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Freio ABS ou freio a disco: entenda de vez a diferença

Freio, sem sombra de dúvidas, é a parte mais importante do carro. Afinal, como conseguir guiar um carro com toda segurança possível sem ter a convicção de que os freios estão em perfeito funcionamento? Mas mais do que falar sobre a importância dos freios para o carro, vamos mostrar a diferença entre os modelos de […]

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Icaro Souza

De Icaro Souza

Freio ABS ou freio a disco: entenda de vez a diferença

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Freio, sem sombra de dúvidas, é a parte mais importante do carro. Afinal, como conseguir guiar um carro com toda segurança possível sem ter a convicção de que os freios estão em perfeito funcionamento? Mas mais do que falar sobre a importância dos freios para o carro, vamos mostrar a diferença entre os modelos de freios mais conhecidos atualmente – e os mais utilizados nos carros: freio ABS e freio a disco.

freio ABS

Mostrar a diferença entre eles e entender qual é o melhor é uma decisão importante na hora de comprar um carro, por exemplo. Principalmente se for a compra de um carro usado, o qual você não tem a convicção da procedência e a qualidade do freio, é importante analisar se é um freio ABS ou não, pois atualmente, esse é um dos adicionais mais procurados pelos compradores do carro, principalmente pela segurança que o freio ABS dá ao motorista.

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O freio ABS, na verdade, é uma sigla em inglês, “Antilock Braking System”, que traduzido para o português significa “Sistema de Freio Antitravamento”, e vamos falar um pouco mais a frente dos benefícios que esse sistema pode lhe trazer, além dos motivos desse item ter se tornado obrigatório nos carros que são produzidos desde 2014, independentemente do modelo.

freio ABS

Voltando a falar um pouco do freio abs em si, o questionamento de muitas pessoas é em relação ao tempo de vida útil do equipamento e dos itens que compõem a peça, por exemplo, as pastilhas de freio, que necessitam de um cuidado especial para que a frenagem fique melhor. Identificar um problema nas pastilhas não é tão complexo e pode ser notado, principalmente, pelo barulho.

As pastilhas de freio, para quem ainda não sabe, são consideradas essenciais por estarem presentes na ponta do sistema de frenagem e serem as responsáveis diretas por fazer o carro parar. A verificação delas deve ser constante para que não falhem quando mais precisar. Você pode entender um pouco mais sobre conservação do carro aqui.

freio ABS

E, falando em segurança e melhores práticas para manter o carro protegido, fazer um seguro auto é fundamental para garantir que o carro esteja resguardado perante a diversos danos que podem ocorrer, desde eventos da natureza, como chuvas, tempestades e incêndios, até das pessoas que andam distraídas com o celular na mão e dirigindo que podem bater no seu carro.

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Diferença entre o freio ABS e o freio a disco

freio ABS

A diferença entre o freio ABS e o freio a disco está no modo que ocorre o bombeamento do fluido das pastilhas. O freio a disco, por exemplo, trava as rodas do carro completamente no momento em que é acionado, podendo causar a derrapagem do carro e provocar acidentes com maior facilidade. Já o freio ABS tem um sistema em que o carro não para por completo, e sim aos poucos.

Dessa forma, há mais garantia para o motorista e para o carro, pois o mesmo não derrapa, sem contar que a aderência com a pista também se torna maior, tornando o “processo” mais seguro. A utilização do freio ABS possibilita até que o acionamento do freio possa ser feito em curvas sem que haja o perigo de derrapagens pelo fato do volante estar esterçado, por exemplo. O motorista tem total controle sobre o veículo, diferentemente do freio a disco, um mecanismo atualmente ultrapassado e que pode fazer o motorista correr riscos.

Outros atributos importantes do freio ABS

Além de ser um item de segurança muito mais completo que o freio a disco, o freio ABS possui outro adicional extremamente interessante: sensores de velocidade e rotação. Eles são instalados nas rodas que verificam cerca de 20 vezes por segundo como anda a rotação do pneu e a velocidade do carro. Essa análise é demasiadamente importante, pois garante mais segurança no momento das frenagens, levando o freio ABS mais um ponto a frente do freio a disco.

Entrando em uma parte mais técnica e que também precisa ser levada em consideração, há uma diferença no tipo de atrito entre os dois freios. Quando falamos dos freios a disco, o atrito que acontece é chamado de cinético entre pneus e pista. Agora, quando falamos em freio ABS, ocorre o atrito já chamado de estático.

freio ABS

Talvez você esteja se perguntando qual o benefício disso e fazemos questão de explicar: o atrito estático é bem maior e mais eficiente que o cinético em relação a aderência na pista. Assim fica simples de dizer que o veículo para de maneira segura e sem preocupações com derrapagens. O carro, após o acionamento do freio ABS, para por completo cerca de 30 metros depois.

Já nas pistas molhadas, o carro para cerca de 40 metros depois da freada com o freio abs. Mesmo considerando esses 10 metros a mais, vale ressaltar que o tempo de frenagem na pista molhada do freio ABS é menor do que o tempo de frenagem do freio a disco na pista seca.

Freio ABS é tão importante que virou item de série

freio ABS

Com essas vantagens, não demorou muito para que o freio ABS fosse considerado um item essencial para o carro. Houve uma implementação nas resoluções 311 e 312 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 2009, que os freios ABS devem se tornar itens de série em todos os veículos novos saídos de fábrica desde o início de 2014, sejam eles nacionais e importados. O freio ABS virou sinônimo total de segurança.

Nesta resolução, alguns outros itens também se tornaram obrigatórios, como os airbags frontais – e esse item não poderia ter acréscimo no valor final do carro. Além desses itens, todos os carros que saem de fábrica devem conter luzes de freio, temporizador do limpador de para-brisa, limpador e desembaçador de vidro traseiro, travas de vidros elétricas, cintos de segurança, macaco, triângulo, estepe e direção hidráulica.

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