Freio fazendo barulho: saiba o que pode ser e como resolver

auto repair 1954643 1920 Freio fazendo barulho: saiba o que pode ser e como resolver

Quer tirar suas dúvidas sobre freio fazendo barulho? Então você está no lugar certo.  Na matéria de hoje vou explicar o que podem ser esses barulhos e o que fazer para evitar problemas no seu carro.

Uma das manutenções mais importantes que precisam ser feitas no carro é a manutenção dos freios. Afinal, estamos falando diretamente de segurança. Quando você percebe um barulho no freio, o mais indicado é ir ao seu mecânico de confiança para resolver o quanto antes, pois, por menor que seja o problema, ele precisa ser reparado para não causar acidentes. Quando se fala em manutenções de freio, o que vem à mente das pessoas é a troca de pastilhas, mas não necessariamente esse é o reparo que está causando o barulho no freio.

Cote grátis seu seguro auto na Minuto e economize até 30%

Na Minuto você encontra o seguro auto ideal para suas necessidades. Simule gratuitamente com até 17 seguradoras numa única cotação.


Faça sua cotação online

Além do barulho, há outras formas de identificar alguns problemas nos componentes, como trepidadas a cada pisada ou dificuldade em acionar o freio devido à firmeza no pedal. Além disso, se você não conhece um bom mecânico, saber identificar o problema é de grande ajuda, pois você já chega com um embasamento para falar ao profissional. Algumas dicas e um pouco de conhecimento são fundamentais para identificar o barulho no freio, pois, para cada problema ou necessidade de manutenção, há uma forma específica de identificar.

Freio fazendo barulho agudo: o que pode ser?

barulho de freio - ruídos de ferro com ferro

Também conhecido como freio fazendo barulho de ferro raspando, esse costuma ser o barulho no freio mais fácil de ser identificado. Esse característico assobio acontece quando ocorre desgaste da pastilha de freio, serviço de manutenção executado incorretamente ou algum tipo de sujeira que grudou nas pastilhas de freio

Outro tipo de problema que leva a esse ruído agudo é a qualidade das peças que você está utilizando. Peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência, por isso use peças originais e com qualidade para não sofrer com esse tipo de problema.

Freio fazendo barulho de estalo: o que pode ser?

barulho no freio - estalo

Esse é um problema mais detalhado e que necessita de um cuidado maior na análise. Isso deve-se a uma infinidade de problemas que causam esse barulho no freio, bem próximo a um estalo. É bom pegar um papel e uma caneta para anotar alguns deles e, caso tenha um mecânico de confiança, procure-o o quanto antes para ele analisar se, de fato, alguma coisa está acontecendo.

Falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta etc. Estes são apenas alguns e saber qual deles está causando o barulho pode ser complicado para um leigo. Procure um bom mecânico.

Problemas mais comuns que resultam em barulho no freio

barulho no freio - problemas mais comuns

Realmente, uma lista de problemas pode ser descrita aqui, mas, alguns são mais comuns do que outros. O barulho no freio pode ser decorrente de ruídos, trepidações ao frear, nível de óleo baixo ou estalo no momento da pisada no pedal. Em cada uma dessas situações iremos mostrar o que pode estar acontecendo, de modo que a resolução do barulho no freio seja resolvida o quanto antes.

Mas, mais uma vez: sempre que notar qualquer diferença, trepidação ou barulho ao frear, resolva isso o quanto antes. O freio está ligado diretamente à segurança do carro e, em hipótese alguma, esse mecanismo pode estar com defeitos ou manutenções atrasadas.

Trepidações ao frear o carro

barulho no freio - trepidações ao frear

Quando o freio do carro não está em boas condições, ele pode trepidar e causar certos barulhos. Em geral, esse barulho aparece, juntamente com as trepidações, quando os discos estão empenados. Eles empenam quando estão muito finos, ou seja, desgastados.

Isso também pode ser decorrente de problemas na fabricação das peças, feitas em desacordo com as especificações.

Quando o disco está empenado, as vibrações chegam até o volante. Continuar rodando com o carro nessa situação pode ocasionar o desgaste ainda maior nas pastilhas de freio, além de comprometer componentes da suspensão e rodas.

