Com a chegada do verão, as altas temperaturas já começam a fazer parte da rotina de todos os brasileiros. Há muitos indícios que esse seja um dos verões mais quentes dos últimos tempos, segundo meteorologistas, por conta do efeito estufa. Só de pensar nisso já começa a dar calor e vontade de buscar alternativas para aliviá-lo. No carro, por exemplo, existe o maravilhoso ar condicionado, que é uma ajuda e tanto para quem passa boa parte do dia dirigindo. Mas, o uso constante e a falta de manutenção podem acarretar em alguns problemas desagradáveis.
Pensando nisso, a Minuto reuniu algumas dicas bem bacanas para aumentar a durabilidade do ar condicionado e não ficar na mão bem agora, na época mais quente do ano. Vale a pena seguir essas orientações e garantir que mais essa conservação do seu veículo seja excelente.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Ligue-o todos os dias
Para certificar a lubrificação do ar condicionado é muito importante que você ligue-o diariamente, pelo menos, por cerca de 10 minutos. Mesmo que você não saia todos os dias com o carro, pare um tempinho para fazer isso. Pode parecer pouco, mas faz uma grande diferença.
Ar fraco pode ser sinônimo de vazamento
Se você está sentindo que o ar condicionado está perdendo a força e os ventos estão cada vez mais fracos e menos gelados, atente-se, pois isso pode significar vazamento de gás ou óleo. Leve o quanto antes a uma oficina de confiança para analisar o que está acontecendo.
Não ligue o ar após deixar o carro no sol
Se você deixou o seu veículo estacionado por muito tempo no sol, não ligue o ar condicionado diretamente. Abra todas as janelas e deixe que o bafo de dentro do carro saia. Isso ajuda a não causar um choque de temperatura no ar, causando a demora excessiva na efetividade da refrigeração.
Faça a limpeza do ar a cada 6 meses
Essa manutenção é muito importante, principalmente, porque evita o acúmulo de bactérias que podem causar problemas respiratórios nos motoristas e passageiros, além de deixar o carro com mau cheiro.
E aí, essas dicas foram importantes? Se gostou do texto, aproveite e veja peças que você deve ficar atento e 5 dicas para cuidar melhor do seu carro.