Quer tirar suas dúvidas sobre marcha do carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra o que é, como funciona e muito mais sobre essa importante peça.
A marcha de carro é um detalhe tão importante para o qual as pessoas nem sempre dão a devida atenção. No entanto, o bom desempenho do carro, a economia de combustível e, acredite, até a vida útil de todo o sistema estão diretamente ligados à forma como o motorista passa as marchas de carro.
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Não dar a devida atenção a esses detalhes pode causar um prejuízo muito grande, por isso confira as dicas que temos para evitar esse tipo de transtorno.
Algumas dúvidas rodeiam o uso da marcha de carro, como qual o limite para mudá-la? Essa questão, em alguns casos, pode ser respondida com o auxílio do conta giros, um dispositivo que fica no painel do carro, junto com o medidor de velocidade e às luzes do painel.
Além disso, a audição pode ser a melhor amiga dos motoristas que ainda têm dúvidas de quando trocar a marcha e o que isso pode acarretar caso o procedimento não seja feito no momento certo.
Para que servem as marchas dos carros
A função do câmbio do carro é obter o melhor equilibro entre força e velocidade, conforme a necessidade do veículo no momento. Através desse sistema de engrenagens a potência do motor é repassada para as rodas do carro. Sendo assim, as marchas servem para multiplicar a força ou velocidade vinda do motor permitindo que o carro vença obstáculos mais elevados.
Quando trocar a marcha de carro?
Quando se fala em marcha de carro, o assunto é um pouco delicado. Detalhamos abaixo um pouco sobre quando trocar a marcha com o carro em alta velocidade, ou quando o carro está diminuindo sua velocidade.
O conta giros, um item que está presente no painel do carro e que possui, geralmente, uma faixa vermelha, que quando sinalizada próxima ao número sete ou oito, é considerada um indicativo do limite de rotação máxima de trabalho do motor.
Quando o ponteiro começa a passar desse ponto vermelho, o motor do carro está sofrendo com os primeiros danos devido a má utilização da marcha de carro. Entender que a marcha deve ser trocada antes disso é fundamental para que problemas não sejam causados no motor e nem na embreagem.
Vale lembrar também que fazer a mudança no limite só deve acontecer caso o carro esteja em alta velocidade, em uma estrada ou rodovia, por exemplo. Essa não é uma situação típica ou habitual nas cidades e trânsito diário. Sendo assim, deve-se evitar acelerações que atinjam a faixa vermelha de rotações.
Marcha alta x marcha baixa: o que isso quer dizer?
A marcha de carro pode ter duas classificações: marcha mais baixa e mais alta. Cada uma dessa denominações tem um porquê. É importante lembrar que essas definições não servem para carros automáticos, que têm letras como indicativos e fazem as mudanças automaticamente, como o próprio nome sugere.
As marchas baixas são denominadas do seguinte modo: ré, primeira, segunda e terceira marcha. Elas são chamadas marchas de carro pesadas, porque exigem menor potência do veículo, deixando-o mais pesado. Além disso, são mais fáceis, por exemplo, para manobrar e entrar em curvas, assim vão exigir mais giros de volante.
Já as mais altas são compostas pela quarta e quinta marcha. Elas também podem ser chamadas marchas leves, pois quando elas estão sendo utilizadas, o motor tem mais giro, o carro vai pedir mais velocidade e, consequentemente, ficar mais leve.
É bom entender que a marcha alta é mais difícil de ser manobrada. Nas curvas, por exemplo, o carro fica mais vulnerável e irá exigir menos giros de volante.
Como foi possível ver é preciso ficar atento em relação às trocas de marcha de carro, uma vez que, sua má utilização pode trazer danos para seu veículo. Desse modo, ao saber exatamente quando usá-las você conserva seu automóvel e a sua vida útil.
E se o meu veículo não tiver conta giros, o que fazer?
Mesmo que esse seja um item que esteja presente em muitos carros, o conta giros não é unanimidade e pode não estar presente no modelo do seu carro. Nesse caso, a solução é, basicamente, usar a audição e sentir essa necessidade de troca de marcha.
É um som bastante perceptível, principalmente, para quem está acostumado a dirigir rotineiramente, quando o carro pede a subida de marcha.
Assim que o motor começa a fazer um barulho excessivo e não apresenta nenhum ganho de velocidade, chegou a hora de passar a marcha e dar mais leveza à direção.
Qual a velocidade exata para trocar a marcha de carro?
Isso pode variar bastante de modelo para modelo, ainda mais quando há variação na potência, seja ela 1.0, 1.6 ou 2.0. Normalmente, para carros 1.0, a velocidade de cada marcha é a seguinte:
- 1ª marcha – motorista pode andar até 20 km/h.
- 2ª marcha – trafegar com o carro entre 40 km/h.
- 3ª marcha – entre 40 km/h e 50 km/h.
- 4ª marcha – uma velocidade confortável para o carro é 60 km/h.
- 5ª marcha – habitualmente utilizada em estradas e em alta velocidade, não há uma regra específica de quando engatá-la, no entanto, recomenda-se após 60 km/h, pois senão o carro tende a perder muita força ou, em um caso mais extremo, fazer muita força para chegar até essa quilometragem.
Para ter certeza da velocidade exata para trocar a marcha é importante conferir o manual do proprietário do veículo.
É importante mencionar que todo motorista deve trafegar com prudência e dentro das normas e limites de segurança da via. Multas por excesso de velocidade são caríssimas e passíveis de punições pesadas, como suspensão da CNH ou até mesmo a cassação.
Qual a melhor maneira de diminuir a marcha de carro?
Outro erro que a maioria das pessoas cometem por falta de conhecimento, principalmente, da parte mecânica, é na diminuição da marcha de carro.
Caso exista a necessidade de diminuir a velocidade do carro para realizar uma curva mais acentuada ou fazer uma parada no farol, por exemplo, também é preciso diminuir gradativamente, pois cada marcha pertence a uma velocidade específica.
Suponha que o motorista esteja com a quarta marcha engatada, irá fazer uma conversão e necessita diminuir a velocidade do carro.
Nesse momento, além de diminuir a velocidade, ele deve engatar a terceira marcha e, caso haja necessidade, retornar para a segunda segunda. Isso é necessário, pois assim se evita que a marcha de carro permaneça em uma velocidade incompatível.
Qual a melhor marcha para subir uma ladeira?
A marcha ideal depende da situação. Se você estiver estacionado em uma ladeira vai precisar sair em primeira marcha e, caso ela não seja tão íngreme, você pode tentar trocar para segunda. Se você já estiver em movimento, pode ser que seja possível subir uma ladeira até em terceira marcha e, caso o motor perca força, você pode reduzir para segunda ou até a primeira marcha.
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