Essa é, com certeza, uma experiência pela qual todas as pessoas devem passar ao menos uma vez na vida: viajar sozinho. A sensação de liberdade, descobrimentos, aprendizados e o frio na barriga pelo medo do novo é algo extremamente prazeroso. E se o seu medo é a solidão, deixe isso de lado, pois se tem uma coisa que você não vai estar é sozinho na viagem. Por isso, vá em frente!
Fazer uma jornada acompanhado de pessoas que você tem afinidade, gosta e preza pela companhia é muito legal, mas apostar na experiência de viajar sozinho vai fazer você ver o mundo com outros olhos, literalmente. Talvez esse texto o faça repensar as suas próximas férias e ver que o medo, nesse caso, é algo bom e que faz parte do processo.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
No entanto, é sempre bom se precaver de possíveis imprevistos e dúvidas que possam surgir, ainda mais quando as viagens são internacionais e você não conhece os destinos, nem a língua a fundo. Mas, nisso, a Minuto vai ajudar. Confira as dicas para viajar sozinho sem medo:
Hospede-se em hostels
Além de ser uma das maneiras mais simples de viajar barato, a hospedagem em hostels garante companhia para todas as horas, pois haverá muita gente entrando e saindo a todo o momento. E o mais legal: pessoas de todos os lugares, com personalidades diferentes e muita experiência para dividir. Certamente você encontrará alguém parecido com você.
Quem se hospeda em hostels, na maior parte, também está viajando sozinho e disposto a fazer amizades e explorar novos pontos turísticos juntos. Vale a pena levar essa ideia em consideração.
Planeje os detalhes com antecedência
Isso vai ajudar muito para que os imprevistos não aconteçam. Depois de decidido o destino, comece a fazer planos de passeios, rotas, conheça os meios de transporte que pretende usar, analise a localização ao redor da sua hospedagem e veja se há mercados, hospitais, shoppings e pontos de interesses próximos. Esse planejamento é importante em casos de emergências, desde fome até algo mais crítico.
Outra dica é se informar sobre a época que você pretende ir. É alta ou baixa temporada? Caso seja de muita movimentação, talvez os planos precisem começar o quanto antes…
Tenha documentos sempre em mãos para evitar problemas
Se você vai para algum país que necessita de visto, providencie isso o quanto antes e sempre ande com o passaporte. Isso é a garantia que você está legalmente no país, além de ser uma apresentação oficial.
Andar com uma cópia autenticada do RG também é uma boa dica para eventuais problemas de roubo, furto ou perdas.
Anote telefones úteis e os carregue com você
Em casos de imprevistos, ter o número da embaixada brasileira daquele local ou mesmo da polícia turística é imprescindível nas viagens internacionais. O número do local em que se está hospedado também é não pode faltar na sua agenda. Não pense duas vezes antes de contatá-los se tiver algum problema. Viajar sozinho também é ser precavido.
Faça um seguro viagem
Para garantir mais proteção e segurança ao viajar sozinho é indicado que um seguro viagem seja feito. Como não dá para prever o que vai acontecer, é bom se garantir. Um tratamento médico fora do país pode ser muito caro. Uma cobertura de US$ 50 mil é o mais indicado.
E o seguro viagem também serve para destinos nacionais. Estar protegido garante mais tranquilidade durante o período longe de casa.
Cote o seu seguro na Minuto e receba planos com opções específicas para a sua viagem e para o seu perfil. É bem simples e rápido.
Administre muito bem o seu dinheiro
Como você vai estar viajando sozinho, será difícil recorrer a alguém caso esteja faltando verba, portanto, faça uma boa administração do que pretende levar e do quanto vai gastar. É muito bom sempre ter dinheiro em espécie, pois não são todos os lugares que aceitam cartão ou cheques.