Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Consórcio de carro: o que é e como funciona

Muito buscado no Brasil, o consórcio de carro é uma uma alternativa popular para quem deseja adquirir um veículo de forma planejada e econômica. Porém, essa modalidade ainda gera algumas dúvidas em quem está cogitando a adesão. Por isso, hoje vamos detalhar todas as etapas do processo, vantagens e pontos de atenção que precisam ser […]

7 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Consórcio de carro: o que é e como funciona

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Muito buscado no Brasil, o consórcio de carro é uma uma alternativa popular para quem deseja adquirir um veículo de forma planejada e econômica. Porém, essa modalidade ainda gera algumas dúvidas em quem está cogitando a adesão.

Por isso, hoje vamos detalhar todas as etapas do processo, vantagens e pontos de atenção que precisam ser considerados para te ajudar a analisar se é a melhor opção de investimento para o seu momento de vida atual.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


O que é um consórcio de carro?

Um consórcio é uma forma coletiva de compra na qual um grupo de pessoas se une para contribuir mensalmente com um valor estipulado, formando uma poupança comum para o fim de compra de um mesmo item. Essa poupança permite a aquisição de bens, como neste caso, um carro, por meio de sorteios mensais ou lances.

No Brasil, o consórcio de carros tem ganhado popularidade em razão da baixa taxa de juros e da flexibilidade oferecida nos prazos de pagamento, o que atrai os mais variados públicos e com variados valores de investimento.

Como ele funciona? 

O consórcio de carros funciona da seguinte forma:

  1. Formação de grupos: a administradora responsável pelo consórcio monta grupos de pessoas com o mesmo objetivo financeiro e, a partir disso, começa a recolher os valores mensais de cada um dos participantes.
  2. Contribuições mensais: depois do grupo formado, todos os participantes contribuem mensalmente com uma quantia igual e predeterminada durante todo o período preestabelecido contratualmente.
  3. Sorteios e lances: mensalmente, são realizados sorteios entre os participantes, e aqueles que não forem sorteados podem oferecer lances para antecipar a contemplação. De qualquer maneira, os que não quiserem oferecer lances, continuam ativos e participam das assembleias  seguintes até o fim do regime do consórcio. Não há chance de não ser contemplado, a única questão é o tempo em que isso pode demorar para acontecer.
  4. Cartas de Crédito: os contemplados em sorteio, por meio de lances ou por quitação de contrato recebem uma carta de crédito, que pode ser utilizada para a compra do veículo em lojas que aceitem essa modalidade de financiamento. A carta pode ser usada para compra à vista ou como entrada de veículos com valor maior do que a carta de consórcio.
  5. Utilização da Carta de Crédito: com a carta de crédito em mãos, o contemplado pode escolher e comprar o carro desejado, seja ele novo ou usado, de acordo com as regras do consórcio. O valor da carta pode ser usado para quitar o carro ou complementar o valor, caso o carro escolhido seja mais caro.
  6. Continuação dos pagamentos: mesmo após a contemplação e aquisição do carro, o participante deve continuar pagando as parcelas mensais até o final do consórcio.

Vantagens do consórcio

Participar de um consórcio de carro oferece várias vantagens financeiras e estratégicas. A principal delas é a ausência de juros, tornando o consórcio uma opção mais econômica em comparação ao financiamento tradicional. As parcelas são fixas e previsíveis, permitindo um melhor planejamento financeiro. Além disso, não é necessário dar uma entrada inicial, tornando-o acessível para quem não tem uma quantia inicial disponível. 

Outra vantagem significativa é a flexibilidade na escolha do veículo, pois ao ser contemplado, o participante pode adquirir um carro novo ou usado conforme suas necessidades e preferências.

Os consórcios também são uma forma de poupança forçada, ajudando os participantes a formar um patrimônio ao longo do tempo. A possibilidade de antecipar a contemplação por meio de lances dá ao participante a chance de obter o carro antes do término do consórcio. 
Regulamentados pelo Banco Central do Brasil, os consórcios garantem segurança e transparência nas operações. Além disso, em alguns casos, é possível usar o FGTS para ofertar lances ou complementar o valor da carta de crédito, oferecendo ainda mais flexibilidade financeira.

Pontos de atenção

Antes de fazer a escolha final sobre um contrato de consórcio, é preciso ficar atento a alguns pontos importantes para que não haja nenhuma insatisfação no processo. Mesmo não existindo juros no consórcio, existem taxas de administração que precisam ser levadas em conta no cálculo final. Também é importante ter em mente que a aquisição a curto prazo do veículo depende da sorte em cada sorteio e da disposição de dar lances, então paciência é fundamental durante todo o processo.

Além disso, para fazer um consórcio com segurança e evitar golpes que são muito comuns nesse mercado, é muito importante pesquisar e contratar administradoras confiáveis e verificar sua reputação e transparência.
A administradora ideal deve deixar todos os passos do processo claros e prestar suporte para todas as suas dúvidas desde o passo a passo inicial, considerando especialmente as possíveis taxas que possam surgir no meio do processo até a carta de contemplação. 

Como participar?

Agora que você já sabe as principais vantagens e pontos de atenção na hora de escolher o seu consórcio, vamos exemplificar o passo a passo da participação:

  1. Registro: depois de escolher a administradora que mais te transmite segurança, chegou a hora de fazer a inscrição dos seus dados para escolher o consórcio que mais combina com você.
  2. Escolha do plano: com os dados cadastrados, chegou a hora de definir o valor e o prazo do seu consórcio.
  3. Participação em assembleias: após escolher o plano, é preciso atenção nas datas da assembleia para ficar de olho caso seja sorteado ou queira dar algum lance.
  4. Contemplação: sendo contemplado por meio de sorteios, lances ou finalização de contrato, finalmente chegou a hora de ter sua carta de crédito em mãos.
  5. Aquisição do veículo: com sua carta validada, você pode finalmente utilizar esse crédito para compra do seu veículo à vista ou pode usar o valor como entrada e financiar o restante como preferir.

Principais diferenças entre consórcio e financiamento?

Por serem duas formas populares na hora de adquirir bens, existem muitas dúvidas sobre as principais diferenças entre o consórcio e o financiamento bancário.

A principal e mais significativa delas é a baixa taxa de juros, que no consórcio é quase zero se compararmos com as taxas aplicadas por bancos na hora de financiar bens.

Outra diferença significativa é a aquisição imediata do bem. No consórcio, é preciso estar disposto a esperar o tempo de contemplação;  já no financiamento a aquisição é imediata.

Então, o mais importante na hora de escolher essas duas modalidades de pagamento é: taxa de juros e necessidade de imediatismo.

Então, quando optar por um consórcio de carro?

A resposta é simples: se o seu perfil de consumo e momento de vida permitem esperar pela aquisição do veículo e você deseja economizar nos juros, o consórcio pode ser uma forma mais vantajosa de investimento.

E se você gostou deste artigo e quer ficar por dentro do mundo automotivo, acompanhe-nos nas redes sociais e visite nosso blog para mais dicas, novidades e notícias!

Navegue neste post