Nível de óleo baixo 

barulho no freio - nível do óleo

Em modelos de carros mais novos, esse é um sintoma claro de que as pastilhas estão precisando de troca. Caso o carro tenha mais de 30 mil quilômetros rodados, cheque se não há vazamentos no fluido de freio das rodas traseiras.

Tenha o hábito de, também, verificar o nível do óleo e se ele está em boas condições. Um líquido ralo e com muita sujeira prejudica o sistema de frenagem, podendo causar as trepidações e os barulhos, além de deficiências na hora da frenagem.

Falta de revisões constantes

barulho no freio - revisões constantes

Essa, na verdade, é a parte mais importante para garantir que o seu carro não apresente problemas como os barulhos no freio. No momento da compra de carros zero quilômetro, por exemplo, a montadora sempre indica um período certo para que o carro passe por essas revisões. Em geral, os carros precisam passar por revisões a cada ano ou a cada 10 mil quilômetros rodados, o que chegar primeiro. Isso garante que o veículo esteja sempre com a manutenção em dia e sem maiores problemas, principalmente no que diz respeito a peças e engrenagens ligadas diretamente a segurança.

Cumpra esse prazo à risca e, juntamente com todas as peças, o seu freio estará sempre em ótimas condições.

Conte para a gente nos comentários qual foi a última vez que você realizou a manutenção no seu veículo e, em especial, a manutenção do freio com barulho.

Quais são os componentes do freio?

Antes de entender – ou tentar entender – um problema, saber como o freio funciona é fundamental. O disco de freio gira na mesma proporção e na mesma velocidade do que a roda, já as pastilhas ficam paradas dentro das pinças, sempre fixadas na suspensão do carro. Ao acionar o freio, pisando no pedal, as pastilhas fazem um “sanduíche” com o disco, executando de modo preciso a frenagem. Isso porque a rotação do disco será segurada e a roda, consequentemente, também irá parar.

barulho no freio - componentes

E vale sempre lembrar que, além de se proteger fazendo manutenções frequentes no carro, deixá-lo protegido com um seguro é extremamente necessário. Exemplificando uma situação: imagina se, por algum acaso, você sente que o seu freio está com problemas durante uma viagem, na estrada e não sabe o que fazer… Com seguro, você pode parar no acostamento mais próximo, acionar o guincho e chegar com tranquilidade ao local. Há alguns seguros que, além da assistência 24 horas com o guincho, podem oferecer táxi de graça para levá-lo até o destino.

Evite imprevistos: cote seu seguro na Minuto Seguros

Já pensou se ocorre um problema no seu carro e você não tem um seguro com assistência 24 horas? E se você tiver o carro roubado, furtado ou sofrer um acidente que resulte em perda total? Tudo isso são acontecimentos que podem estar cobertos pelo seguro.

Faça uma cotação agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto do país. Na Minuto, são feitas cotações em mais de 16 seguradoras para encontrar um plano adequado ao seu perfil e as necessidades do cotidiano. Preencha o formulário ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 para falar com um de nossos consultores.

60 comentários sobre “Freio fazendo barulho: saiba o que pode ser e como resolver

  1. Bom dia.
    Ja levei meu C3 em dois mecânicos.
    Após trocado ponta da homocinética e rolamento começou um barulho no freio toda vez que piso no pedal do freio. Inicialmente foi falado que o disco estava empenado e foi trocado discos e pastilhas, porém, o barulho continua. O que será que pode ser?

    1. Fernando, como vai? Neste caso indicamos que você procure uma concessionária para relatar esse problema e contar com a ajuda de um especialista da montadora.

    1. Walter, tudo bem? Essa é uma questão muito específica, pois podem ser diversos fatores, desde falhas no motor, problemas com as pastilhas, questão de embreagem, pode ser uma peça solta… sugerimos que você procure uma concessionária ou algum mecânico especialista para dar uma olhada no seu carro. =)

  2. Olá , meu carro faz um barulho em uma das rodas traseiras depois que já esta rodando por um certo tempo mas quando dou uma leve pisada no pedal de freio o barulho some as vezes ele volta ou as vezes não , será que é problema de travamento .

