Quer saber tudo sobre a cidade de Joanópolis, a cidade do Lobisomem? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai aprender quando ir e o que visitar na cidade do interior de São Paulo.
Joanópolis vai ser um destino marcante, pois é uma cidade curinga e que irá oferecer, desde passeios radicais, até belas pousadas para casais apaixonados aproveitarem um pouco de descanso. Continue lendo a matéria e saiba tudo sobre essa encantadora cidade cheia de lendas e delicias gastronômicas.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Quando ir para Joanópolis?
A cidade se localiza na região da Serra da Mantiqueira, que possui um clima típico de montanhas, o que a torna ideal para ser visitada nos meses mais frios, entre março e agosto. Com sua altitude de 906 metros, o destino pode ficar bem frio no inverno, por isso vá preparado.
Antes de partir para Joanópolis, é importante contratar um seguro viagem. Só assim você garante a sua segurança. Independentemente de quais sejam os objetivos do roteiro, sempre é preciso precaver-se contra imprevistos.
Como chegar em Joanópolis?
A cidade de Joanópolis fica localizada a 130km de São Paulo e para chegar até lá são cerca de duas horas e meia de viagem saindo do centro de São Paulo. A região onde a cidade se localiza possui uma grande diversidade, já que está em meio à Serra da Mantiqueira e próxima de Minas Gerais.
É bem possível realizar um bate e volta no final de semana para conhecer um pouco do lugar, mas o ideal é ficar pelo menos dois dias para conseguir aproveitar o que de melhor o destino tem a oferecer.
Para aproveitar os melhores passeios em Joanópolis, confira as dicas que vamos passar a seguir.
O que fazer em Joanópolis?
Veja abaixo as principais atrações da cidade do interior de São Paulo.
Cachoeira dos Pretos
Um dos passeios mais emblemáticos de quem viaja à Joanópolis. Quem quer conhecer pontos turísticos em São Paulo, mas se afastar um pouco da capital, essa cachoeira é uma bela opção. Localizada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis, a Cachoeira dos Pretos tem grande volume de água e uma queda d’água é de, aproximadamente, 150 metros. É neste local que se encontra a nascente do Rio Piracicaba.
Durante o passeio à Cachoeira dos Pretos, o turista pode encontrar diversas corredeiras e pequenas quedas d’água. Para quem quer passar um dia com a criançada, há um lago, propício para a diversão com elas.
Quem gosta de aventura e uma bela vista é possível subir no topo da cachoeira por uma estrada de terra. É preciso um bom preparo físico, pois a subida é bem íngreme e não há muitos pontos de sombra. Mas, ao chegar no topo, tome muito cuidado. Todas as cachoeiras oferecem perigo, ainda mais na parte de cima. Pedras são escorregadias, o fluxo de água é forte e é necessário estar atento.
Entre as curiosidades sobre o nome “Cachoeira dos Pretos”, uma delas afirma que os escravos, fugidos na região, saltavam no abismo da cachoeira e gritavam a frase: “morrer mil vezes do que viver escravo”. Tudo isso em busca de liberdade. É claro que esse é apenas um dos mitos que se contam por lá. Mas, vale conhecer um pouco mais antes de visitar a cachoeira, né?
Morro do Gigante
Os aventureiros que forem à Joanópolis precisam dar uma passada no Morro do Gigante. O local tem esse nome, pois a montanha, em seus formatos e silhuetas, forma um homem deitado, quando visto de longe.
Ela está localizada na Serra do Lopo, a mais ou menos 12km do Centro e tem mais de 1700 metros de altitude. Do topo da montanha é possível avistar cidades da Região Bragantina até o Vale do Paraíba. É algo indescritível e vale o esforço para ir até o topo.
O Morro do Gigante é um local indicado, também, para quem gosta de esportes radicais, pois há inúmeras atividades para serem feitas por lá. Quem gosta de uma boa caminhada, o local também é uma alternativa interessante.
Serra do Lopo
Além do Morro do Gigante, a Serra do Lopo também abriga uma bela rampa de asa delta. Ela fica bem na divisa de São Paulo e Minas Gerais. Na Serra do Lopo você consegue aproveitar duas rampas: de uma você tem uma bela vista de Extrema (MG) e da outra, Joanópolis (SP).
Para chegar até às rampas, há duas formas. A primeira dela é pela SP-036, virando à direita da saída da cidade, sentido São Paulo. Quem prefere algo mais movimentado, pode optar por uma trilha 4×4, que pode ser acessada pelo centro.
Igreja Matriz
Um pouco de história e arquitetura para quem quer conhecer o outro lado da cidade, um pouco mais conceitual. A Igreja Matriz, no centro de Joanópolis, foi fundada em 1878 e no local foi levantado o primeiro mastro em homenagem a São João Batista. Posteriormente a esse acontecimento, uma pequena capela foi acoplada, com formato de basílica, um estilo neoclássico e com traços góticos e romanos.
Explore a culinária de Joanópolis
Cidades do interior, em geral, tem uma culinária muito rica e em Joanópolis não é diferente. Por lá, inclusive, é possível fazer a Parada do Queijo. É localizada na estrada que leva até a Cachoeira dos Pretos, no km 3.
Na Parada do Queijo são produzidos diversos tipos de queijos, linguiças e doces artesanais. Para os amantes de queijos, o Bistro Capril faz deliciosos queijos de cabra, carro-chefe do restaurante mais buscado da cidade.
Explore os pontos sobre o Lobisomem
Joanópolis é conhecida como a cidade do Lobisomem. O mais interessante é que, provavelmente, cada morador da cidade tem uma história para contar. Noites de lua cheia da cidade costumam ser bem movimentadas com muitos causos a serem contados.
Ao passear pelo centro, é possível avistar comércios com muitos objetos e referências sobre o Lobisomem. Nas praças, entradas de lojas, calçadas… por onde passar, será possível avistar a figura folclórica.
Quem gosta de se aventurar e quer imergir no conto do Lobisomem existe essa possibilidade. Joanópolis promove todo mês de agosto algumas trilhas, caminhadas e eventos para homenageá-lo. Essas trilhas são realizadas em meio à mata nativa e servem para que os turistas, ou os moradores locais, estejam emergidos à cultura da cidade.
Agora você já sabe por quais lugares passar em sua viagem para Joanópolis. Ficou com alguma dúvida? Mande para a gente nos comentários!