O ano de 2021 é um marco para a Minuto Seguros. Afinal, a empresa completa 10 anos de história! E para celebrar essa década trabalhando para trazer tranquilidade e proteção para as pessoas, a cada mês falamos sobre alguns dos fatos mais importantes que nos trouxeram até aqui. No primeiro conteúdo da série, contamos a história da corretora até se tornar a maior do segmento online no Brasil.
Agora, trazemos um outro tema fundamental: a fidelização dos clientes, que ano após ano decidem renovar o seu seguro com a Minuto.
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Mais de 90% dos clientes renovam com a Minuto
No mundo dos seguros, para estar sempre com a proteção em dia, é necessário realizar a renovação da apólice para que, assim que a vigência do seguro atual terminar, o cliente continue protegido pelas coberturas contratadas. Ou seja, para a corretora permanecer com os clientes após o fim do primeiro ciclo é preciso ter conquistado sua confiança por meio do atendimento diferenciado, desde a contratação da apólice até eventuais sinistros, dando especial atenção aos serviços de pós-venda.
Dentro desse cenário, a Minuto Seguros alcançou o patamar de 91% de renovações no Seguro Auto. Isso significa que a cada 10 clientes que fazem o seguro do seu carro com a maior corretora online do Brasil, 9 continuam com a companhia. Vale destacar que a empresa possibilita uma renovação de seguro através de meios digitais, cuja proposta é enviada diretamente para o segurado em determinado período antes do vencimento da apólice e também oferece o atendimento via consultores especializados, que podem tirar todas as eventuais dúvidas que surgirem.
Para o CEO da Minuto, Marcelo Blay, essa alta taxa de retenção de clientes, que é acima da média do mercado, tem como base a filosofia pela qual a empresa foi criada, cujo principal direcionador é a união da tecnologia com o atendimento humano de qualidade.
“Ao longo da nossa história tem sido um privilégio compartilhar conhecimento para ajudar os clientes na escolha do melhor seguro. Dessa forma, preparamos nossos colaboradores nos aspectos técnicos do produto, assim como no entendimento da relevância do relacionamento humano, pois com ele transmitimos carinho, cuidado e prazer no atendimento ao público, o que faz com que o cliente se sinta confortável para nos dar a oportunidade de continuar a atendê-lo em suas necessidade de seguros”, afirma Blay.
Uma conjunção de fatores leva a empresa a registrar uma marca tão importante quanto a de mais de 90% de renovações de Seguro Auto. É o que pensa também Michel Tanam, gerente de relacionamento com o cliente da Minuto Seguros. Na empresa desde 2012, quando começou como consultor de vendas e foi sendo promovido por seu foco na satisfação dos clientes, ele está diretamente envolvido com a área de fidelização desde 2018.
“Ter organização, disciplina e proporcionar uma experiência de atendimento único são alguns dos fatores determinantes para fidelizar o cliente. Desde o primeiro contato, seja ele por telefone, chat ou por e-mail, é crucial criar essa experiência. Uma abordagem humana e personalizada que faça a pessoa se sentir confortável e satisfeita com o produto que está adquirindo – talvez entendendo pela primeira vez como realmente funcionam os seguros”, conta Tanam.
Experiência do cliente para fazer a renovação do seguro
Uma das pessoas que pode atestar a qualidade da empresa é Patricia Rinaldi, advogada e analista de negócios, que é cliente da Minuto Seguros desde janeiro de 2014. Ainda com o e-mail da primeira proposta do Seguro de Carro que recebeu guardado, ela conta que sempre se mudou muito de cidade e até mesmo de estado. Por conta disso, sua maior dificuldade era com serviços regionalizados, o que fez com que ela procurasse empresas que pudessem atendê-la em qualquer lugar que ela estivesse.
“A Minuto foi a primeira empresa dessa natureza que contratei e mudou minha percepção de confiança nas empresas inovadoras. Era meu segundo ano de faculdade, meus primeiros anos em São Paulo, longe de pessoas conhecidas, e a Minuto foi a companhia que me acolheu, facilitou minha vida e me afastou da burocracia de negociar com corretores desconhecidos em uma cidade desconhecida. Me senti segura e sempre muito bem-informada do que estava acontecendo no processo de contratação do meu seguro”, relata Patricia.
