Guia: saiba tudo sobre a vistoria prévia do seguro auto

vistoria previa seguro auto

Antes de fazer o seu primeiro seguro auto, é necessário passar por uma série de procedimentos. Dessa forma, a seguradora realiza avaliações para que a cobertura, de fato, comece a valer. A vistoria prévia é uma dessas etapas. Na prática, a vistoria é uma inspeção que deve ser realizada no veículo após o cliente aceitar a proposta do seguro.

Por falar em seguro de carro, é muito importante que você faça a contratação desse serviço para garantir sua segurança. Afinal, o seguro protege seu veículo em diversas situações. Desde roubo ou furto, com o pagamento da  indenização até danos decorrentes de sinistros que causem perda total ou parcial do automóvel. Além disso, também recebe apoio da assistência 24 horas se houver necessidade, entre outros benefícios.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Por isso, faça uma cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com  mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil. Assim, garantimos uma proposta que esteja de acordo com as suas necessidades.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Vistoria prévia do seguro auto

Por que ela é necessária?

A vistoria prévia existe para analisar uma série de pontos referentes ao automóvel. Por exemplo: se o veículo realmente existe, quais são as condições que ele se encontra, se a sua documentação está correta, entre outros fatores. Afinal, a seguradora precisa verificar se o carro encontra-se em uma situação pela qual possa receber a cobertura. Todos estes pontos são importantes para que o seguro auto possa ou não ser aceito pela seguradora.

Como a vistoria é feita?

Existem, basicamente, duas formas para que a vistoria prévia seja realizada. Uma delas é o agendamento para que ela ocorra em um local de sua escolha. Nessa modalidade, a sua corretora entra em contato com a empresa indicada e marca um horário, previamente combinado com você, para que o especialista vistorie seu veículo na sua casa ou onde você trabalha, por exemplo. A outra forma é ir até um posto credenciado pela seguradora para fazer a inspeção.

Quando devo fazer a vistoria prévia do seguro auto?

Os momentos em que a vistoria prévia do seguro auto deve ser realizada são os seguintes: além do momento da compra do primeiro seguro para um carro usado, existem outras situações que “pedem” a vistoria:

– Contratação do primeiro seguro para um carro seminovo ou usado;

– Substituição por um outro veículo usado ou seminovo no seguro;

– Inclusão ou ampliação de novas coberturas no seguro;

Renovação do seguro auto em outra companhia (em determinas situações a vistoria pode ser dispensada).

Quando a vistoria não é exigida?

Não é preciso fazer a vistoria para fechar um seguro quando seu carro for 0 km ou no momento de uma renovação dentro da vigência que não terá alterações nas coberturas. Mas, isso é válido desde que o veículo não tenha sofrido mudanças em suas características.

A recomendação é que você faça o quanto antes a vistoria, quando exigida, pois a mesma é obrigatória para aceitação do seguro.

6 comentários sobre “Guia: saiba tudo sobre a vistoria prévia do seguro auto

  1. Bom dia,houve uma colisão na porta da minha residência,abri o sinistro no caso sou terceiro,a seguradora não quer arcar com algumas peças no qual foram afetadas tipo radiador ventoinha etc eles alegam que já estava assim .oque devo fazer

    1. Olá, Adriano, como vai? Nesse caso, fica mais fácil se você puder comprovar de alguma maneira que essas peças estavam em boas condições. Peça ajuda ao seu corretor para tratar desse caso com a seguradora. 🙂

  2. Um absurdo, no caso sou terceiro. Não posso deixar meu carro parado por dois dias para vistoria, porque um perito não pode me encontrar no horário e lugar determinado?

    1. Rodolfo, a vistoria prévia depende de cada prestador e das seguradoras e, possivelmente, do prazo imposto para que a vistoria seja feita.

  3. Boa tarde!

    Preciso fazer a mudança da forma de vistoria, estive em trabalho externo tem como eu fazer a mudança para a domicílio??

    1. Izaias, tudo bem? Sim, você consegue realizar esse tipo de mudança. Basta entrar em contato com a sua corretor ou seguradora e informar essa necessidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *