Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Associação de Proteção Veicular: vale a pena fazer um seguro?

Quem já contratou um seguro auto em algum momento deve ter ficado na dúvida sobre escolher uma seguradora ou uma Associação de Proteção Veicular, afinal essa é uma questão comum entre muitos motoristas, que buscam proteger o seu patrimônio e garantir a sua tranquilidade. Mas, afinal, qual é a diferença entre essas duas opções? Neste texto, exploremos […]

7 minutos

Leonardo Cruz

De Leonardo Cruz

Associação de Proteção Veicular: vale a pena fazer um seguro?

Tamanho da fonte:

Alto contraste:

Associação de proteção veicular - Na imagem uma pessoa entregando a chave para outra
Quer saber o que são as associações de proteção veicular? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você conseguirá tirar suas próprias conclusões e decidir se ela é uma boa opção para você.

Quem já contratou um seguro auto em algum momento deve ter ficado na dúvida sobre escolher uma seguradora ou uma Associação de Proteção Veicular, afinal essa é uma questão comum entre muitos motoristas, que buscam proteger o seu patrimônio e garantir a sua tranquilidade.

Mas, afinal, qual é a diferença entre essas duas opções? Neste texto, exploremos o que são essas associações, como funcionam, e quais são suas vantagens e desvantagens, para que você possa decidir estando com todas as informações a mão.

Economize até 30% no seguro auto

Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.

Logo Reclame Aqui A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.


O que são Associações de Proteção Veicular (APV)?

As Associações de Proteção Veicular são entidades formadas sob a estrutura de associação, para oferecer proteção aos veículos de seus membros contra roubos, acidentes e outros imprevistos como assistência mecânica.

Essas associações funcionam de maneira semelhante às cooperativas: um grupo de pessoas se une para compartilhar os custos e a gestão da assistência veicular. Os membros, ou associados, contribuem com taxas para formar um fundo coletivo, que será utilizado para cobrir os sinistros dos veículos dos associados. Importante ressaltar que, ao aderir a uma associação, você não é um cliente, mas sim um associado, compartilhando responsabilidades e riscos.

Desvantagens

Apesar de parecerem atraentes, principalmente pelo custo geralmente mais baixo, as associações de proteção veicular apresentam riscos significativos:

  • Irregularidade: Algumas operam irregularmente, sem autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), implicando falta de supervisão e garantias.
  • Responsabilidade dos Associados: Em caso de prejuízos, os associados podem ser responsabilizados, resultando em aumento das taxas ou necessidade de cobrir déficits.
  • Indenizações: Podem ser mais demoradas e burocráticas, sem prazos definidos para pagamento ou conserto dos veículos.
  • Falta de garantias: não há exigência legal para formação de reservas técnicas, representando um risco para os consumidores.

Vantagens

Apesar dos riscos, as associações de proteção veicular podem oferecer vantagens como:

  • Custos menores: por não terem fins lucrativos e não pagarem certos impostos, as taxas podem ser mais acessíveis.

Qual a diferença entre seguradora e associação de proteção veicular?

A diferença entre Associações de Proteção Veicular (APVs) e Seguradoras é um tema relevante para quem busca proteção para seu veículo. Aqui exploremos as principais diferenças entre elas com base nas informações fornecidas Procon/Juiz de Fora.

  1. Natureza do Negócio:
    • APVs: São entidades sem fins lucrativos, criadas para oferecer proteção veicular a custos reduzidos para seus associados.
    • Seguradoras: São empresas privadas, de sociedade anônima, com fins lucrativos. Oferecem seguros veiculares como um de seus serviços.
  2. Regulamentação:
    • APVs: as associações de proteção veicular não possuem uma legislação específica que determine seu funcionamento e não são fiscalizadas por nenhum órgão governamental.
    • Seguradoras: Fiscalizadas pela Susep e pelo Ministério da Fazenda, seguindo regulamentações rigorosas.
  3. Serviços:
    • Ambas geralmente oferecem serviços similares, como proteção contra roubos, furtos, incêndios e acidentes, além de benefícios adicionais como serviço de mecânico, chaveiro, guincho 24 horas e troca de pneu.
  4. Prêmio:
    • APVs: cobram uma taxa mensal que inclui uma taxa administrativa e o rateio dos custos do mês anterior.
    • Seguradoras: Cobram um valor fixo que pode ser pago de uma só vez ou parcelado.
  5. Pagamento em caso de sinistros:
    • APVs: em caso de sinistro no veículo do segurado, o pagamento depende do caixa da associação, por isso não há um prazo definido.
    • Seguradoras: pagamento com prazo entre a 30 a 60 dias.

Vale a pena contratar proteção em Associações?

Essa resposta depende das suas necessidades, mas é importante ficar atento a todos os fatores que trouxemos nesses textos, afinal, apesar de não ser ilegal, as associações de proteção veicular possuem uma série de questões que podem trazer muita dor de cabeça.

Entre os principais exemplos de problemas está a falta do pagamento de indenização, que pode ocorrer se a associação estiver com falta de fundos. Além disso, como essas associações não estão autorizadas pela SUSEP a comercializar seguros, não há nenhum tipo de acompanhamento técnico de suas operações.

Para evitar problemas futuros, antes de contratar um seguro de cooperativa, consulte o nome da sociedade seguradora no sítio eletrônico da SUSEP e leia as condições gerais do contrato de seguro.

Tire suas dúvidas

Veja as respostas para as principais dúvidas sobre as cooperativas de seguro.

Associações de Proteção Veicular são ilegais? 

Não, as associações de proteção veicular são empresas legalizadas, tem CNPJ, mas o grande problema é que não regulamentadas pela SUSEP, órgão do Governo Federal responsável pela regulação, fiscalização do mercado de seguros.

Se uma associação ou cooperativa não estiver licenciada pela SUSEP, a comercialização de seu produto como uma apólice de seguro não é legalizada. Acesse este site para consultar as entidades licenciadas.

Qual a diferença entre cooperativa e associação veicular?

A principal diferença entre associações e cooperativas reside fundamentalmente no propósito de sua criação. As cooperativas visam a busca de lucro, enquanto as associações não.

A Associação de Proteção Veicular (APV) é a única instituição que não busca lucro através da mensalidade dos seus membros. A mensalidade é determinada para cobrir possíveis despesas relacionadas aos veículos dos associados e também para sustentar a estrutura da associação.

Cote seguro na Minuto e evite dor de cabeça

Simular o preço do seguro auto antes de bater o martelo pode te ajudar a economizar bastante dinheiro. E aí é que a Minuto Seguros pode te ajudar.

Veja abaixo um vídeo do João Brigato, do site Automais, sobre como é simples simular seguro auto com a Minuto Seguros.

Além da simplicidade, cotar o seguro na Minuto ainda traz muitas vantagens:

  • Até 17 seguradoras: só a Minuto tem tantas seguradoras para você analisar as melhores opções de seguro.
  • Planos flexíveis: coberturas e assistências variadas de acordo com sua necessidade e orçamento.
  • Melhores preços: mais opções de valores entre seguradoras e planos para você economizar
  • Suaves parcelas: parcelamos para você em até 10x sem juros para não pesar nas suas contas.
  • Suporte humanizado: te ajudamos com todas as dúvidas para conseguir o seguro ideal;

Se você quer encontrar o seguro auto ideal para você, escolha a Minuto Seguros.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ainda na dúvida sobre as associação de proteção veicular? Então deixe seu comentário e teremos prazer em responder.

Navegue neste post