Após uma excelente primeira impressão na contratação do seguro do seu carro, Patricia continuou renovando com a Minuto desde então. Entre os principais motivos que a fizeram permanecer contando com os serviços da corretora estão a transparência no processo de contratação, contato rápido e de fácil acesso, além do atendimento humano e gentil que sempre recebeu.
“Eu acho o conceito de chatbots (atendimento por chat feito por inteligência artificial) legal, mas é muito melhor falar com uma pessoa de verdade, que te ouve, entende seu problema e te ajuda de fato. Sempre fui muito bem atendida na Minuto, a comunicação flui bem entre a conversa no telefone e as formalizações por e-mail. Sem contar que o 0800 da Minuto funciona sem complicação, é um sonho!”, opina a cliente.
Os relatos de Patricia vão ao encontro de alguns dos principais requisitos que são necessários para fidelizar o cliente, que na visão do gerente de relacionamento com o cliente da Minuto, Michel Tanam, são oferecer uma experiência exclusiva, se comunicar de forma clara e objetiva, além de ser transparente e flexível durante a negociação, sempre buscando oferecer o que há de melhor para o cliente, a um preço competitivo.
Além das características citadas por Tanam, Marcelo Blay também ressalta a importância de ter um Pós-Vendas de qualidade na fidelização do cliente, que verdadeiramente o auxilie quando há algum contratempo relacionado ao seguro.
“Temos um Pós-Vendas com diversos braços para atender o que for necessário, seja uma questão com o pagamento, uma necessidade de alteração na apólice (endosso) e, principalmente, quando há sinistro. É nessa hora, quando o cliente precisa acionar o seguro, que entra em ação, mais uma vez, o nosso atendimento humanizado e acolhedor. É quando a gente precisa se colocar, de fato, no lugar do cliente”, afirma o CEO.
Diferenciais da Minuto
Há mais de 7 anos com a corretora, Patricia relata que não tem dor de cabeça alguma nas renovações do seu seguro e faz questão de ressaltar que o maior diferencial da Minuto Seguros, para ela, é a confiança.
“Eu confio na Minuto porque depois desses anos todos continuo sendo bem atendida por telefone e por e-mail como se estivesse tomando um cafezinho no escritório de um corretor muito atencioso e ágil. Fazer algo assim, essa transformação do físico para o digital com essa qualidade, requer muito trabalho, e vejo isso na empresa”, frisa a advogada.
A satisfação da cliente é tão grande que ela indica a empresa para conhecidos, segundo ela, desde o início da sua jornada como cliente da Minuto, em 2014. Quando perguntada sobre quais referências ela dá ao recomendar a corretora, a resposta é muito positiva.
“Minhas referências são sempre as mesmas: qualidade no atendimento, a busca por um valor ideal entre as seguradoras e o fato de nunca ter tido problemas durante o tempo em que sou cliente. As poucas vezes que tive algo a resolver fui atendida prontamente e a situação resolvida em poucas horas. Até mesmo quando o problema é relacionado com a seguradora a Minuto dá um apoio e orienta da melhor forma possível”, complementa Patricia Rinaldi.
Além dos números extraordinários alcançados pela Minuto, são as experiências positivas dos clientes, como as descritas por Patricia, que enchem Marcelo Blay de satisfação. Para ele, inspirar confiança nas pessoas e proporcionar essa sensação é motivo de orgulho e instiga a empresa a continuar superando desafios.
“Mais difícil do que chegar a esse patamar, é manter-se nele por muitos anos seguidos. A consistência em prezar por um bom atendimento, oferecendo simpatia, atenção, eficiência e agilidade tem gerado frutos positivos para os clientes. Nosso intuito é continuar construindo uma história de excelência no atendimento”, finaliza o CEO da Minuto Seguros.