Os benefícios em levar o carro para consertar em uma oficina referenciada

A contratação de um seguro se dá devido a vários motivos, entre eles, o perigo de ter o carro roubado, furtado ou mesmo se envolver em algum tipo de acidente que ocasione danos ao veículo. Devido aos riscos de batidas ou colisões, as seguradoras oferecem a oficina referenciada para o segurado fazer o conserto de seu automóvel.

oficina referenciada

Dependendo do acidente, os problemas do carro podem ser tão graves que resultem em perda total. Mas, há também a possibilidade que as batidas ou sinistros se encaixarem na categoria de perda parcial. Neste caso, o seu carro será consertado e deixado como novo, principalmente pelo fato de que todas as peças substituídas são trocadas por outras novas e originais, resultado em um trabalho perfeito.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Mesmo que no momento da contratação o segurado tenha livre escolha para encaminhar o veículo para consertar onde desejar, as oficinas referenciadas trazem enormes benefícios, que vão desde descontos no pagamento da franquia até agilidade no tempo de conserto e qualidade final do trabalho.

O que é oficina referenciada?

oficinas referenciadas - o que são

As oficinas referenciadas são uma cadeia de estabelecimentos parceiros, indicados e apoiados por uma seguradora, com o intuito de transmitir a confiança necessária para realizar um serviço. Ninguém gosta de ver o carro em mãos quaisquer, né?

Como uma oficina se torna referenciada?

oficina referenciada - como se tornar

Para que uma oficina se torne referenciada, ela será avaliada tecnicamente pela seguradora, que preza por um serviço bem feito, em um prazo justo. Sem mencionar que há, também, um acordo de valores, para que haja um controle maior dos custos dos reparos. Preço justo e serviço bem feito. Afinal, qual o motivo para não escolher uma oficina referenciada mesmo?

Vale ressaltar que as oficinas referenciadas passam por uma análise de qualidade pela seguradora, com isso, o segurado tem uma garantia maior dos serviços executados. Também, nas oficinas referenciadas, a aprovação do orçamento é realizada com maior rapidez, pois, a seguradora e a oficina trabalham com um orçamento médio e dificilmente pode elevar o preço do conserto, diferentemente das oficinas de livre escolha, quando é preciso que o segurado leve o orçamento para a seguradora. Após essa etapa, ela fará uma análise, onde, provavelmente fará uma proposta diferente usando o orçamento em uma oficina referenciada como base.

Benefícios em levar o carro para consertar em uma oficina referenciada

oficinas referenciadas - benefícios

Quem opta por uma oficina referenciada, pode receber benefícios extremamente positivos, como: descontos no pagamento da franquia, que podem ser de até 20% dependendo da seguradora e algumas diárias de carro reserva são apenas alguns exemplos. A facilidade no pagamento, com parcelamento sem juros, também se enquadra nisso.

Levar o carro em outras oficinas pode causar uma burocracia maior, pois como dito anteriormente, é necessário que o segurado leve o orçamento até a seguradora para que a mesma faça uma análise em relação ao preço. A seguradora pode se recusar a arcar com o orçamento em oficinas de livre escolha se os valores forem muito acima da média, por isso ela usa um orçamento de uma referenciada como base.

Caso haja a recusa, uma negociação deverá ser realizada entre o segurado e a seguradora e essa parte mais burocrática, geralmente causadas em oficinas de livre escolha, torna a devolução do veículo mais prolongada. Lembre-se também de que nas oficinas de livre escolha, a seguradora não se responsabiliza pela a qualidade do serviço, diferentemente se você levar o seu carro em uma oficina referenciada.

Existe algum lugar específico que o meu carro deve ser consertado?

oficinas referenciadas - lugares específicos

Não há um lugar certo, mas, ao comunicar o sinistro, a própria seguradora passa uma lista com diversas oficinas referenciadas e que estão próximas ao seu endereço para facilitar o processo. Mas, você também pode optar por uma oficina de livre escolha, contando com os pontos citados acima.

A recomendação da Minuto Seguros é utilizar a rede referenciada das seguradoras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *