Os carros zero quilômetro ainda são preferências na hora da aquisição, ainda mais pela facilidade de pagamento que algumas montadoras oferecerem recorrentes e a menor incidência de problemas que os carros novos dão, mas isso não é uma máxima, afinal, a compra de carros usados pode ser extremamente válida, principalmente se houver uma busca minuciosa. Há diversos modelos de carros usados baratos espalhados pelo território nacional, mas que precisam ser garimpados. A compra desse tipo de veículo requer muita atenção, ainda mais no que se refere à documentação de carros usados. Por isso, fique atento nos detalhes que iremos passar a seguir sobre esse assunto.
E, tão importante quanto realizar uma boa checagem na documentação de carros usados é fazer um seguro para o seu “novo” carro. Andar desprotegido é muito perigoso, ainda mais pelo alto índice de roubos que o país atravessa. Em pesquisas recentes, um dado chamou a atenção: um carro é roubado por minuto no Brasil. Por isso, mantenha o seu bem protegido com um seguro auto. Na Minuto, fazemos cotações com 12 seguradoras que irão lhe passar preços e planos de acordo com o seu perfil. Preencha o nosso formulário ou clique no botão abaixo para cotar um seguro de carro grátis agora.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS
Voltando a falar sobre a documentação de carros usados, esse é um ponto muito importante para verificar antes de fechar a compra, quase tão importante quanto checar a parte mecânica e estética. Faça um pente fino e tenha convicção de que o carro não tem nenhuma pendência que possa lhe causar algum tipo de transtorno na hora de fazer a transferência de veículo para o seu nome.
Como fazer a checagem da documentação de carros usados
Essa é uma busca mais simples do que as pessoas imaginam. Apenas com o número do Renavam e a placa do carro é possível verificar no site do Detran da sua cidade como está a situação do veículo.
Com esses dados é possível, por exemplo, saber se o carro foi adquirido de leilão ou teve algum sinistro considerável. Sem contar, é claro, multas pendentes, alienação, licenciamento atrasado ou outras taxas referentes ao carro.
Atente-se também na hora de checar a numeração do chassi e do motor
Esses números, na hora da compra de carros usados, acabam passando despercebidos pela maioria dos compradores, mas são muito importantes, pois a numeração pode estar raspada ou até mesmo adulterada. Caso não saiba onde encontrar esses números, é bem simples: o primeiro deles está marcado em uma parte estrutural do veículo, geralmente em baixa do tapete, por exemplo, e também em seus vidros. Já a numeração do motor é encontrada, em grande parte dos casos, ao lado do bloco do motor.
Essa verificação é importante por dois relevantes motivos: evita a compra de um carro clonado ou sem motor original. E ninguém quer passar por uma situação como essa…
Preço para fazer a checagem de documentação de carros usados com empresas
Isso acaba variando um pouco de estado para estado, mas em São Paulo, os preços ficam em torno de R$ 150 a R$ 300, dependendo do tipo de carroceria do veículo.