    1. Olá, Rogério, como vai? O problema que está causando o ruído na roda traseira de seu automóvel pode ser o rolamento que está estourado, recomendamos que você vá até um mecânico e consulte-o sobre o problema.

  3. Boa noite.tenho um cobalt 2013,levei o meu carro no mecanico prq estava com barulho de ferro com ferro quando eu freiava,ele disse que trocou as pastilhas e os discos,me cobrou quase 500,porem agora quando piso no freio de uma vez(bruscamente)da um barulho insuportavel,como se tivesse raspando ferro com ferro.o que pode ser?sera q ele me deu um migué e nao trocou ou os discos ou as pas
    tilhas?obrigado

    1. Ola, Wanderson, como vai? O barulho ainda pode estar vindo das pastilhas de freio do veículo, recomendamos que vá até outro mecânico para ouvir uma opinião diferente sobre o caso.

  4. boa tarde, no meu carro ao pisar no freio faz um barulho como se a ponta de um cabo de aço estivesse encostando num aro de bike girando. tec tec tec…
    ao pisar mais fundo o barulho some. o que pode ser?

    1. Antonio, tudo bem? Esse pode ser um caso específico do modelo do seu carro ou algum problema que não conseguimos lhe precisar. Por isso, sugerimos que você procure um profissional para lhe dar um parecer mais concreto e, se for o caso, você arrumá-lo. =)

  5. Meu carro fazia um leve barulho ao frear e depois de ter ficado na chuva uma noite inteira, começou a fazer um barulho agudo e alto ao frear. Troquei as pastilhas hoje porque me disseram que elas eram muito duras e estavam “arranhando” o disco. Mas o barulho nao melhorou. Me falaram que pode ser água no tambor do freio. Isso procede?

    1. Olá, Paola, como vai? Sugerimos que vá até um mecânico de confiança para ter uma opinião correta sobre o que está causando o tal barulho.

  6. Ola.. Precisei colocar meu estepe no lado esquerdo Traseiro depois que coloquei a roda que estava, o carro faz um ruido quando eu freio e o barulho é so nessa roda… Antes de furar o pneu nao fazia. E depois de uns 5 minutos dirigindo o barulho para.

    Siena 2011

    1. Fernando, como vai? O problema deve estar na colocação da roda. Sugerimos que procure um mecânico para verificar o problema no detalhe. Obrigado pelo contato.

  7. Troquei discos e pastilhas, pois o freio estava ruim, mesmo assim, o freio continua “baixando” o pedal, o fluido está no nivel normal. Quando piso no freio as vezes faz um barulho de “ar”. O que pode ser servofreio / hidrovácuo ou cilindro mestre? Carro é um Golf

    1. Olá, Joaquim, como vai? Recomendamos que procure um especialista para fazer uma análise no seu veículo e descobrir o que há de errado, você pode também , consultar na montadora do veículo.

  8. O frei traseiro do meu carro começa chiar depois de um tempo rodando, dou umas bombadas no freio e as vezes para, o rolamento e sapatas sao novos.

    1. Adelson, como vai? Recomendamos que você verifique todas as possíveis causas de acordo com o texto para esse problema, caso não resolva, um mecânico da área é o mais indicado.

  9. Tenho um fiesta 1.0e ele está fazendo um barulho estranho quando aperto o pedal e o mesmo barulho de quando injeta gasolina mas só quando aperto o pedal de freio

    1. Olá, Almir, como vai? Recomendamos que verifique os pontos que falamos no texto, assim se o ruído persistir, você deve procurar um mecânico. 🙂

  10. E no caso da impressão que um pedaço de ferro arrasta no chão.
    Quando olho embaixo, tudo está no seu lugar.a sensação eh que o som vem da parte dianteira, as vezes penso que seja no rolamento, enfim. O que seria?

    1. Olá, Wilker, tudo bem? Você precisa levar o seu veículo até um mecânico para identificar o de onde vem o ruído, só a partir daí conseguirá encontrar solução.

