Ter um carro é uma alegria para muita gente. Um grande investimento e um sonho realizado. Por isso, ter cuidado com eles nunca é demais. A responsabilidade de ter um automóvel é muito grande e o cuidado dele deve estar no topo da lista das “obrigações” do motorista. Dentro dos cuidados para zelar bem pelo carro, um deles é o fato de manobrar carros.
Muitas pessoas, mesmo que dirigindo há algum tempo, ainda sentem dificuldades em manobrar o carro e acabam, inclusive, danificando com pequenos riscos e amassados em estacionamentos mais apertados ou em balizas. Mais do que saber manobrar carros, isso deve ser feito com segurança. E afinal, você sabe conhece todas as dicas e macetes de como fazer isso?
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Atenção e cuidado ao manobrar carros
O momento da manobra é extremamente crucial e isso requer muita atenção do condutor. O tipo da vaga escolhida vai fazer com que você tenha que decidir qual a melhor posição para o carro, de modo que ele entre sem nenhum arranhão ou batida. Separamos alguns tipos de vagas mais comuns e o melhor jeito para manobrar em cada uma delas.
Vagas em 90º ou inclinadas
Vagas geralmente estão localizadas em mercados ou shoppings centers. Esse tipo de vaga é o mais simples de entrar, mas nem por isso requer menos atenção atenção com todos os pontos, inclusive com os retrovisores. Embique seu carro do lado contrário à vaga, bem pouco à frente, fazendo com que a traseira dele fique em direção a vaga. Em seguida, entre de ré e vai esterçando o carro conforme o espaço da vaga. Essa sugestão de como manobrar carros vai facilitar, por exemplo, na hora de você sair, pois o veículo estará de frente.
Vagas paralelas
Essa talvez seja o tipo de vaga mais difícil que existe, pois exige a temível baliza, um terror para quem está aprendendo a dirigir. Muitas pessoas optam até pelo sensor de estacionamento para ajudar nesses casos.
Para entrar nessa vaga, acione a seta para o lado da vaga antecipadamente. Pare o carro paralelamente ao veículo da frente e deixe os parachoques traseiros alinhados. Logo após vire todo o volante para o lado da guia e comece a dar ré em baixa velocidade, sentindo se o carro está entrando com perfeição na vaga.
Em seguida vire o volante para o outro lado até enxergar no retrovisor o farol dianteiro que estiver mais próximo a guia do automóvel de trás. Depois vire completamente para o outro lado e ajeite para entrar na vaga, sempre olhando nos retrovisores.
Preste atenção nas descidas
Em uma vaga em descida, garanta que seu freio de mão está com a manutenção em dia, afinal, ele é peça fundamental nesse processo, fazendo com que o carro não desça.
Outra dica bastante importante é sempre deixar a primeira marcha engatada, isso vai fazer com que a inércia do carro seja mantida ao manobrar carros com perfeição.
Acessórios que auxiliam a manobra
Hoje em dia com a avançada tecnologia automotiva, as montadoras oferecem mais facilidade para estacionar com segurança. Sensores de distância e câmeras de ré fazem com que seu campo de visão sejam ampliados, fazendo com que a manobra do carro seja mais simples.
Mas é muito importante tomar cuidado com os aparelhos que não vêm de fábrica, porque eles, geralmente, podem apresentar problemas, colocando sua segurança em risco.
As sinalizações devem ser respeitadas
Agora que você já entendeu como manobrar carros, não se esqueça de respeitar as sinalizações nas vagas de estacionamento e nas vias públicas. Recentemente, a multa por parar na vaga de idoso e deficiente subiu e hoje é até em shoppings e mercados, você pode ser multado.