Avaliação Prisma: veja se vale a pena comprar um Prisma
O Chevrolet Prisma sempre foi uma escolha bastante disputada no mercado de sedãs compactos, mantendo sua popularidade mesmo antes de se tornar o Onix Plus. Destacando-se por sua capacidade de porta-malas generosa, espaço interno agradável e uma mecânica confiável, o Prisma conquistou seu espaço entre os consumidores e se manteve líder no ranking de vendas […]
08 dez 2023
Atualizado em 19 set 2024
8 minutos
De Leonardo Cruz
Tamanho da fonte:
Alto contraste:
Compartilhe nas redes:
O Chevrolet Prisma sempre foi uma escolha bastante disputada no mercado de sedãs compactos, mantendo sua popularidade mesmo antes de se tornar o Onix Plus. Destacando-se por sua capacidade de porta-malas generosa, espaço interno agradável e uma mecânica confiável, o Prisma conquistou seu espaço entre os consumidores e se manteve líder no ranking de vendas de sedãs por muito tempo. Em 2019, ano em que se despediu do mercado, o modelo conquistou o topo da categoria, registrando a marca impressionante de mais de 73 mil unidades emplacadas, repetindo o sucesso do ano anterior.
Agora que você já entendeu o básico sobre ele, é hora de saber quais os pontos mais importantes antes de comprar esse modelo.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
Veja abaixo as principais informações que você deve conhece antes de comprar o Prisma.
Preço
O preço do Chevrolet Prisma no mercado brasileiro varia conforme a versão e o ano do veículo. Veja o preço de algumas versões segundo a Tabela FIPE:
Prisma 1.0 SPE/4 Eco Joy 2019: R$ 62.711
Prisma 1.4 LT SPE/4 2019: R$ 62.711
Prisma 1.4 Advantage SPE/4 (Aut) 2019: R$ 66.059
Prisma 1.4 LT SPE/4 2018: R$ 58.667
Prisma 1.4 Advantage SPE/4 (Aut) 2018: R$ 62.845
Prisma 1.0 Joy SPE/4 2017: R$ 46.565
Consumo de combustível
O Prisma é conhecido por seu consumo eficiente, apresentando médias favoráveis tanto em ambientes urbanos quanto em estradas. Veja a média de alguns modelos de acordo com o Inmetro:
Ao considerar a compra de um carro, é fundamental não apenas analisar o preço de compra, mas também os custos contínuos. A manutenção regular é crucial para manter o veículo em boas condições e prolongar sua vida útil, incluindo a troca de óleo, revisões periódicas, substituição de peças desgastadas e outras atividades preventivas. Veja a seguir o preço das manutenções periódicas do Prisma 1.0:
Deformação nos bancos: relatos de proprietários do Chevrolet Prisma indicam problemas frequentes relacionados à má qualidade da espuma dos bancos. A deformação, especialmente na parte do assento, compromete a aparência e a eficiência das abas laterais, afetando a retenção do corpo do ocupante em curvas.
Em alguns casos, os assentos foram substituídos dentro da garantia de três anos oferecida pela Chevrolet. Embora a marca reconheça o problema e proceda com a substituição, a natureza do defeito pode não justificar um recall, uma vez que não impacta a dirigibilidade ou a segurança do veículo.
Ausência do filtro de ar-condicionado: o Chevrolet Prisma, compartilhando características com o Onix, enfrenta a ausência do filtro de ar-condicionado, gerando quase 100 reclamações no Reclame Aqui. Embora o espaço para o filtro seja presente, a Chevrolet argumenta que não é obrigatório conforme a Resolução nº 14/1998 do CONTRAN.
Essa prática é percebida pelos proprietários como uma “economia de custos” por parte da Chevrolet, defendendo que o filtro deveria ser um item de série no veículo, considerando a importância na qualidade do ar na cabine.
Infiltração de água nas lanternas: relatos de infiltração de água nas lanternas traseiras do Prisma surgiram em um clube do modelo no Facebook. A má vedação das lanternas é apontada como a causa desse problema. Embora alguns proprietários tenham conseguido a substituição em garantia, as reclamações persistem.
