Quer saber quais são os benefícios do seguro saúde empresarial? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai entender sua importância e seu impacto positivo para os colaboradores.
Os seguros de saúde para empresas são um serviço que vem aumentando a demanda ao longo do tempo. É o privilégio que os funcionários mais valorizam e é o principal benefício que muitos buscam ao procurar empresas para trabalhar.
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Muitos empresários percebem que há muitos benefícios em fornecer esse tipo de assistência médica a seus funcionários. Dentre elas, podemos destacar a proteção da saúde dos colaboradores e, indiretamente, melhorar o desempenho dos negócios.
Considerando a importância deste tema, vamos falar sobre a importância e quais benefícios podem trazer para as corporações.
Nele, mostraremos o como funciona o seguro de saúde e o que você precisa saber sobre o tema. Boa leitura!
1 – Afinal, qual a importância do seguro–saúde empresarial?
Primeiramente, precisamos entender que o controle de saúde dos colaboradores é importante e é um benefício indispensável para empresas. Ele oferece aos colaboradores acesso a cuidados médicos de qualidade, além de ajudar a atrair e reter os melhores talentos para a empresa.
Dentre os principais benefícios do seguro–saúde empresarial, destacam-se:
Acesso a cuidados médicos de qualidade: O seguro–saúde empresarial oferece aos funcionários acesso a cuidados médicos de qualidade, incluindo atendimento médico, exames e tratamentos.
Atrair e reter os melhores talentos: Segundo uma pesquisa da Catho, o convênio médico é o benefício empresarial mais desejado pelos portugueses, permitindo que as empresas atraiam e mantenham os melhores talentos.
Descontos em medicamentos: Normalmente, os funcionários também têm acesso a descontos em medicamentos em redes credenciadas.
Aconselhamento médico: O seguro–saúde empresarial também oferece aos funcionários acesso a aconselhamento médico com profissionais através de central telefônica e chat online.
Portal e App: O seguro-saúde empresarial também oferece acesso a um portal e aplicativo que permitem aos funcionários acessar várias funcionalidades e reembolsos de despesas online em 72 horas úteis.
Lembrando que as coberturas podem variar dependendo da negociação. Nesse caso, é importante você verificar qual o melhor seguro-saúde se às necessidades de seus colaboradores.
2 – Benefícios financeiros para a empresa
A contratação de um seguro de saúde empresarial pode trazer vários benefícios financeiros para a empresa. Alguns desses benefícios incluem:
Redução de custos com absenteísmo: Um seguro de saúde empresarial pode ajudar a reduzir os custos com absenteísmo, já que os funcionários terão acesso a cuidados médicos preventivos e tratamentos para doenças e lesões. Com isso, eles terão menos chances de faltar ao trabalho por causa de problemas de saúde.
Aumento da produtividade: Com um seguro de saúde, os funcionários podem cuidar da saúde e receber tratamentos médicos quando necessário, sem se preocupar com os custos. Isso pode aumentar a sua produtividade no trabalho, já que eles estarão mais saudáveis e com menos preocupações.
Redução de impostos: As empresas podem deduzir os gastos com seguro-saúde empresarial no Imposto de Renda. Com isso, é possível diminuir os gastos com tributos e ampliar a lucratividade da organização.
Aumento da satisfação dos funcionários: Um seguro de saúde empresarial pode aumentar a satisfação dos funcionários com a empresa, já que eles terão acesso a um benefício valioso e útil. Essa medida pode contribuir para diminuir a taxa de turnover de colaboradores e, consequentemente, reduzir os gastos com recrutamento e capacitação.
Negociação de preços com operadoras: Ao contratar um seguro de saúde empresarial, a empresa pode negociar preços e benefícios com as operadoras, o que pode resultar em economias significativas a longo prazo.
3 – Impacto no bem-estar dos colaboradores
Ter o seguro–saúde como benefício em sua empresa pode ter um impacto positivo significativo no bem-estar dos colaboradores.
Ao ter acesso a um plano de saúde, seus colaboradores podem receber cuidados médicos mais facilmente e com maior frequência, incluindo consultas, exames e tratamentos, o que pode contribuir para uma melhor saúde e prevenção de doenças. Essa medida pode contribuir para diminuir o nível de estresse e ansiedade dos colaboradores, que muitas vezes estão preocupados com sua saúde e os altos custos médicos imprevistos que podem enfrentar.
Além disso, ter acesso a um seguro–saúde pode levar a um maior senso de segurança e estabilidade financeira, pois os colaboradores não precisarão pagar por todos os custos de saúde. Isso gera aumento na satisfação geral no trabalho, já que os colaboradores notam que são valorizados e cuidados pela organização.
4 – Escolha do plano ideal
Ao optar pelo plano de saúde adequado aos colaboradores da empresa, é essencial ponderar diversos aspectos, como a excelência do atendimento, o preço, a abrangência, as alternativas de reembolso, entre outros. Além disso, é crucial averiguar se a instituição que disponibiliza a assistência médica está credenciada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Aliás, é importante decidir qual segmento será oferecido, como plano ambulatorial, hospitalar, odontológico, entre outros. É necessário avaliar se as opções de reembolso são adequadas para a empresa e se os serviços oferecidos atendem às necessidades dos colaboradores.
Considere os custos do plano, como o valor da mensalidade, o valor da carência, o valor dos copagamentos e o valor dos reembolsos.
É importante também verificar se o plano oferece serviços de pronto atendimento, serviços de emergência, serviços de urgência, serviços de atendimento domiciliar, entre outros.
5 – Coberturas incluídas e impactos para os colaboradores
As principais coberturas de seguros de saúde empresariais incluem ambulatorial, hospitalar, obstétrica, consultas e exames, procedimentos, tratamentos, internações clínicas, cirúrgicas e atendimentos em urgências e emergências.
Por essa razão, é recomendável que as organizações optem por um plano de saúde coletivo que supra as demandas de saúde dos seus funcionários, disponibilize uma abrangência apropriada e esteja dentro das possibilidades financeiras da empresa.
Isso é importante, já que o acesso a certas coberturas impactam diretamente o bem-estar e o estilo de vida dos colaboradores.
Inclusive, alguns seguros de saúde estimulam a qualidade de vida, além de consultas e procedimentos médicos, garantindo o estilo de vida mais saudável de todos os participantes do programa.
Quer saber mais sobre o seguro saúde e a diferença do plano de saúde? Confira nosso guia que explica todas as diferenças entre seguro saúde e plano de saúde.
Escolha o plano de seguro saúde mais adequado para sua organização
Ao investir em um seguro–saúde empresarial da Minuto Seguros, você está cuidando da saúde e bem-estar dos seus colaboradores, além de proteger sua empresa de possíveis custos inesperados com despesas médicas.
Com uma ampla rede de hospitais e clínicas credenciadas, assistência 24 horas e opções de planos personalizados para atender às necessidades da sua empresa, você pode garantir tranquilidade e segurança para seus colaboradores e aumentar a produtividade e satisfação no trabalho.
Ainda, a Minuto Seguros oferece suporte e orientação especializada na escolha do melhor plano de saúde para sua empresa.
Nossos especialistas estão sempre prontos para ajudar você a encontrar as melhores soluções de seguros, oferecendo atendimento personalizado e de qualidade.
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