher um serviço confiável e certificado pelo INMETRO, assim você evita maiores problemas.

Vale lembrar que todos os tipos de reformas em pneus precisam ter o Selo de Identificação de Conformidade. Só opte pela escolha de um pneu recauchutado, recapado ou remold, caso possua esta certificação concedida pelo pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O pneu recebe esta certificação apenas se tiver passado por testes que atestam a sua qualidade, o que também é uma garantia com relação à segurança proporcionada pelo produto.

Além disso, para que o pneu obtenha o Selo de Identificação de Conformidade, é necessário que sejam informados o número e os tipos de reformas pelas quais ele passou. Ou seja, para ser um produto de confiança, é necessário que ele possua essa certificação.

Fique atento!

Optou por pneu recauchutado, recapado (se seu veículo estiver autorizado a utilizá-lo), remold, ecológico ou qualquer outro tipo? Você sempre deve tomar cuidados. Afinal, estamos falando de uma peça que está não apenas relacionada ao desempenho e à dirigibilidade do carro, como à segurança de todos que andam no automóvel.

Em primeiro lugar, verifique a procedência do produto que você deseja adquirir. É preciso que o fabricante seja confiável e siga todas as normas necessárias. Então, como citado acima, veja se o pneu possui a certificação de qualidade do INMETRO.

Não se esqueça também de verificar se o modelo é mesmo o correto para a roda e o automóvel. No manual do proprietário do carro, você pode encontrar as informações que dizem respeito à largura, relação de aspecto, diâmetro da roda e capacidade de carga, por exemplo. É importante seguir as recomendações, pois o pneu errado afeta no desempenho e na segurança do veículo.

Além dos cuidados no momento da compra, é necessário preocupar-se com a preservação do pneu. Isso significa tomar precauções na direção, para que o desgaste seja menor, por exemplo. Saber como calibrar os pneus do seu carro faz toda a diferença, pois, dessa forma, você não apenas evita que surjam problemas como ainda economiza combustível.

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Além de ter cuidado no momento da escolha de peças essenciais para o veículo, contratar um seguro auto é fundamental, pensando na sua proteção e na de quem sempre está com você. Mesmo que você tome todas as precauções possíveis no trânsito e com relação à manutenção do carro, imprevistos indesejáveis podem acontecer.

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Se você já escolheu entre o pneu recauchutado, remold ou recapado, deixe sua indicação nos comentários e ajude outras pessoas a se decidirem!

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