Desgaste prematuro dos freios: proprietários do Prisma relatam um desgaste prematuro das pastilhas de freio. Em alguns casos, aos 15 mil km rodados, as pastilhas estavam completamente deterioradas, exigindo substituição. O desgaste também afeta os discos de freio dianteiros, mas a cobertura em garantia é limitada devido ao caráter “natural” do desgaste.
Ruídos internos: assim como diversos carros no mercado brasileiro, o Chevrolet Prisma também está sujeito a apresentar ruídos em diferentes pontos da cabine e em alguns componentes. Esse é um problema comum relatado por proprietários.
Valor do seguro do Prisma
Em termos simples, o custo do seguro é determinado por meio de uma avaliação do valor do veículo em questão. Normalmente, o prêmio do seguro para o Prisma fica entre 5% e 10% do seu valor de mercado.
Considerando um pacote básico de assistências, a média do valor do seguro do Prisma 2019 é de R$2.481, 67em outubro/23. Já nos modelos de 2018, a média é de R$ 2.428,52.
Vale lembrar que esses valores variam de acordo com uma série de critérios, como localidade da residência, modelo, franquia escolhida, perfil de quem conduz e outros fatores.
A decisão de comprar um Prisma em 2023 depende das suas prioridades individuais e das condições específicas do veículo que você está considerando. Afinal, por ser um carro que já foi descontinuado, isso pode impactar na disponibilidade de peças de reposição e atualizações futuras. No entanto, é importante reconhecer algumas vantagens interessantes, que vamos listar a seguir:
Eficiência energética e desempenho – O Prisma conta com dois motores: 1.0 e 1.4 aspirados, ambos da Família I. O motor 1.0, utilizado nas versões de entrada, oferece excelente eficiência energética, alcançando até 15,6 km/l com gasolina, gerando 80 cv e 9,8 kgf.m de torque. Nas versões 1.4, o desempenho era ainda mais notável, atingindo 106 cv e 13,9 kgf.m de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 10,1 segundos.
Espaço interno e porta-malas generoso – Com dimensões de 4,27 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos e 1,70 m de largura, o Prisma oferece uma cabine confortável e ampla. O porta-malas de 500 litros se destaca, sendo uma raridade em sedãs compactos, atendendo às necessidades de famílias e motoristas profissionais.
Equipamentos – Além do desempenho, o Prisma conta com uma lista completa de equipamentos, especialmente nas versões mais completas. Com central multimídia MyLink, sensores de estacionamento traseiro, direção elétrica, rodas de liga leve, faróis de neblina e câmera de ré, oferece uma experiência equiparada a modelos considerados de luxo.
Design atemporal e atualização contínua – O design da segunda geração do Prisma ainda é considerado atraente, mantendo sua relevância mesmo diante dos modelos Onix mais recentes. Tanto o exterior quanto o interior foram bem recebidos, contribuindo para a percepção de que o Prisma compacto continua sendo uma excelente escolha no segmento.
Se ainda precisar de ajuda para decidir, o vídeo abaixo, do canal Carro Chefe, tem informações muito relevantes sobre o Prisma. Confira!
Tire suas dúvidas
Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o Prisma.
Porque o carro Prisma saiu de linha?
Os modelos hatch e sedã foram retirados de circulação no Brasil devido às recentes regulamentações de emissões do Proconve L7. Essas normas requeriam modificações no motor 1.0 SPE/4 flex, que originalmente entregava 80/78 cv de potência e 9,8/9,5 kgfm de torque.
Qual é o Prisma mais econômico?
Segundo informações fornecidas pelo Inmetro, o Prisma Joy destaca-se como o sedã flex mais eficiente em termos de consumo no tráfego rodoviário no Brasil. Ao utilizar etanol, alcança uma média de 10,9 km/l, enquanto com gasolina, atinge 15,6 km/l.
Porque não comprar um carro que saiu de linha?
Quando carros deixam de ser fabricados, costumam perder valor rapidamente, o que pode ser bom para quem está comprando, mas ruim na hora de revender. No entanto, isso pode variar dependendo de como o mercado enxerga esse carro e seu substituto.