Quer saber como identificar um carro sinistrado? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você encontra tudo sobre essa informação tão importante na hora de comprar seu carro.
O momento da compra de um carro usado é sempre delicado. As pessoas menos experientes e sem conhecimento em veículos não têm a exata precisão para saber se há carros sinistrados no meio de tantos outros.
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É comum que esses modelos possam ser vendidos por cerca de 20 ou 30% mais barato, mas, é necessário que o possível comprador esteja ciente, o que quase nunca acontece.
Por isso, aprender a identificar carros sinistrados é fundamental para não ser enganado no momento da compra e adquirir um veículo do jeito que você deseja, mesmo computando o fato de ele ser usado.
Continue lendo e entenda mais sobre isso!
O que é um carro sinistrado?
Carro sinistrado é um termo usado para denominar o veículo que sofreu algum sinistro (previsto em contrato). É aquele automóvel que foi vítima de um prejuízo estrutural que pode ser consertado, o que denominamos perda parcial.
Já “sinistro” significa a materialização do risco, ou seja, é o incidente que está descrito na apólice que aconteceu na prática.
Esses incidentes precisam constar na apólice do seguro, um documento que a seguradora emite para formalizar os termos de proteção do veículo a riscos.
Desse modo, quando acontece um caso de carro sinistrado, a seguradora é acionada e paga uma indenização conforme o prejuízo, desde que este fique abaixo dos 75% do valor de mercado.
Qual o problema do carro com sinistro?
O fato do carro ser sinistrado não necessariamente é um problema, sendo que as vezes, o conserto é tão bem feito e o resultado final fica imperceptível.
Só que existem casos em que o carro fica totalmente remendado e com problemas que são impossíveis de serem arrumados na questão de alinhamento e balanceamento, sem contar as infiltrações e falhas na parte mecânica. Em outros, só pelo carro estar com a coluna torta, as oficinas consideram que ele deu PT, perda total, quando o carro não tem mais conserto. Para alguns leigos, o problema passa desapercebido.
Além dos problemas mecânicos, existem duas grandes questões sobre ter um carro sinistrado: desvalorização e seguro. Abaixo você vai entender melhor sobre cada um deles:
- Desvalorização – um carro com sinistro tem sem preço diminuido graças as avarias pré-existentes. Isso fica bem visível na hora de revender o veículo, quando dificilmente você conseguirá o valor da Tabela Fipe.
- Seguro – se você tem um carro sinistrado terá dificuldades de fazer um seguro, já que ele possui maiores chances de apresentar problemas de funcionamento. Isso chega ao ponto de que boa parte das seguradoras se reservam o direito de não fazer seguro para carros com sinistro.
Como saber se o carro tem sinistro?
Você tem dois caminhos, sendo um mais complexo e que existe uma pessoa especialista e outro mais simples. Para facilitar o entendimento, vamos explicar os dois abaixo.
Consultando no site do Detran
Para consultar as condições do veículo, basta ter em mãos a placa e o número do chassis do veículo, entrar no site do Detran do seu estado e procurar por “Consulta veículos sinistrados”. A má notícia é que esse serviço só está disponível no Detran de alguns estados.
Com ajuda de um especialista
Você também pode fazer uma vistoria cautelar para evitar comprar um carro sinistrado sem saber. Nela o carro será analisado minuciosamente antes de fechar qualquer negociação e você pode salvar um bom dinheiro.
Profissionais experientes conseguem identificar carros sinistrados com extrema facilidade e você não será enganado. Por isso, a principal dica nessa hora é levar o carro para um especialista, pois quem conhece sabe fazer essa análise sem dificuldade. Se você tem um mecânico ou funileiro de confiança, leve o veículo até ele para uma vistoria detalhada.
Se você não conhece nenhum profissional, existem alguns postos que fazem uma vistoria prévia para saber as reais condições dele, tanto mecânica como estética.
Quais são os tipos de sinistro ?
Veja os tipos de sinistros que você deve avaliar:
Carros sinistrados com batidas frontais
Neste caso, a análise pode ser mais simples. Carros sinistrados que sofreram batidas frontais têm grande probabilidade de terem estragado o capô. Abra o capô e verifique se há ferrugem nas soldas.