  11. Boa noite!
    Tenho um Cobalt 13/14 quando piso no freio principalmente em uma descida ele faz um barulho muito estranho e forte raspando… Só que esse barulho e da roda traseira do lado esquerdo já troquei os batentes traseiro já troquei o fruido de freio já mandei dar um passe no tambor ,torque os tambor de lado e o barulho não para . Levei no mecânico ele me disse que o barulho eh nas rodas dianteiras já troquei as pastilhas já troquei o kit dos amortecedor dianteiro mais o pior que o problema é na roda traseira do lado esquerdo !!!(porque)!!! Porque eu levantei ele girei a roda com a mão ela faz um barulho como se tivesse alguma coisa segurando ela … Mais outro detalhe eu dei uma raspada na lona mais precisamente nas laterais que tem um grau nelas naquela parte que tem um rebaixo ela deu uma diminuída na hora que gira com a mão mais mesmo assim continua fazendo barulho gostaria de saber o que pode ser???

    1. Olá, Krlos, como vai? Existe grande chance de ser o rolamento automotivo do sue veículo, cheque o rolamento da roda de onde vem o ruído. 🙂

  12. Olá. Tenho um Novo Logan 2015 com 15km. É isso mesmo, carro de garagem, mas sou motorista novo e adoro pisar no crédito, ainda mais que onde moro existem muitas lombadas. Recentemente, faz uns 6 meses tenho percebido um assobio bem longe quando freio. Até o momento não percebi falha na frenagem ou qualquer outro tipo de sintoma estranho. Apenas o assobio mesmo em algumas situacoes. Eu vou levar para revisão na CSS, vale pedir para verificarem? Ou será que podem querer me empurrar algo que não seja necessário trocar? Obrigado.

  13. Olá boa noite! tenho um Voyage 2014,fiz manutenção nos freios tem uns 5000km,e ao freiar o carro vejo barulho tipo assovio,o que pode ser já que manutenção dos freios foi feito?

    1. Elson, tudo bem? Recomendamos que leve o veículo de volta onde foi realizado a manutenção do freio e informe o problema, provavelmente foi algum erro na montagem da peça.

  14. Boa tarde, tenho uma palio weekend, troquei o disco e pastilha, quando piso no freio fazoio um barulho como se estivesse faltando óleo graxa coisa assim , a primeira vez o mecânico falou que era o disco , o barulho vem perto das rodas traseiras , gostaria de saber o que pode ser ??

    1. Olá, Willian, como vai? O barulho quando freia vindo das rodas traseiras do automóvel, geralmente são causados pelo desgaste do material de atrito, que são as lonas. Peça uma verificação ao mecânico nessa peça para saber se ainda estão em condições de uso, mas provavelmente precisará realizar a troca.

    2. Oi, Willian, tudo bem? Esse barulho pode acontecer, também, quando as pastilhas estão desgastadas e mais finas. Outro motivo pode estar relacionado à qualidade das peças, bem inferiores e muito mais duras. Esse tipo de peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência. Veja mais algumas informações aqui https://www.minutoseguros.com.br/blog/quando-trocar-pastilhas-de-freio-carro/ e aqui https://www.minutoseguros.com.br/blog/freio-abs-ou-freio-a-disco-entenda-de-vez-a-diferenca/

      Continue nos acompanhando. 😉

  15. Depois que deixei meu carro na rua durante um temporal, a roda traseira começou a fazer barulho quando eu piso no pedal de freio. O barulho é de metal ralando com metal. O que pode ser?

    1. Alex, tudo bem? Isso pode ser por conta das peças molhadas em excesso, mas, se já passou muito tempo e ainda continua com o barulho, pode ser que as pastilhas estejam desgastadas e mais finas. Outro motivo pode estar relacionado à qualidade das peças, bem inferiores e muito mais duras. Peça sem procedência cria o ruído, diminui drasticamente a vida útil do freio e aumenta os barulhos, reduzindo a eficiência.

