Época de fortes chuvas e a grande preocupação vem à tona: e se eu passar por alagamentos, o que devo fazer? Realmente, não é uma situação simples, mas, com a constância das chuvas, estar preparado para tomada de qualquer decisão é fundamental. Abordaremos neste texto quais as providências que devem ser tomadas se o seu veículo passar por caminhos cheios de água e alagamentos, e o que fazer para que as avarias não sejam grandes ou nenhuma, de preferência.
Mas, além de conhecer as dicas para enfrentar alagamentos, ter um seguro de carro é fundamental para, caso não seja possível livrar-se do alagamento, você ter a devida proteção caso aconteça uma perda total. A Minuto Seguros é uma das maiores corretoras de seguro do Brasil e conta com mais de 10 seguradoras, que estão entre as melhores do Brasil, prontas para te oferecer um plano adequado às suas necessidades. Faça uma cotação agora mesmo preenchendo o formulário em nosso site, clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligando gratuitamente no 0800 882 0656.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS
Em São Paulo, por exemplo, as chuvas estão cada vez mais fortes e mais frequentes, causando estragos em diversas cidades e, inclusive, na capital. Esses danos atingem muitos veículos e, em alguns casos, não há mais conserto, por isso, estar respaldado com a cobertura compreensiva, que lhe protege contra enchentes, é essencial. Lembrando que, o seguro auto só irá oferecer cobertura contra enchentes e alagamentos se o motorista não quiser enfrentar um alagamento e ficar ilhado. É claro que em alguns casos não há o que fazer, quando, por exemplo, o carro está estacionado na garagem de um prédio, parado no trânsito, quando, de fato, não há o que fazer. Entender e saber exatamente o que fazer no momento de enfrentar alagamentos é essencial para garantir a sua proteção.
Agora, a atenção precisa estar ligada diretamente a como enfrentar os alagamentos e evitar que o seu carro passe por maiores problemas. Às vezes, a melhor solução pode ser encostar o carro de lado e esperar a chuva dar uma trégua.
Atenção ao nível da água nos alagamentos
Essa é uma parte muito importante quando você estiver dirigindo o seu carro e se deparar com um alagamento. Como dissemos, enfrenta-lo pode não ser a melhor solução, ainda mais se a chuva e a própria água estiverem apresentando alguns sinais.
Por exemplo, uma dica geral é nunca seguir a diante se o nível da água estiver ultrapassando a metade da roda. A probabilidade de o carro não conseguir passar é gigantesca, ainda mais se forem os famosos “modelos populares” e 1.0. A força do carro não será suficiente para enfrentar esse “mar” de água e a chance de ficar ilhado é enorme. Portanto, água acima da metade da roda: fique parado e não tente passar!
Desligue o ar-condicionado em alagamentos
Outra dica muito importante e que as pessoas acabam não se atentando quando estão nas enchentes e alagamentos: desligar o ar condicionado é muito importante. Como está chovendo e as pessoas não querem se molhar e nem molhar a parte interna do carro, fecham as janelas e ligam o ar. Só que para enfrentar os alagamentos, isso tem um problema: o carro perde a força e aumenta o risco de calço hidráulico. O calço hidráulico é o nome atribuído à situação em que a água entra nos cilindros e impede o curso normal dos pistões. Com isso, outros componentes precisam realizar um esforço maior do que deveriam e, assim, acabam deformados, gerando a necessidade de uma troca. Além disso, a água pode entrar na tomada de ar do motor e causar um grande problema e, obviamente, outra necessidade de troca de peça.
Por isso, assim que estiver num alagamento e for tentar enfrenta-lo, desligue o ar condicionado para evitar esse tipo de transtorno.
Atenção se for arriscar atravessar o alagamento
Essa parte é a mais importante, afinal, é quando, de fato, o motorista toma a atitude de enfrentar o alagamento, após análises prévias de como estão as condições.
A primeira dica é: não mude de marcha, pois há chance de entrar água, o carro engasgar e morrer. Mantenha somente a primeira ou segunda marcha com o intuito de garantir mais força ao veículo para enfrentar os alagamentos. Caso o carro morra, mantenha-o desligado. Dar nova partida ao veículo pode facilitar a entrada de água no motor e isso sim será o maior dos problemas.
Portanto, mantenha essas duas dicas em mente: não mude de marcha enquanto estiver enfrentando os alagamentos para evitar que o veículo morra. Mas, se mesmo assim isso acontecer, não dê nova partida.
Passou por uma enchente? Limpeza completa no carro!
Depois de passar com o seu carro por uma enchente, será necessário fazer uma limpeza completa, ainda mais se entrou água na parte de tapetes e carpetes. Essa limpeza, além da parte interna, precisa incluir o sistema de ventilação do carro.
Quando há a contratação de seguro auto com a Minuto, e em alguma seguradora confiável e de qualidade, assim como são todas que trabalham com nós, pode haver a opção de cláusula de higienização, como na Azul Seguros, do Gripo Porto Seguro, que dá cobertura para o carro nesse tipo de acontecimento.
Faça um seguro auto e fique protegido contra as enchentes e alagamentos
No momento da contratação de um seguro compreensivo, ou “seguro completo”, a proteção e cobertura contra enchentes e alagamentos já está garantida, deixando, dessa forma, o cliente muito mais seguro, ainda mais nas épocas de chuvas, nas quais os alagamentos são mais recorrentes.
Um dado interessante é que quanto mais componentes eletrônicos estiverem ao alcance da água, maior será a dor de cabeça para reparar os danos. O conserto de um veículo avariado por alagamentos varia dos R$ 1.000, preço médio da lavagem e higienização completa, até impressionantes R$ 40.000. É melhor ter seguro, né?
Portanto, contrate agora mesmo, preenchendo o formulário ou ligando para o número 0800 882 0656! A ligação é grátis e você será atendido por um consultor especialista, que saberá exatamente o que te oferecer para a proteção do veículo.