Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Junta do cabeçote queimada: como identificar e resolver

Quer saber se a junta do cabeçote está queimada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra para que ela serve, sua vida útil e como identificar e resolver problemas na peça. Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, […]

11 minutos

Icaro Souza

De Icaro Souza

Junta do cabeçote queimada: como identificar e resolver

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

junta do cabecote

Quer saber se a junta do cabeçote está queimada? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra para que ela serve, sua vida útil e como identificar e resolver problemas na peça.

Se você tem um carro, provavelmente já ouviu falar da junta do cabeçote. Para quem ainda não tem conhecimento da peça, ela serve para assegurar a estanqueidade de cada uma das câmaras de combustão, além de ter papel fundamental na continuidade dos circuitos de água de refrigeração do motor e dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Ou seja, a junta do cabeçote é uma peça importante do carro, por isso, certificar-se de que ela está em perfeito funcionamento vai lhe garantir tranquilidade para rodar com o carro.

O que é a junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é uma peça essencial que atua como um selo entre o bloco do motor e o cabeçote. Ela é feita de materiais resistentes ao calor e à pressão e tem a função de evitar que os fluidos do motor, como o óleo e o líquido de arrefecimento, se misturem. Isso é crucial para evitar problemas como superaquecimento e desgaste prematuro das peças internas do motor. Além de isolar os fluidos, a junta do cabeçote também ajuda a conter os gases produzidos durante a combustão, garantindo que sejam direcionados para o sistema de exaustão.

Para que a junta do cabeçote funcione da melhor maneira possível, o material da peça precisa estar em condições ideais de impedir a penetração da mistura gasosa, da água ou do óleo nos circuitos adjacentes. Se por algum acaso houver problemas na junta, é necessário que você a repare o quanto antes, pois o carro começa a ficar prejudicado, apresentando alguns sintomas de que a peça está queimada ou mesmo quebrada.

A junta do cabeçote é geralmente feita de cartões específicos grafitados, além de receberem um reforço de uma camada interior em aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço, que dão mais resistência e segurança à peça.

O que acontece quando a junta do cabeçote queima?

Quando a junta do cabeçote “queima”, você está diante de um problema sério que requer atenção imediata. Essa falha compromete a vedação entre o cabeçote e o bloco do motor, o que pode levar a uma série de complicações.
Aqui estão algumas das consequências desse problema:
  • Mistura de fluidos: um dos problemas mais imediatos é o risco de mistura entre o óleo do motor e o líquido de arrefecimento. Isso pode levar a uma lubrificação inadequada e ao superaquecimento do motor.
  • Vazamento degases: a falha na junta também permite que os gases da combustão escapem. Isso não apenas é prejudicial para o meio ambiente, mas também reduz a eficiência do motor e pode levar a uma perda significativa de potência.
  • Superaquecimento: sem uma vedação adequada, o sistema de arrefecimento não consegue manter a temperatura do motor em níveis seguros, levando ao superaquecimento. Isso pode causar danos adicionais ao motor e outros componentes.
  • Problemas de compressão: a falha na junta do cabeçote pode resultar em problemas de compressão nos cilindros, o que afeta negativamente o desempenho do motor.
  • Danos ao motor: no pior dos cenários, a falha prolongada da junta do cabeçote pode levar a danos irreparáveis no motor, tornando o reparo economicamente inviável.

Dependendo da extensão do dano, o custo para reparar ou substituir a junta do cabeçote e quaisquer outros componentes afetados pode ser bastante elevado. Por isso, leia o tópico abaixo e aprendar a identificar sinais desse problema no seu carro.

Como identificar problemas na junta do cabeçote

Identificar alguns problemas na junta do cabeçote pode ser tarefa complicada para alguns, mas quando ela está queimada, os sinais são simples e o motorista precisa agir o quanto antes para reparar esse problema, de modo que não fique na mão com seu veículo. Problemas na junta do cabeçote podem ser tão graves quanto problemas no coxim do motor ou mesmo na caixa de direção.

Os sintomas apresentados pela junta do cabeçote quando ela está queimada são muito simples de serem identificados. Veja abaixo:

  • Superaquecimento do motor: Um dos sintomas mais comuns é o superaquecimento do motor, muitas vezes indicado por um aumento na temperatura no painel do carro.
  • Fumaça branca no escapamento: A presença de fumaça branca ou azulada saindo do escapamento pode ser um sinal de que o líquido de arrefecimento está vazando para os cilindros.
  • Baixo desempenho/Perda de potência: Se você notar que o carro está com dificuldade para acelerar ou manter velocidades, isso pode ser um sinal de problema na junta do cabeçote.
  • Presença de óleo no líquido de arrefecimento: Se você verificar o reservatório de líquido de arrefecimento e notar a presença de óleo, isso é um sinal claro de que a junta do cabeçote pode estar falhando.
  • Nível de óleo ou líquido de arrefecimento Baixo: Se os níveis desses fluidos estão baixando rapidamente sem motivo aparente, isso pode indicar um vazamento causado por uma junta defeituosa.

Ainda na dúvida sobre como identificar o problema? Então assista ao vídeo abaixo, do canal Ninja Custom Cars, e conheça alguns sinais do cabeçote queimado.

Esses são apenas alguns sinais de problema, mas, para um diagnóstico preciso, é altamente recomendável levar o veículo a um mecânico de confiança. Testes como a compressão dos cilindros e varreduras OBD-II podem fornecer informações mais detalhadas sobre o estado da junta do cabeçote.

