Comprar um imóvel é muito mais do que realizar o sonho da casa própria. Essa aquisição requer muito planejamento financeiro, escolhas assertivas, pesquisa de lugares que lhe agradem, preços atrativos, créditos bancários ou financiamento com taxas que não sejam abusivas e muito mais. Por isso, saber analisar os principais cuidados antes de fazer a aquisição é muito importante para que o sonho não vire pesadelo.
Pensando nisso, a Minuto reuniu algumas dicas para ajudar os futuros consumidores de imóveis a fazerem escolhas certas e sem dúvidas. Primeiramente, comprar um imóvel não é algo que precisa ser feito do dia para a noite, portanto, sem pressa e sem afobações para não fazer um mau negócio.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Fora isso, há outras dicas que envolvem a compra do imóvel e que iremos listá-las abaixo. Confira:
Defina um tipo de imóvel para buscar
Isso é muito importante, pois irá segmentar as suas opções e ajudar na busca. Por exemplo: você pretende comprar uma casa ou um apartamento? Na planta, novo ou usado? Com um, dois ou três quartos? Que tenha varanda e um bom quintal? Com ou sem suíte? Enfim, todos esses filtros são essenciais para serem feitos e que ajudam na otimização na hora de comprar um imóvel.
Englobe nesses filtros a localização, possíveis proximidades a pontos de interesse, vias principais ou transporte público. Certamente a sua escolha será facilitada.
Faça o planejamento para o pagamento
Talvez a parte mais importante ao comprar um imóvel: decidir como o pagamento será feito. Em grande parte, as pessoas optam pelo financiamento bancário ou parcelamento com a construtora durante o período de obras.
Mas, também é válido avaliar as opções disponíveis para quitação desse financiamento, como: um carro, uma reserva guardada na poupança ou qualquer outro tipo de bem que possa ser revertido em dinheiro. O FGTS é outra boa saída.
Observe com cautela a região do imóvel
Você, provavelmente, já tem uma lista com bairros que mais lhe agradam. Mas, antes de optar por um deles é indicado que algumas visitas sejam feitas, tanto de dia quanto de noite. Isso vai te ajudar a ter uma noção mais ampla e precisa do bairro em questão.
Avalie barulhos, movimentação em horários nos quais você costuma passar, infraestrutura ao redor, se a região é mais comercial ou residencial, serviços disponíveis… Esses pontos podem ser cruciais na decisão de comprar um imóvel. Nunca se esqueça de conversar sobre o bairro com seus potenciais vizinhos.
Analise bem um imóvel usado
Por não ter um histórico preciso e real, os imóveis usados tendem a dar mais dor de cabeça para os compradores. Na hora da visita, busque ver se há sinais de infiltrações, fiações com problemas, pisos antigos e com propensão a quebrarem, rachaduras nas paredes, etc.
Tudo isso envolve custos altos, pois são estruturais. Pense que além da compra você terá que arcar com essa manutenção extra.
Atenção à comissão paga ao corretor
Em geral, o preço do imóvel já engloba o valor que será dado ao corretor pela negociação, mas nem sempre é assim. Antes de fazer qualquer oferta, saiba exatamente se o valor do imóvel já inclui a comissão do corretor ou se haverá adicionais.
Lembre-se dos custos pós-compra
Você já vai gastar uma boa quantia na de comprar um imóvel, invariavelmente. Mas não se esqueça de que ainda outros custos irão aparecer. O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), por exemplo, é um deles, além das taxas de cartório. Em média, esses custos podem chegar até a 4% do valor do imóvel, ou seja, não vai ser barato!
Fazer um seguro residencial
As pessoas, a cada ano, estão se conscientizando da importância em contratar um seguro residencial. Falamos sobre isso nesse texto, mostrando que 2016 é um ano com probabilidade de crescimento para esse tipo de seguro, afinal, comprar um imóvel e não protege-lo é algo bem arriscado. Se ainda não está convencido, leia esse outro texto em que apresentamos ótimos motivos para contratar um seguro para sua casa.
O valor é bem baixo e cabe em qualquer orçamento, garantindo a proteção ao seu mais novo bem. Faça uma cotação online com a Minuto Seguros! É simples e rápido!