As originais, das concessionárias, não enferrujam. Já as que são feitas em consertos paralelos…
Veja, também, se há solda entre o painel e o pára-lama. Diferenças em relação às junções é uma prova cabal de que o carro passou por uma colisão frontal.
No local onde os amortecedores ficam fixos também há uma solda de fábrica e que precisa ser analisada.
As montadoras não têm o hábito de fazer uma solda perfeita nesses lugares, mas com a pintura, essas soldas costumam ficar lisas. Se notar que estão um pouco mais ásperas, há um bom indício de carro sinistrado.
Carros sinistrados com batidas traseiras
Essa parte do carro é considerada a mais provável que os funileiros façam milagres na recuperação da batida, mas se tem um lugar que não tem jeito é onde o estepe fica.
Olhe com muito cuidado, pois são bem perceptíveis os remendos e os amassados que o carro sofreu.
Funciona, mais ou menos, como uma folha de papel: se você amassá-la, mesmo que tente voltar para o lugar, ela vai ficar com marcas, assim como na parte que tem o estepe. Sempre retire o pneu para analisar toda a região com cuidado.
Pontos de solda também denunciarão possíveis batidas. Além disso, o formato de onde a roda é colocada pode fazer uma denúncia grave: não pode estar oval!
Pintura em desacordo com o ano do carro
Por mais que um motorista seja cuidadoso, é impossível que a pintura de um carro do ano 2000 esteja em perfeitas condições. Às vezes, é melhor que ele esteja com um ralado ou um risquinho, pois você conseguirá identificar a avaria, mas saberá que a pintura é original.
Carros antigos com pinturas muito novas e reluzentes podem ser um bom indicativo que o carro foi repintado para otimizar a venda. Questione o vendedor sobre a pintura.
O que é carro recuperado de sinistro?
Se você entendeu que carro sinistrado é aquele que sofreu um sinistro previsto em apólice, precisa saber também que este mesmo veículo pode ser recuperado do prejuízo, o que é chamado de “carro recuperado de sinistro”.
Trata-se de um termo para definir o veículo que é restaurado após um dano parcial ou total. O carro sinistrado seria o “antes” e o recuperado o “depois” em relação ao prejuízo ocorrido.
No entanto, há muita diferença no automóvel que passou por restauração — que pode sofrer impactos na revenda, na contratação do seguro ou na depreciação.
Isso porque, por passar por um processo de conserto, o veículo recuperado de sinistro pode apresentar avarias. Inclusive, por isso, deve ser devidamente vistoriado.
Outro fato que pode acontecer é de o prejuízo ser classificado como “média monta”, que são os danos mais relevantes, e o automóvel ter seu registro bloqueado por motivos de segurança.
Dessa forma, somente após a realização de uma inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular (CSV) o carro pode voltar a circular.
Como comprar carros sinistrados de seguradoras?
Carros sinistrados que foram recuperados podem ser enviados para eventos de leilão, de modo que sejam revendidos. Esses leilões podem ocorrer de algumas formas, como:
Pelo governo: |
Pelos bancos: |
Pelas seguradoras: |
Pelas montadoras: |
Comercialização de veículos que estavam em inadimplência financeira ou sem licenciamento e que não foram reclamados por seus donos. |
Venda de carros cujo financiamento pelo banco não foi quitado, assim, voltando para a instituição intermediária. Para recuperar o investimento, os veículos são vendidos. |
Os carros vendidos pelas seguradoras são os recuperados de roubo e furto ou outros sinistros. Dessa forma, a chance de encontrar prejuízo nos veículos é maior. |
Neste caso, são encontrados automóveis que estão tendo suas frotas renovadas ou que tiveram algum dano durante o transporte, impossibilitando que sejam vendidos em concessionárias. |
Portanto, se você julgar que vale a pena comprar carro de leilão, considere:
- pesquisar a procedência do leilão (físico ou online);
- consulte o histórico do organizador e se há reclamações direcionadas a ele;
- analise o tipo de leilão conforme indicamos na tabela acima e saiba que os originados pelas montadoras costumam apresentar menor risco;
- não esqueça de levar um mecânico de sua confiança para averiguar o automóvel.
Por fim, quer uma dica extra muito importante? Carros sinistrados que foram recuperados e vendidos em leilões podem estar mais propensos a danos.
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