Você já deve ter visto, ao menos em filmes, motoristas particulares utilizando luvas brancas para guiar o veículo e conduzir seus passageiros. Pois não são apenas os choferes que as utilizam. Os motoristas de táxi no Japão também são adeptos dessa prática.
Uma das principais razões para o uso das luvas brancas é a higiene. Com o constante contato no volante, câmbio, maçaneta das portas e o freio de mão, por exemplo, existe maior probabilidade da proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem causar doenças.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Mesmo que se faça a higienização do veículo periodicamente, as luvas trazem uma proteção maior. Além disso, o uso delas evita que o suor das mãos fique impregnado no volante e nas outras partes do carro com as quais elas têm mais contato.
Omotenashi: respeito e hospitalidade dos japoneses
Além da questão higiênica, existe uma forte tradição que é seguida pelos japoneses no trato com as visitas no geral, incluindo clientes e turistas. Omotenashi é um termo que foi criado entre os séculos VIII e XVI e que foi instituído pelo governo do país como uma espécie de senha para se referir à cortesia do povo.
Mas o que a expressão Omotenashi tem a ver com o fato dos taxistas utilizarem luvas brancas no Japão? Essa palavra representa hospitalidade, respeito e o prazer em servir bem, entre outros significados relacionados.
Dessa maneira, o fato de usar as luvas brancas mostra aos passageiros o cuidado com o asseio que o motorista tem. Essa prática faz parte de uma série de atitudes que os taxistas tomam para servir bem, demonstrar formalidade e profissionalismo.