Não é incomum ver motoristas inseguros na hora de abastecer o carro. Notícias frequentes de postos com combustíveis adulterados pipocam com certa frequência, gerando esse mal estar entre cliente e consumidor. Precisar abastecer o carro em algum lugar que não seja de sua confiança é motivo para extremo receio e até certo medo, pois os danos causados ao carro podem ser muito graves.
Pensando nisso, reunimos algumas dúvidas e cuidados essenciais que podem ajudar bastante ao encher o tanque do carro e deixá-lo sem riscos de panes.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
O preço não é o mesmo em todo lugar
Pechinchar preços pode gerar uma boa economia, mas tome cuidado com valores muito abaixo do mercado. Isso pode significar que o produto não tem a melhor qualidade ou estar adulterado.
Tenha um posto de confiança
Abastecer sempre no mesmo lugar é bom por um único motivo: caso ocorra algum problema no motor do seu carro devido a combustível, você saberá identificar com mais facilidade.
E, mesmo sendo de confiança, não se esqueça de pedir a nota fiscal sempre que abastecer. Ela é uma garantia que o posto está funcionando dentro da legalidade, além, é claro, de ajudar a resolver possíveis imprevistos.
Faça o teste do combustível
Caso você não possa abastecer no seu posto de confiança, faça o teste da proveta para analisar se o produto é de qualidade. Esse é um direito assegurado pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Quais problemas são decorrentes do combustível adulterado?
Se o combustível for ruim, logo você notará falhas no funcionamento do motor. Dificuldades para ligar ou ficar “engasgando” enquanto anda são apenas alguns desses sintomas.
O mais indicado é levar o carro até o seu mecânico de confiança para que ele esvazie o tanque. Manter o combustível adulterado pode acarretar em entupimento do motor, rompimento das borrachas do sistema de alimentação e aumento do depósito de carvão nas válvulas e velas. Essa sequência de problemas gera a temida pane no motor.
Como solucionar esse problema?
O mecânico irá limpar os bicos de injetores de combustível e fazer a substituição de todos os filtros. Isso vai garantir mais tranquilidade para fazer um novo abastecimento.