Sensor de rotação: o que é, principais defeitos e como arrumar
O sensor de rotação é uma peça essencial para o carro. Em alguns modelos, inclusive, o carro pode até parar de funcionar se ele estiver com problema. Confira como essa peça funciona, sinais de que está com problema, preço para a troca, etc.
19 set 2024
Atualizado em 19 set 2024
8 minutos
De Leonardo Cruz
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O mundo dos carros pode parecer complicado, mas entender como algumas peças funcionam pode te ajudar a evitar problemas. Um exemplo é o sensor de rotação, uma peça fundamental para o bom desempenho do motor. Você sabe o que ele faz e o que acontece se ele falhar?
Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o sensor de rotação: desde sua função até os sintomas de defeito e como resolvê-los.
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O sensor de rotação é um componente essencial do sistema de injeção eletrônica. Sua função é medir a velocidade de rotação do motor em RPM (rotações por minuto). Ele faz isso captando pulsos de uma roda dentada ligada ao virabrequim e enviando essas informações para a central eletrônica do carro. Com esses dados, o sistema ajusta a injeção de combustível e o tempo de ignição, garantindo que o motor funcione eficientemente.
Em alguns carros, como o Fiat Palio e o Chevrolet Onix, se o sensor de rotação falhar, o carro pode até mesmo parar de funcionar, já que a central eletrônica não conseguirá calcular o momento correto para o funcionamento dos pistões.
Como funciona o sensor de rotação?
O sensor de rotação monitora a velocidade e a posição exata do virabrequim, permitindo que o sistema de injeção eletrônica ajuste o combustível e a ignição conforme as necessidades do motor. Quando o sensor está com defeito, a unidade de controle pode não receber as informações adequadas, resultando em uma série de problemas, como perda de potência e dificuldades para dar partida.
A injeção eletrônica, que substituiu os carburadores, não apenas melhora o desempenho do motor, mas também reduz a emissão de gases poluentes. Por isso, o sensor de rotação é crucial para manter o motor em bom estado de funcionamento.
Se quer entender mais sobre o funcionamento do sensor de rotação, assista ao vídeo abaixo.
Principais sintomas de um sensor de rotação com defeito
Quando o sensor de rotação está com defeito, ele pode causar uma série de problemas no motor. Confira os sintomas mais comuns:
Perda de potência: se o sensor estiver com defeito, o motor pode perder potência, principalmente em baixa rotação, já que a central eletrônica não ajusta o combustível corretamente.
Dificuldade para dar partida: com o sensor de rotação danificado, a central não consegue identificar a posição exata dos pistões, dificultando a partida do motor.
Motor fora do ponto: O carro pode apresentar falhas de sincronismo, afetando diretamente o desempenho. Essa condição também é conhecida como “motor fora do ponto”, e costuma vir acompanhada de perda de potência e funcionamento irregular.
Aceleração irregular: O motor pode acelerar sozinho, especialmente quando parado no semáforo ou ao pisar na embreagem. Isso pode ocorrer devido a falhas na leitura do virabrequim.
Como saber se o sensor de rotação está com defeito?
Se você está suspeitando que o sensor de rotação do seu carro está com problemas, há alguns testes que podem ajudar a confirmar o defeito:
Teste de resistência elétrica com multímetro: use o multímetro para medir a resistência nos terminais do sensor. Se os valores estiverem fora do padrão, o sensor pode estar danificado.
Teste de tensão alternada: verifique a corrente alternada gerada pelo sensor enquanto o motor está em funcionamento. Isso pode ajudar a identificar falhas no sinal enviado à ECU.
Osciloscópio: Um osciloscópio pode ser usado para verificar a forma da onda gerada pelo sensor, fornecendo uma leitura mais precisa sobre o estado do componente.
Caso o sensor esteja avariado, a substituição é geralmente a melhor solução. Evite usar peças usadas, pois elas podem falhar rapidamente.
Como arrumar os problemas no sensor de rotação?
Geralmente, a solução é substituir o sensor de rotação. No entanto, antes de optar pela troca, é importante realizar algumas verificações:
Verifique os conectores: muitas vezes, o problema está em mau contato nos cabos ou nos plugues que ligam o sensor à central eletrônica.
Limpeza do sensor: sujeira acumulada pode impedir o funcionamento adequado do sensor. Se você dirige em estradas de terra ou barro, a limpeza da peça pode resolver o problema temporariamente.
Se esses procedimentos não resolverem o problema, o ideal é levar o carro a um mecânico de confiança para realizar a substituição do sensor.
Quanto custa a troca do sensor de rotação?
Se o sensor estiver realmente com defeito, a solução é trocá-lo quanto antes. O valor de um novo sensor de rotação varia conforme o modelo do carro, mas costuma custar em torno de R$ 80 a R$ 150. A mão de obra para a substituição também é acessível, já que o procedimento é relativamente simples. Porém, é sempre recomendado realizar a troca em oficinas especializadas.
Tire suas dúvidas
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre sensor de rotação.
Posso testar o sensor de rotação em casa?
Sim, com ferramentas básicas como um multímetro, você pode medir a resistência elétrica do sensor. No entanto, um diagnóstico mais preciso deve ser feito por um mecânico especializado, utilizando equipamentos como o osciloscópio.
Carro acelerando sozinho: é problema no sensor de rotação?
Esse sintoma não está diretamente ligado ao sensor de rotação, mas sim a outros componentes, como o virabrequim. Quando há folga no virabrequim, o sensor de rotação pode interpretar dados incorretos, fazendo com que o motor acelere sozinho. Esse problema pode ser perigoso, principalmente em situações em que o carro precisa estar parado.
Sensor de fase e sensor de rotação são a mesma peça?
Não. O sensor de fase é responsável por informar a posição do eixo do comando de válvulas ao módulo de controle do motor (PCM). Já o sensor de rotação monitora a posição do virabrequim. Os dois sensores trabalham juntos para garantir que o motor funcione sincronizadamente, permitindo a ignição e a injeção de combustível no momento correto.
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