Quer aprender de forma eficiente como e quando fazer a troca do fluido de freio do seu carro? Então você está no lugar certo. Nesta matéria você terá dicas e aprenderá a fazer a manutenção de um componente essencial na estrutura do sistema de freio. Acompanhe nosso artigo até o final e fique por dentro.
Independentemente da utilidade diária do seu carro, a segurança deve ser um fator de atenção. Além de contar com vários métodos de proteger o motorista e o veículo, é preciso entender como eles funcionam.
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Quando mencionamos o freio, surgem alguns questionamentos como:
- Como saber qual fluido utilizar?
- Para que ele serve?
Essas, entre outras, surgem com mais frequência e podem ser respondidas com uma rápida pesquisa. A Minuto Seguros, além de oferecer um dos melhores Seguro Auto do país, também te ajuda a conhecer seu carro.
Criamos esse conteúdo para acabar de vez com suas dúvidas, continue a leitura e descubra o que é fluido de freio, quais os tipos e como trocá-lo.
O que é fluido de freio?
O fluido é um líquido hidráulico utilizado no sistema de freios para a frenagem do veículo. Ele conduz a pressão imposta pelo pé do motorista ao pisar no pedal e os discos reduzindo a velocidade até parar.
A composição do fluido envolve diversos aditivos que levam ao ponto de ebulição, ou seja, temperaturas altas.
Por se tratar de um componente ligado a segurança do veículo, sua funcionalidade deve ser verificada com assiduidade. A ausência de fluido ou baixa quantidade pode desencadear problemas para frear.
Contar com o auxílio de um mecânico é essencial para identificar o nível de fluido de freio no veículo. Veja alguns pontos a serem considerados:
- Verificar a existência ou não de alguma sujeira no reservatório;
- Procurar indícios de um arco de partículas e ver se o fluido está escuro;
- A troca do líquido é indicada caso esteja com cor alterada ou a cada dois anos.
Um aviso importante: Nunca utilize água para completar o reservatório, ela contamina seu fluido e altera o ponto de ebulição.
Quais são os tipos de fluido?
Existem quatro tipos de fluido de freio: DOT 3, 4, 5 e 5.1. A diferença entre eles está no ponto de ebulição que cada um atinge.
Mas qual devo usar? Cada carro possui uma indicação própria que você deve checar no manual.
A classificação dos fluidos foi determinada pelo Departamento de Trânsito dos Estados Unidos. Confira, abaixo, algumas informações sobre cada um deles.
DOT 3
O DOT 3 é considerado um dos fluidos mais econômicos que existem, indicado para freios e embreagens com sistema hidráulico em veículos leves.
Temperatura: O ponto de ebulição é de 205 °C, caso esteja contaminado com a umidade, esse valor cai para 140 °C.
DOT 4
Assim como o DOT 3, ele é composto por polietilenoglicol, mas a diferença está no tratamento químico que cada um recebeu.
Indicado para: veículos leves, pesados e importados como caminhões, tratores, ônibus e pick-ups.
Temperatura: 230 °C, mas em caso de contaminação com água a temperatura vai cair para 155 °C.
DOT 5 – Base de silicone
O que é: um fluido hidrófobo que repele a umidade, desenvolvido à base de silicone.
Indicado para: automóveis com sistema de freios ABS, que exigem maior eficiência e eficácia na frenagem.
Temperatura: 260 °C, mesmo sendo de silicone, ele ainda pode ser contaminado e baixar para 180 °C.
DOT 5.1
O que é: sua fórmula é à base de glicóis e, mesmo sendo um produto mais barato, não deve ser misturado com outros tipos.
Indicado para: automóveis leves, pesados e importados que se destaquem pela performance em situações que envolvam altas temperaturas.
Temperatura: seu ponto de ebulição chega a 270 °C, porém, ao ser contaminado pela umidade, baixa para 190 °C.
Como fazer a troca corretamente?
Para fazer a troca do fluido de freio de forma correta, o primeiro passo é contar com a ajuda de um mecânico. Somente ele poderá te orientar sobre os cuidados necessários e garantir uma manutenção precisa no veículo.
Uma dica importante é não deixar para depois, adote a manutenção preventiva e assim você também economiza com consertos.
Por exemplo, ao levar para uma vistoria de rotina, pode ser encontrado algum vazamento antes que estragos maiores aconteçam. Assim, você consegue solucionar o problema e não gastar absurdos por esperar algum contratempo.
Não esqueça que se trata de algo ligado à segurança, portanto, negligenciar uma revisão é colocar sua vida em risco e a dos passageiros.
Dica Extra: Vale a pena encher o reservatório?
Completar o óleo de freio só é indicado se for da mesma marca do que já está no reservatório e se respeitar a classificação de DOT. Se não estiver muito abaixo do nível, não há necessidade de encher.
Em situações em que o fluido apresenta uma coloração diferente, será necessário fazer sua troca completa.
Como te mostramos ao longo do artigo, o fluido de freio é algo indispensável quando o assunto é segurança. Contudo, ele não é o único recurso para proteger seu carro e você deve ter isso em mente.
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