Câmbio automático pode ser sinal de conforto, mas também de problemas se você não souber usar. Veja as dicas e cuidados necessários na hora de utilizá-lo.
P - usada para estacionar; D - carro em movimento; N - ponto morto; R - Ré; L - quando é necessário mais força em baixa velocidade. S - função esportiva.
Alguns modelos exigem que você pressione o freio antes de ligar o carro. Isso é feito para evitar que você ligue o carro na posição Drive ou Rear.
Alguns motoristas acreditam que isso é a banguela do carro automático, mas esse hábito pode causar problemas no sistema e gastar mais combustível.
Essa posição foi criada para estacionar o carro, então fazer isso em movimento pode gerar danos à sua transmissão.
Algumas pessoas costumam fazer essa troca, mas o correto é manter o carro em D para que ele mantenha a lubrificação ideal.
Algumas pessoas fazem isso para ter uma arrancada mais forte, mas acelerar o carro parado pode causar danos nas cintas e embreagens da transmissão.
Você precisa tomar cuidado e sempre fazer a troca do óleo no período correto para não encurtar a vida útil do seu câmbio automático.
Preparamos um guia completo com tudo sobre seu uso para te ajudar a dirigir com segurança.