Se você notar algum desses sintomas, é crucial agir rapidamente. Ignorar problemas na junta do cabeçote pode levar a danos mais graves e custosos no motor. Leve seu carro em um mecânico de confiança o quanto antes para evitar problemas maiores.

Qual o preço da troca da junta do cabeçote queimada?

Após identificar o problema, é necessário realizar a troca da junta do cabeçote por uma peça nova, que não deve ser recondicionada, com o perigo de quebrar ou rachar muito rapidamente.

Com relação aos preços da peça, o valor médio da junta do cabeçote varia entre R$150 a R$400, mas pode atingir valores bem superiores se o seu carro for importado, como um Audi A3, 2.0 16 válvulas, cuja peça supera os R$2.000.

Também é preciso incluir a mão de obra de uma pessoa especializada no assunto, afinal, você não pode levar o seu carro em qualquer lugar para arrumar um problema tão delicado. Pode parecer um problema pequeno para alguns, mas como a junta do cabeçote está ligada diretamente ao motor, o quanto antes ela for arrumada, melhor ficará o carro.

Tire suas dúvidas

Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre junta do cabeçote queimada.

Quanto tempo dura a junta do cabeçote?

A junta do cabeçote é desenvolvida para durar toda a vida útil do motor, geralmente de 150.000 a 300.000 quilômetros. No entanto, é importante notar que essa é uma estimativa e a realidade pode ser diferente.

Fatores como superaquecimento do motor, falta de manutenção e uso intensivo podem reduzir a vida útil da junta. Além disso, a qualidade do material da junta e a expertise na instalação também são fatores que influenciam sua longevidade. A manutenção preventiva e o uso responsável do veículo são as melhores práticas para garantir sua longevidade. Se você começar a notar sintomas como superaquecimento, perda de potência ou fumaça saindo do escapamento, é aconselhável procurar um mecânico qualificado para um diagnóstico preciso.

Como saber se a junta do cabeçote está queimada?

Há algumas maneiras de certificar-se desse problema, mas usar um testador de vazamento de combustão é o mais indicado é o que mais garante certeza no diagnóstico. Este testador é um dispositivo que detecta gases de escape de líquido de arrefecimento e consegue lhe passar com precisão qualquer problema que a junta do cabeçote possa apresentar.

O funcionamento do testador se dá, basicamente, em uma peça que se encaixa no radiador, lembrando sempre de estar com a tampa do radiador fechada. Após isso, é preenchido com um líquido azul para iniciar-se o teste.

Você então pode dar a partida no carro e deixar funcionar por alguns minutos. Se o fluido colocado ficar amarelo, então você tem um bom indicativo de um problema na junta do cabeçote.

Posso andar com a junta do cabeçote queimada?

Não, você só deve andar com a junta do cabeçote queimada se for uma emergência.  Caso você continue andando com ela em más condições o defeito vai se agravando e acaba atingindo diretamente o motor do veículo.

Em casos mais graves, a falta de manutenção nessa peça pode levar ao travamento do motor. Se seu carro apresenta problemas, procure ajuda especializada o mais rápido possível.

Quando queima a junta do cabeçote tem que fazer retífica?

Depende da extensão do dano. Em caso de superaquecimento, se o carro for  rapidamente desligado e rebocado para um oficina é provável que seja necessário apenas trocar a junta. É importante destacar que apesar de algo simples, existe todo um processo envolvido nessa troca e seu custo gira a partir de R$ 150,00. 

Agora é que vem o problema: se você demorar para perceber o superaquecimento ou demorar para corrigi-lo, a junta queimada pode gerar sérios danos ao cabeçote e ao motor. Esses problemas inclusive podem levar a danos intensos e ao travamento do motor, o que pode significar que você terá de fazer retífica.  

Evite imprevistos: faça um seguro na Minuto

Investir em um seguro auto não é apenas uma decisão inteligente – é uma medida de proteção essencial que oferece paz de espírito e segurança em uma variedade de situações imprevisíveis. Afinal, nunca se sabe quando um imprevisto pode ocorrer.

E se você não quer pagar caro não existe outro jeito: para economizar até 30% no seguro você precisa comparar.

Para te ajudar nesse momento, utilize a Minuto Seguros. Em poucos cliques, você pode comparar os preços do seu seguro em até 17 seguradoras.

Além de economizar, são muitas as vantagens de fazer uma cotação de seguro online na Minuto Seguros. Conheça algumas delas:

  • Somos bicampeões: ganhamos duas vezes o Prêmio ReclameAQUI de melhor empresa de seguro online.
  • Suporte multicanal: você resolve tudo online, mas se preferir, temos especialistas de qualidade disponíveis por chat ou telefone para te ajudar.
  • Confiabilidade: somos a maior corretora online de seguro auto do país;
  • Personalização: as cotações são personalizadas segundo o seu perfil;
  • Encontramos o melhor preço: fazemos cotações de seguro em até 17 seguradoras simultaneamente;

Veja como simular o seguro

Agora que você já sabe tudo sobre a junta de cabeçote, compartilhe este conteúdo com quem ainda tem dúvidas na hora de fazer o seguro auto.

Ainda está com dúvidas sobre o tema? Então deixe seu comentário e teremos prazer em te ajudar.

Navegue neste post