Os amantes de carro vão enlouquecer! O Gol GT chegou para revolucionar o mercado dos esportivos em uma mistura muito particular do Gol duas portas e toques do Golf GTI. No entanto, ainda existem pequenas ressalvas: o veículo não está em produção, apesar dos apelos dos aficionados pela montadora e, principalmente, pelo modelo. Só que um fio de esperança pode surgir.
Há 15 anos, a Volkswagen parou de produzir e comercializar o último Gol GTI, com um motor 2.0 16V de 145 cv. Essa versão foi uma das últimas que poderiam ser chamadas de esportivas, até mesmo em linhas especiais ou versões diferenciadas nenhum modelo chegou próximo ao Gol GTI.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Esse delay da criação de um modelo esportivo gerouum sentimento de ausência nos amantes e admiradores do Gol GT, afinal, ele foi sucesso de vendas, principalmente na década de 80, quando o carro chegou ao Brasil, após as primeiras versões do Gol.
Mas, a espera pode ter chegado ao fim. O Gol GT Concept, que recentemente foi apresentado no Salão do Automóvel, tem chances de não ser apenas um carro de mostruário e ir às ruas com todo seu estilo esportivo.
História do Gol GT no Brasil
O Gol, na verdade, surgiu há muitos anos no Brasil. Por volta de 1980, chegou com várias promessas que, realmente, chamaram a atenção dos consumidores de carro no Brasil, que eram poucos até então – afinal adquirir um carro requeria um investimento relevante. Não que hoje isso tenha mudado muito, mas as facilidades são muito maiores. Novos e usados podem ser comprados depois de muita pesquisa e diferenças entre os prós e contras de cada um, mas com diversas possibilidades.
Mas, voltando ao Gol, ele se iniciou no país com um modelo bem mais europeu do que a Brasília, até então, o carro mais popular nesse quesito. Além disso, as variações do Gol foram deixando o fusca bem para trás em diversos aspectos. O primeiro modelo tinha um motor de 1.3 com apenas 42cv, que foi mudando com o passar do tempo, até que, em 1984, a primeira versão do Gol GT chegou ao país, revolucionando, de fato, o mercado automobilístico.
Com uma forte concorrência do Ford Escort XR3, a Volkswagen apostou num motor potente, 1.8 8V e refrigerado a água. Com isso, o motor chegava a interessantes 99cv de potência, com um torque de 14,9 kgfm. Outro chamariz do carro era que, por causa do peso relativamente baixo, ele chegava de 0 a 100km/h em menos de 10 segundos. Um avanço e tanto para a época.
Mas não era apenas a parte mecânica que chamava a atenção dos consumidores. Para acompanhar, a parte estética era levada muito a sério, afinal, quem tinha um carro esportivo nessa época queria ter o prazer de desfilar pelas ruas. As faixas pretas na carroceria, os faróis ladeados por piscas, ao melhor estilo Voyage e o escapamento duplo traziam um charme inigualável para o Gol GT.
A parte interna era considerada fabulosa, pois continha detalhes incríveis, como os bancos envolventes e os apoios para as coxas. E não parava por aí: o painel investia pesado no grafismo vermelho, trazendo o indispensável, e quase inédito para a época, conta-giros. Já o volante pequeno trazia um aspecto esportivo ainda maior ao carro.
Com tantas características, fica fácil entender o porquê o Gol GT foi o rei da linha da Volks. Durou alguns anos até sair de linha, em 1987. Mas, voltou readaptado, primeiramente, com o Gol GTS e depois com o famoso Gol GTI, inspiração para o modelo lançado recentemente no Salão do Automóvel e que está sendo aclamado pelo público, Gol GT Concept.
Criação do modelo
Mesmo com um pé atrás para a criação de modelos esportivos, a Volks se rendeu aos pedidos calorosos dos fãs do Gol. O conceito foi assinado pelo estúdio da Volkswagen no Brasil, comandado atualmente por José Carlos Pavone. O pedido foi feito pela Volks, principalmente levando em conta os mais saudosistas e que estavam sentindo falta de um modelo que lembra-se ou fosse baseado no Gol GT, um dos carros mais importantes da história da Volkswagen.
Os grandes chamarizes desse carro se destacam em alguns pontos, como os para-choques alargados e tomadas de ar maiores. Além disso, os faróis ganham um toque especial: diferentes e modernos, full leds e projetores. Ao invés dos faróis de neblina, uma demarcação de LED foi colocada para figurar na composição da parte dianteira do Gol GT.
Nova base do Gol
Com o intuito de deixar o carro totalmente com um ar esportivo, as duas portas, obviamente, foram mantidas. O destaque vai para a pintura: cinza volcano com detalhes em vermelho e um teto preto brilhante. O vermelho, por sinal, foi uma escolha muito bem pensada, pois era a principal tonalidade da primeira versão do Gol GT, tanto na parte externa, quanto na parte interna. Mas, com o intuito de modernizar o modelo, o cinza volcano ganhou a preferência.
A sacada de colocar uma faixa da cor preta fosca na tampa do porta-malas é uma homenagem ao modelo do Gol GT tradicional, de 1984. Já as rodas aro 18” contrastam com as pinças vermelhas para combinar o estilo.
Parte interna do Gol GT
Mantendo um padrão esportivo, os bancos concha foram instalados para deixar o visual agressivo. O aplique preto brilhante dividindo o painel e as saídas de ar de alumínio são outras características marcantes. Para não perder a essência, o volante é o mesmo do Golf GTI, só que com costuras vermelhas.
Os pedais têm a já tradicional capa metálica, assim como a manopla do câmbio. Um carro realmente diferenciado e que merece todo destaque.
E se o Gol GT chegar? Seguro sempre!
Se você está ansioso pela decisão da Volks lançar ou não o carro, lembre-se que o mais importante, na verdade, é deixá-lo protegido contra qualquer eventualidade. Uma raridade como essa não merece andar pelas ruas desprotegido e correndo vários riscos.
Por isso, conte sempre com a Minuto Seguros. Aqui cotamos com mais de 10 seguradoras, com diversos planos e perfis, que certamente irão se adequar ao seu perfil. Faça uma cotação agora mesmo para o seu carro, mesmo que ele não seja um Gol GT.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS