Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Correia do alternador: o que é, qual sua importância e preço

A mecânica do veículo é complexa e depende de muitas peças para funcionar corretamente, uma delas é a correia do alternador. Veja qual a função dela, os problemas mais comuns e proteja o seu carro contra graves danos.

8 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Correia do alternador: o que é, qual sua importância e preço

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Imagem da correia do alternador

Quer saber tudo sobre a correia do alternador? Então você está no lugar certo. Na matéria de hoje vou explicar o que é essa peça e qual sua importância para o carro.

Seu automóvel pode ser um super carro, daquelas máquinas de dar inveja em qualquer um ou pode ser um veículo popular, dos modelos mais baratos do Brasil mas, algo que não vai mudar entre eles é a importância da correia do alternador, afinal, ela é mais uma das peças que fazem a diferença, como as velas de ignição ou a correia dentada.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


Veja abaixo tudo sobre essa importante peça do seu carro.

O que é a correria do alternador? 

O alternardo é responsável por gerar energia para que tudo que é elétrico no seu carro funcione. Sendo assim a correria do alternador é parte importante desse sistema ao transformar a energia mecânica do veículo em energua elétrica. Sem ela a bateria do carro para de distribuir energia e tudo que for elétrico no seu carro deixa de funcionar.

Ela funciona passando pela polia do eixo do motor, que também pode ser chamada de eixo virabrequim ou girabrequim e, daí, transmite a força necessária para a polia do alternador, fazendo com que ela gire, possibilitando a geração de energia. É assim que, em termos mais técnicos, o seu carro funciona.

Para que serve a correia do alternador?

A correia do alternador tem funções diferentes dependendo do modelo do carro ou da montadora. Em alguns modelos, por exemplo, ela é responsável por transmitir força para a bomba da direção hidráulica e para o compressor do ar condicionado, super importante para manter o ar gelando.

Essa peça, na maioria das vezes, é bem grande, pois desempenha outros papéis no carro. Já as correias que servem exclusivamente para o alternador são menores, devido a única função que exercem. Nos carros onde a a correia do alternador tem função única, as outras duas se fazem presentes na mecânica do automóvel: a correia para direção hidráulica e a para o ar condicionado. Já os modelos para o alternador podem ser de dois modos: em ‘V’ e ‘poly V’.

Qual o preço da correia do alternador?

O preço da correia do alternador pode variar bastante de acordo com o modelo do veículo. Em sites de autopeças é possível encontrar peças que vão de R$ 14,50 para a Hyundai Tucson até mais de R$ 200,00 para o Ford Mustang.

Nossa dica na hora de comprar essa peça é pesquisar bastante antes de comprar, pois só assim você garante o melhor preço.

Posso andar com a correia do alternador quebrada?

Não, se você fizer isso a bateria não vai receber carga e o carro vai simplesmente parar de funcionar. Além disso, andar com ela pode causar problemas maiores como

  • Superaquecimento do motor, pois sem energia a bomba de água não estará funcionando;
  • Queima da junta do cabeçote.

Você já deve ter percebido a importância da correria do alternador, não é mesmo? Se ela se partir, você deve trocar o mais rápido possível para evitar problemas maiores

Principais cuidados com a correia do alternador

Não é segredo que a maioria das usadas nos carros tem como uma das matérias-primas principais a borracha, ou seja, com o tempo, a probabilidade da correia do alternador ressecar é muito grande se a mesma não for cuidada da maneira correta.

Quando as correias ficam ressecadas, elas começam a sofrer pequenas rupturas ou rasgos nos vincos que se encaixam na polia e realizam o processo informado anteriormente. Com o tempo e a falta de manutenção, é bem provável que os danos aumentem, levando-a a quebrar por completo.

Em casos como o citado acima, o maior cuidado que precisa ser destinado à correia do alternador é a troca de acordo com o tempo indicado pelo fabricante no manual do carro.

Dependendo da potência do motor, o tempo de vida útil pode variar. A dica, então, é usar uma correia do alternador de boa qualidade, minimizando os possíveis danos causados pelo passar do tempo.

Caso você tenha comprado um carro usado e não saiba exatamente qual é a idade da correia do alternador, a recomendação é passar numa oficina que tenha um mecânico especializado e pedir que ele dê uma olhada. Com um parecer profissional será possível identificar quanto tempo de vida ainda terá.

Problemas mais comuns na correia do alternador

Confira abaixo os problemas mais comuns nessa peça do seu carro.

Folga na correia

Esse é um porblema de simples resolução, bastando apertar para que a peça pare que a peça pare de chiar. Se você não sober onde essa peça se localiza, o ideal é levar seu carro a um mecânico de confiança para que ele faça esse ajuste.

Rompimento parcial ou total

Não há problema mais comum na correia do alternador do que a ruptura ou a quebra completa. Quando isso acontece, a probabilidade do funcionamento do motor e de outras peças ficarem comprometidos é muito grande.

Quando a correia do alternador quebra, os problemas mais sérios podem ser: o alternador do carro parar de gerar energia para a bateria, ou a bomba d’água parar de funcionar, fazendo com que a água fique parada no bloco. Isso pode causar o aquecimento do motor ou fazer com que o ar condicionado e direção hidráulica parem de funcionar, nos casos de carros em que a correia do alternador também tem essa função.

Como resolver os problemas com a correia do alternador

Não há manutenção mais certeira para a correia do alternador do que realizar sua troca. Isso garante 100% de eficiência no funcionamento da peça.

A dica é que a substituição seja feita assim que a correia romper. Mesmo que ela não esteja partida por completo, trocar vai garantir um carro em perfeito funcionamento, sem chances de possíveis danos em outras peças.

Caso não seja possível realizar a troca imediata da correia do alternador, um pequeno reparo pode ser feito caso ela desfie e fique parecendo duas correias: cortar a parte desfiada e verificar se ela se embolou no restante da polia. Assim, é possível seguir com a viagem ou o roteiro imaginado, sem se esquecer de realizar a substituição da correia na primeira oportunidade.

Lembre-se: essa é uma medida de emergência e deve ser feita somente em casos extremos. Não realize esse tipo de procedimento no dia a dia acreditando que a peça e o motor irão funcionar perfeitamente por muito tempo.

A correia do alternador é uma peça muito importante e deve ser checada periodicamente, garantindo que ela esteja em condições de uso adequadas. Esta checagem pode ser realizada em revisões antes de uma viagem de carro, por exemplo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre a importância ou funcionamento da correia do alternador, deixe sua pergunta nos comentários, a saúde do seu carro agradece!

Evite dor de cabeça: cote seu seguro na Minuto Seguros

Mais do que proteger o seu carro com manutenções e revisões, fazer um seguro auto é essencial para garantir que ele esteja coberto nas mais diversas situações. Na Minuto Seguros, cotamos com mais de 16 seguradoras e montamos um plano de acordo com a sua necessidade e o seu perfil.

Quer proteger o seu carro contra qualquer imprevisto? Então faça agora mesmo uma cotação online sem compromisso com a Minuto Seguros, ou se preferir pode ligar gratuitamente para 0800 882 0656 e falar diretamente com um consultor.

Navegue neste post