Ano após ano, as montadoras desenvolvem novas tecnologias para implantarem em seus veículos e, assim, ficarem mais fortes no mercado automobilístico. O freio eletrônico é uma delas, e com todos os benefícios que apresenta, já é procurada por muitos motoristas.
O freio eletrônico tem como principal função ocupar o lugar do freio de mão. Em vez de precisar puxar uma alavanca para estagnar o veículo após estacioná-lo ou enquanto está parado em uma subida, basta apertar o botão que geralmente fica localizado perto do câmbio.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Essa é mais uma mostra de como a tecnologia automotiva ajuda na melhoria dos veículos em diversos aspectos, como conforto, praticidade e segurança para o motorista.
Por falar em segurança, o seguro auto é um produto muito importante para proteger você e seu veículo diante de acontecimentos inesperados, como assalto, furto ou até colisão. Por isso, faça sua cotação com a Minuto Seguros. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal ao seu perfil.
Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS
Agora chegou o momento de conferir como funciona o freio eletrônico.
Freio eletrônico
A origem do freio eletrônico
Foi na década de 2000 que o freio eletrônico começou a aparecer nos veículos. Em um primeiro momento, apenas nos carros mais luxuoso e sem muito alarde. Agora, diversos motivos nos levam a crer que eles vão aparecer cada vez mais nos automóveis fabricados atualmente.
Como funciona?
O funcionamento do freio eletrônico é bem simples. Seu sistema utiliza um módulo próprio separado, ou dependendo do fabricante, tem a função do módulo de controle de estabilidade.
Para acomodar o freio eletrônico, as pastilhas de freio traseiras operam por meio de um sistema hidráulico/elétrico, diferente do mais comum, que é o hidráulico/mecânico.
O freio eletrônico é acionado por meio de um botão, que deve ser apertado ou puxado, dependendo do veículo. Isso fará com que um sinal seja enviado para ativar os motores elétricos contidos nas pinças de freio traseiras.
E se precisar de reparos?
Se o freio eletrônico apresentar algum tipo de problema, o ideal é procurar por um mecânico especializado, que possa tomar as devidas precauções. Na hora de realizar algum tipo de manutenção no veículo, é preciso que ele esteja no modo de serviço para, assim, evitar qualquer problema. O freio pode oferecer riscos caso seja acionado enquanto o profissional estiver mexendo nas pastilhas, por exemplo.
Ficou com alguma dúvida sobre o funcionamento do freio eletrônico? Mande pra gente nos comentários!