  16. Olá bom dia poderia mim ajuda meu carro está com problema no freio trepidando ao pisar no freio já troquei disco pastilha dianteira e o problema não resolveu o carro continua do mesmo jeito levei no Mecanico ele falou que tenho que troca tambor e lona traseira mais fiquei com medo de troca e o problema não solucionar. Bom já perdi trocando disco e pastilha dianteira as minhas estavam em Boas condições ainda meu carro e um corsa hatch 2010 o que pode ser? ou sera que o mecânico tá certo?

    1. Roberto, tudo bem? Fica difícil passar um diagnóstico preciso apenas com a análise de “trepidação”, pois podem ser diversos problemas. Pode ser também a falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta etc. No entanto, se o mecânico é de confiança e ele disse que precisa trocas o tambor e a lona, talvez ele esteja certo na análise. Lembre-se de levar sempre o carro em um mecânico confiável!

    1. Douglas, como vai? Sugerimos que você cheque o nível de óleo do freio ou as pastilhas. O barulho pode ser em decorrência desses problemas.

  17. Boa noite, no meu caso quando eu pisava no pedal não fazia barulho , só que quando eu fico um tempo pisando o freio faz um barulho agudo , já troquei pastilha e disco e mesmo assim está fazendo o barulho e nenhum mecânico sabe arrumar

    1. Patrick, você já verificou o nível de óleo? Em modelos mais novos pode ser isso. Também pode ser falta de molas nas pastilhas, pinos das pinças de freio com folga, buchas das bandejas estouradas, buchas das barras estabilizadoras, torre do amortecedor solta. Mas, para identificar o problema é necessário que alguém análise minuciosamente.

  18. BOm dia! Quando ligo o carro logo cedo e piso no freio ele faz um barulho, porém, ando uns 4 quarteirões e o barulho some. O que pode ser?

    1. Oi, Ligia, tudo bem? Pode ser que as pastilhas estejam começando a apresentar um pequeno sinal de desgaste ou nível de óleo baixo. Vale a pena dar uma olhada com o seu mecânico.

    2. meu caso é semelhante o da Ligia tambem estou com o carro a uns 6 meses e aconteceu 3 vzs de que quando ligo o carro logo cedo (apenas quando fico cerca de 1 semana sem pegar no veiculo) ele faz barulho , bem arranhado mesmo, porem ando 2 quarteiroes e acaba o barulho, mas vou levar essa semana pra verificar

    1. Luciano, no momento de acionar o freio, pode ser que tenha algum vazamento. Por ser um componente fundamental para a segurança do carro, indicamos que você o leve o quanto antes no mecânico.

  19. OI, TENHO UM COBALT 2014 1.8 LTZ ELE ESTA FAZENDO UM BARULHO TIPO INJETANDO, ESTA BEM ALTO, FAZ NA HORA QUE LIGA E NAO PARA. O TEMPO TODO QUE O CARRO ESTA ANDANDO FICA FAZENDO O BARULHO. O QUE PODE SER?

    1. Gerlane, neste caso, como parece ser um problema muito específico, indicamos que você leve o seu veículo até uma concessionária para que o problema possa ser analisado.

  20. Tenho Um HB20 ano 2012, modelo 1.6 e depois que fiz a trocas das pastilhas, notei um rangido igual ao de “mola velha” quando vc esta tirando o pé para liberar o freio, tanto na ré ou saindo com o veículo para frente. Já fizemos teste com outras pastilhas de marcas boas, verificamos os pinos e as molas das pinças, borrachas da barra estabilizadora, coluna dos amortecedores, fluído de freio, os discos estão bons, sem ricos ou empenados. Verificamos todas as causa possíveis e o barulho continua, um rangido muito forte. O que poderia ser?

    1. Gilson, como vai? Realmente, é um barulho estranho o carro estar fazendo após tantas modificações. Sugerimos que você o leve até uma autorizada para verificação mais completa e detalhada.

    1. Leandro, como vai? Existem muitas possíveis causas disso, podendo ser a barra ou caixa de direção com algum defeito, ou até mesmo, o seu carro não está alinhado e balanceado corretamente. Portanto, recomendamos que leve o automóvel em um mecânico para checar as possíveis causas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *