Outubro é um mês extremamente representativo para o mundo. É nele que a campanha do Outubro Rosa, voltada à conscientização e prevenção ao câncer de mama, começa.
O câncer de mama é uma das doenças que mais atinge mulheres no Brasil e no mundo. De acordo com estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 60 mil mulheres são diagnosticadas com a doença no País por ano. Em 2018, 29,5% das mulheres que descobriram ter câncer estavam com câncer de mama.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Para que a chance de cura da doença seja maior, o diagnóstico precoce é essencial. Por isso, é indicada a realização do autoexame uma vez por mês, para verificar a existência de alguma mudança, como a presença de nódulos, que podem ser sintomas do câncer de mama.
Além do autoexame recorrente, segundo o Ministério da Saúde, mulheres com mais de 50 anos devem realizar a mamografia a cada dois anos. A idade é um fator de risco, visto que a maior incidência nos casos do câncer de mama acontece na faixa etária entre 50 e 69 anos. Ainda assim, cerca de 5% dos casos são de mulheres com menos de 35 anos.
O histórico familiar também é um fator preponderante, pois em casos de câncer de mama na família, o risco triplica. Quanto maior a proximidade do parentesco, mais alto o risco de desenvolver a doença.
Curiosidades do Outubro Rosa
A campanha nasceu nos Estados Unidos, em 1990, com uma corrida de rua em Nova York. Um laço rosa foi distribuído aos participantes, tornando-se símbolo do movimento. Anos depois, cidades da região começaram a promover atividades visando a prevenção e o diagnostico da doença.
Muitas empresas, de lá para cá, passaram a compartilhar da preocupação com a saúde de suas colaboradoras. Entidades aderiram ao movimento, que atingiu diversas camadas e segmentos, tornando-se uma campanha mundial.
Prevenção pode salvar vidas
A Minuto Seguros apoia o Outubro Rosa e reforça a importância de que você esteja sempre atenta à sua saúde.
Faça uma vez por mês o autoexame, que auxilia na detecção de alguma anomalia nos seios. Se estiver na faixa de 50 a 69 anos, o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia a cada dois anos. Além disso, mantenha sempre contato com o seu médico, especialmente se já houve outros casos de câncer na família.