Os automóveis contam com diversos acessórios em sua estrutura, sendo alguns focados para estética e outros para segurança e usabilidade. Um exemplo disso são as rodas dos carros, que obviamente contam com uma função essencial no veículo, porém, por muitas vezes são escolhidas pelos proprietários de acordo com sua aparência. Afinal, ao mexer nessa parte do veículo, principalmente no aro de roda, é possível notar muitas mudanças, especialmente de estilo.
Ao falar sobre mudança de visual em um veículo, é impossível não lembrar das inovações encontradas no Brasil. Afinal, diversos motoristas gostam de fazer determinadas alterações para deixar o carro de acordo com o seu gosto estético, muitas vezes até tunado. Entre elas, podemos mencionar suspensão para deixar o automóvel rebaixado, inclusão de faróis de xênon, incluir adesivos em determinados lugares e, claro, mexer nas rodas do automóvel de todas formas possíveis.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
A Minuto é Bicampeã do Prêmio Reclame Aqui.
Quando falamos sobre as rodas de um veículo, existem diversas partes que podemos mencionar, como: material que ela é feita, cor ou modelo e, principalmente, o seu tamanho, característica que pode ser alterada de acordo com o aro de roda escolhido.
Seguro auto
Antes de falar sobre o aro de roda, é importante destacar a importância de se contratar o seguro auto para o veículo. Até porque um automóvel exige muito investimento e, por isso, nenhum motorista quer sair no prejuízo por conta de um roubo e furto ou até mesmo uma colisão com terceiros, por exemplo.
Portanto, conte com a Minuto Seguros para fazer a sua cotação. Somos a maior corretora online nesse segmento e trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer o plano ideal para o seu perfil.
Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale diretamente com um consultor.
COTE SEGURO AUTO GRÁTIS
Muitos donos de carros têm dúvidas sobre a finalidade de cada parte de um aro de roda. Continue lendo para saber todos os detalhes sobre.
Aro de roda
Composição de todo o rodante
Tala (largura)
Em primeiro lugar, vamos falar do componente mais simples, que é a tala. Em carros de passeio, ela mede normalmente, entre 5 e 6,5 polegadas e pode ser estendida para toda a espessura da roda.
Distância do centro até a furação
Um círculo passa pelo centro de cada furo em que estão inseridos os parafusos que fixam a roda. O diâmetro do círculo vai corresponder à medida do PCD, que é uma sigla em inglês de Pitch Circle Diameter, cuja unidade de medida é em milímetros.
Quantidade de furos
Os locais onde os parafusos de fixação da roda estão inseridos são os furos. Podem ser quatro ou cinco furos, dependendo bastante do veículo.
Offset
Essa é a parte onde a roda se apoia no veículo, considerando ela cortada em pé e pela metade. Quando a roda fica mais ‘para dentro’ do carro, chama-se “positivo”. Agora, quando a roda está mais para fora, chama-se “negativo”. Além disso, será considerada “zero” quando a área de fiação corresponder exatamente à metade da roda.
Aro (raio)
Por fim, o aro de roda, também conhecido como “raio”, é medido em polegadas e trata-se do diâmetro total da roda. As medidas que mais vemos nos carros de passeio, por exemplo, são de 13 a 15 polegadas. Acima de 16 polegadas, o carro pode precisar de uma adaptação. Existem automóveis esportivos que têm rodas de 18 ou mais polegadas.
Embora o número do aro de roda influencie em outros fatores como eficiência e velocidade marcada no velocímetro, geralmente essa parte é alterada pelos proprietários visando mudar o visual automotivo.
Pronto, agora você já sabe como é a montagem e os componentes dessa parte do automóvel, principalmente o aro de roda! Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo.