Quer tirar suas dúvidas sobre sensor de temperatura? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra o que ele é, como funciona e muito mais sobre essa importante peça.
Para os leigos no que diz respeito ao setor automotivo, falar sobre o sensor de temperatura do carro pode ser um grande mistério. Afinal, o que é essa peça, como funciona, para que serve, precisa ser trocada? Enfim, são muitas questões que precisam ser esclarecidas, de modo que o motorista tenha, pelo menos, uma noção do funcionamento da peça e mantenha o carro sempre em ordem.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
O que é o sensor de temperatura?
Essa, acredite, é uma das manutenções mais importantes do carro, pois, se o sensor não estiver funcionando adequadamente, o motor pode esquentar, fundir, estragar ou acontecer outro problema que seja muito mais complexo e mais caro de ser resolvido.
Basicamente, o sensor de temperatura informa com a máxima precisão, para o painel do veículo, o valor exato da temperatura do motor. Esse, como dito anteriormente, é um processo que ajuda a evitar imprevistos e grandes prejuízos. Mas, há um pouco mais: além de informar a temperatura do fluído de arrefecimento no painel do veículo, que explicamos o que é nesse texto aqui, o sensor de temperatura oferece informações fundamentais para que haja uma execução de diversas estratégias de funcionamento do motor. Como podem perceber, o sensor de temperatura é muito mais que um “medidor”.
Aproveitando: o fluído do radiador evita o congelamento do fluido de arrefecimento, essencial para o sensor. Por isso, a função dele é tão importante, como mostrado no texto. Jamais tente usar a água sem o aditivo, pois alguns problemas na bomba e no motor podem aparecer.
Como o sensor de temperatura funciona?
Para medição da temperatura, esse sensor utiliza um componente cerâmico chamado termistor, que faz o envio de sinais elétricos ao medidor no painel do veículo. Em alguns casos, a temperatura do veículo pode ser sinalizada por meio de uma das luzes do painel, caso esteja muito alta.
O termistor tem como principal característica apresentar uma variação acentuada da sua resistência elétrica com relação à sua temperatura. Funciona assim: aumento de temperatura > diminuição da resistência e diminuição de temperatura > aumento da resistência. Se isso acontecer, não desligue o motor imediatamente, pois pode causar o superaquecimento da peça.
Usando uma terminologia mais simples, o sensor de temperatura do motor varia os seus níveis de tensão de acordo com a mudança de temperatura, seja quando o carro está desligado, ligado ou já aquecido, quando em funcionamento por mais tempo.
Por exemplo: quando o motor é acionado, o sensor registra um estado frio, porque, obviamente, não estava ligado e vai aquecendo conforme o carro está em funcionamento. O sensor não pode apresentar altos níveis de temperatura, pois isso indica que há um problema no motor que precisa ser checado o quanto antes.
Onde o sensor de temperatura fica localizado?
Na maioria carros, é possível encontrar o sensor de temperatura no cabeçote, ou seja, a parte mais quente do motor e onde a temperatura pode ser medida com uma precisão mais assertiva. É o local mais indicado e mais comum de acha-lo, mas pode variar, ainda mais em carros importados, que usam outras técnicas para fazer a medição de temperatura.
Com a peça tem uma ponta super resistente em contato com o fluído de arrefecimento, o sensor reage às alterações de temperatura do aditivo, variando sua resistência.
Há outros casos em que o sensor de temperatura pode ser encontrado no coletor de admissão, próximo ao alojamento do termostato. Neste caso, há um funcionamento um pouco diferente do citado acima: ele comunica a um computador integrado ao motor do carro se a peça está quente ou fria, assim, ele consegue se ajustar de acordo com as condições.
Quando deve ser feita a manutenção do sensor de temperatura?
O sensor de temperatura deve ser checado a cada 30 mil quilômetros. Esse é um período base, que pode variar de acordo com o modelo de cada carro. Leia o manual do veículo ou consulte uma autorizada para saber qual é o período ideal para fazer a manutenção do sensor de temperatura.
Vale ressaltar que, caso perceba que a peça está executando o funcionamento de maneira inadequada, leve o seu carro a um mecânico de confiança para que ele possa fazer uma checagem mais detalhada e lhe passar informações precisas de como ela está.
Qual é a temperatura ideal de um carro?
Essa temperatura varia entre veículos, mas a temperatura ideal para o funcionamento do motor normalmente varia entre 80º C a 100º C.
O mais importante é que o ponteiro de temperatura deve ficar abaixo da linha vermelha, pois isso indica que há um superaquecimento do motor, o que pode causar sérios danos aos seus componentes.
Preço do sensor de temperatura do carro
O preço dessa peça, em geral, não é alto. Para carros nacionais, é bem comum achá-la por menos de R$50. A mão de obra para essa peça precisa ser bem específica para que as temperaturas mostradas sejam, realmente, relevantes e reais. Sempre que possível, peça para que a troca do sensor ou verificação seja feita em uma das revisões periódicas do carro.
Para os sensores de temperaturas importados, o preço sobe um pouco, mas, com uma boa pesquisa, elas podem ser encontradas por menos de R$100.
Como é uma peça considerada bem importante para o carro, evite a compra de sensores usados ou que não sejam originais. O mau funcionamento da peça pode acarretar problemas, como informado nos tópicos anteriores.
Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros
Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.
Faça uma cotação de seguro auto com a Minutos Seguros ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores e receba cotações em 16 seguradoras.