Tamanho da fonte:

Alto contraste:

CET irá monitorar velocidade média em vias importantes de São Paulo

Você já deve conhecer alguém que faz isso. Ou você mesmo deve fazer parte desta estatística. Muitos motoristas têm o hábito de exceder a velocidade máxima permitida nas vias e, quando avistam um radar, diminuem para não levarem uma multa por excesso de velocidade. Por este motivo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) passará […]

4 minutos

Icaro Souza

De Icaro Souza

CET irá monitorar velocidade média em vias importantes de São Paulo

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Você já deve conhecer alguém que faz isso. Ou você mesmo deve fazer parte desta estatística. Muitos motoristas têm o hábito de exceder a velocidade máxima permitida nas vias e, quando avistam um radar, diminuem para não levarem uma multa por excesso de velocidade. Por este motivo, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) passará a monitorar a velocidade média dos motoristas que tentarem “enganar” os radares.

velocidade média marginal

A medida cautelosa que a CET adotou para evitar esse “costume”, foi enviar notificações para os motoristas com o intuito de conscientizar o risco que ele está causando a si mesmo e aos terceiros, sejam eles outros motoristas ou pedestres, de sofrerem um acidente.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


A CET vai monitorar a velocidade média dos motoristas na 23 de Maio, Avenida dos Bandeirantes e na pista expressa, sentido Ayrton Senna, da Marginal Tietê.

Como será feito o monitoramento da velocidade média

A CET conseguirá realizar essa medição porque os radares presentes nas vias registram todos os veículos que circulam, e não apenas os que estiverem acima da velocidade máxima permitida. Será uma maneira, também, de monitorar o uso de celulares pelos motoristas, um dos hábitos mais prejudiciais referente a segurança no trânsito.

O recurso funcionará da seguinte forma:

Existe um tempo mínimo, baseado na velocidade máxima permitida para um veículo cruzar de um radar ao outro.
Quando o carro passar pelo primeiro radar, a placa será detectada e ficará armazenada no sistema. Ao chegar no segundo, o sistema vai verificar quanto tempo o motorista levou para percorrer o trecho e, caso o automóvel passe antes do tempo mínimo, será considerado que ele estava acima da velocidade máxima permitida.

Exemplificando: se você estiver dirigindo a, aproximadamente, 50 km/h, algo que equivale a mais ou menos 830 metros a cada minuto, o motorista será notificado caso demore menos de 10 minutos para percorrer 8,3 quilômetros.

Após essa medição, caso o motorista esteja com a velocidade média maior do que o permitido, será enviado uma notificação para alertando-o de suas ações. Essas notificações passarão a ser enviadas a partir do dia 1 de novembro, ressaltando que esses comunicados não são multas, portanto não haverá nenhum custo financeiro ou pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Após o prefeito João Dória (PSDB) assumir o cargo em São Paulo, uma de suas primeiras ações foi aumentar o limite máximo permitido nas Marginais. Esse aumento causou divergência de opinião entre os motoristas e especialistas no trânsito que, não concordaram com a decisão já que pode haver um aumento considerável no número de acidentes.

velocidade média

Outras medidas focadas na segurança do trânsito

Além das mudanças citadas acima, serão implementadas outras soluções voltadas para a segurança no trânsito. O volume maior de agentes da CET nas vias é apenas um exemplo do que ainda está por vir. Esta medida tem como objetivo principal punir motoristas que estejam usando o celular ao dirigir. O uso do celular é uma infração considerada gravíssima, que tem o custo de R$294,00, além de 7 pontos na CNH.

Navegue neste post