Quer tirar suas dúvidas sobre limpeza de bico injetor? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você irá entender quando é necessário fazer essa limpeza, como ela é feita e os problemas que não fazer essa manutenção pode casuar.
Mecânica de carro, em geral, não é um assunto muito frequente entre as pessoas. Sempre há algo que pode gerar confusão, além, é claro, de diversas opiniões sobre o assunto. E um dos temas mais polêmicos sobre o carro é a questão da limpeza no bico injetor, afinal, fazer ou não fazer? Eis a questão.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Em geral, esse tema acaba sendo polêmico entre mecânicos, fabricantes de peças e automóveis, porque as válvulas injetoras de combustível, nome técnico correto para o bico injetor, são autolimpantes, ou seja, em tese não seria necessária uma limpeza por outros meios.
Entenda um pouco mais sobre esse tema e como ele impacta o desempenho do seu veículo.
Quando é necessário fazer limpeza de bico injetor?
Devido a impossibilidade de controlar a qualidade do combustível – que em muitos casos pode ser adulterado ou conter misturas químicas perigosas – faz com que o proprietário esteja sujeito a abastecer o carro com produtos inadequados e prejudicar completamente a saúde do motor.
E é aí que começa o grande dilema sobre a limpeza no bico injetor. Em tese, o próprio combustível deve fazer a limpeza da parte interna da peça, por isso, não haveria necessidade de limpá-la.
Mas, externamente, na região que fica em contato com a câmara de combustão, o uso constante de combustível ruim ou adulterado, pode causar problemas de carbonização, que vai obstruir os orifícios responsáveis pela pulverização de combustível.
Nesse caso, a limpeza do bico injetor se faz necessária, pois esse acúmulo de sujeira prejudica o consumo de combustível do carro e provoca falhas de aceleração no motor.
Então, antes de começar a levar em consideração ou não a limpeza do bico injetor, é muito importante ter a certeza do abastecimento de combustível com qualidade.
Esse é o principal motivo para que a limpeza do bico injetor se faça menos necessária, pois, em tese, é um processo que não precisa ser realizado.
E quem pensa que esse cuidado deve ser tomado apenas com carros importados ou com mais detalhes sistêmicos, engana-se.
Os carros da Volks, como o Gol, Fox, SpaceFox e Saveiro, que são equipados com o MSI, são bem complexos. Caso o bico injetor entupa, e o motor detecte que a explosão está fora dos parâmetros, a injeção corta aquele bico injetor, causando o primeiro problema.
Se existe o corte o bico injetor em uma estrada, na qual o condutor está em alta velocidade e ele insistir em continuar se movimentando, poderão ocorrer problemas no motor, chegando ao derretimento do pistão por falta de combustível. Então, atenção ao máximo quando o assunto for entupimento e limpeza no bico injetor.
Como indentificar a necessidade da limpeza do bico injetor
Antes de optar ou não pela limpeza no bico injetor, faça um diagnóstico detalhado com um especialista que indicará a melhor solução.
Para saber se o componente está em condições ou não de ser reinstalado no veículo ou apenas limpo, existe uma quantidade específica de testes que vão anteceder a limpeza em si. Eles devem, obrigatoriamente, ser executados para garantir a segurança do carro.
Nesse primeiro passo, a análise do bico injetor deverá ser feita com um scanner próprio. Isso trará a percepção correta se há falhas em outros sensores ou atuadores.
Além da utilização de combustível ruim, outros problemas, como o consumo elevado de óleo, também causam depósito de sujeira na ponta da válvula injetora ocasionando a necessidade da limpeza no bico injetor. Essa análise prévia revelará o que de fato está acontecendo.
O que acontece quando os bicos injetores estão sujos
A falta de cuidados com os bicos injetores pode levar o carro a apresentar os seguintes problemas:
- Perda de desempenho do motor;
- Falhas no momento da ignição do veículo;
- Aumento do consumo do combustivel;
- Em casos mais graves, quando ocorre a restrição complexa do fluxo de combustível, leva a parada do carro.
Como é feita a limpeza no bico injetor
Como é uma peça extremamente delicada e a limpeza ainda gera dúvidas, o procedimento deve ter muita cautela, além de ser necessário o uso de produtos específicos para não causar danos maiores à peça.
Há produtos no mercado automotivo que servem tanto para a limpeza no bico injetor quanto nos testes de vazão. Nestes casos, os especialistas que forem realizar a limpeza saberão exatamente a questão da utilização e a diluição.
Em geral, na cuba de ultrassom, o produto que faz a limpeza pode ser diluído na proporção de um para 10, mas pode ser usado puro também, sem problemas. Já no momento de fazer o aferimento, será necessário diluir na proporção de uma parte de produto para 10 de água.
Isso acontece, principalmente, para que não haja efeito de espuma e tenha a leitura correta do aferimento.
Qual o preço da limpeza de bico inejtor?
Esse é um serviço que não costuma ser muito caro, mas seu valor varia muito entre oficinas. Na média, o preço da limpeza tem um custo médio girando entre R$ 80,00 e R$ 200,00.
Aqui reforçamos que sempre vale a pesquisa de preços, mas você deve sempre fazer o serviço em um oficina de confiança.
A limpeza, às vezes, não é suficiente
Se a válvula estiver defeituosa, o especialista deve informar esse problema. Isso acontece, principalmente, por causa do acúmulo de sujeira que faz o componente trabalhar de maneira forçada e assim, danificá-lo. Nesses casos, a limpeza no bico injetor é contraindicada, pois só uma troca irá reparar o dano.
Os especialistas indicam que uma válvula injetora que trava aberta ou fechada não pode mais ser aproveitada porque já está com problema interno, e a peça não pode passar por uma limpeza, pois não será efetivo.
Se a válvula travar aberta, outras partes poderão ser afetadas, causando um calço hidráulico, ou, se ela trava fechada, pode causar até o derretimento do pistão.
Outro ponto que vale reforçar é que válvulas injetoras não possuem reparo. Se uma válvula for reprovada nos testes aplicados pelos especialistas em limpeza no bico injetor, a substituição do componente é o procedimento mais indicado, além de ser o mais seguro para o carro.
Isso acontece por alguns motivos, entre eles, o fato de que mesmo que haja a limpeza no bico injetor na máquina e, em seguida, ele volte a funcionar, o ideal é não reutilizá-las. Os danos internos não têm reparo e isso é perigoso para o motor.
E então? Entendeu como funciona e como realizar a limpeza no bico injetor? Se houver alguma dúvida compartilhe conosco! Estamos prontos para ajudar na proteção do seu veículo!