8 festas populares brasileiras que você precisa conhecer
O Brasil definitivamente é o país das festas. Entre tantas realizadas durante o ano no país, separamos algumas das mais conhecidas por brasileiros e turistas estrangeiros. Confira todas as informações sobre as datas comemorativas.
23 nov 2022
Atualizado em 23 nov 2022
10 minutos
De Leonardo Cruz
Tamanho da fonte:
Alto contraste:
Compartilhe nas redes:
Quer saber quais são as festas populares brasileiras mais importantes? Então você está no lugar certo. Nesta matéria, você vai conhecer as 8 comemorações nacionais que você não pode perder se quer conhecer as tradições brasileiras.
Comemorações de janeiro a dezembro! Não à toa o Brasil é conhecido por ser o país das festas. Ano Novo, festas religiosas, Carnaval, festa junina, entre outras, fazem a alegria da população o ano todo. Claro que sempre há um destaque, mas não se pode negar que as festas populares brasileiras são atrativas, independente do estado ou ocasião.
Economize até 30% no seguro auto
Proteja seu carro e seu tempo de descanso com um seguro auto que cabe no seu bolso.
Quem está planejando viajar pelo Brasil, pode ter uma certeza: sempre haverá uma festa, mesmo que em proporções menores, para curtir e conhecer a cultura local. Por exemplo, para quem quer aproveitar o sol e conhecer as melhores praias do Nordeste, apostar no Carnaval pode ser uma boa opção. Já para quem prefere um friozinho e a época natalina, o Natal Luz, em Gramado, é a escolha certeira.
A tradição das festas populares brasileiras oferece muita diversidade, por isso, o Brasil é conhecido como um dos países de maior representação cultural no mundo.
Pensando nisso, listamos seis festas famosas, em diversos estados, para aproveitar ao máximo e de diversas formas. Veja os grandes eventos espalhados pelo país e escolha um para curtir.
Quais as melhores festas populares brasileiras
Confira abaixo uma lista das festas mais populares do Brasil.
Carnaval: o destaque das festas populares brasileiras
Não há como falar em festas populares brasileiras e não citar o Carnaval, simplesmente a mais tradicional festa popular do Brasil e, provavelmente, uma das preferidas da população e dos turistas. Ao redor do mundo é possível conhecer outras festas de Carnavais, mas a tradição brasileira é destaque.
O evento ocorre entre fevereiro e março e movimenta multidões pelo país inteiro. Oficialmente, são quatro dias de folia, que são determinados com base na data do Domingo de Páscoa daquele ano. A festa conta com muita diversão em diversos estados do país, mas quem vive no Brasil sabe que o Carnaval dura muito mais do que isso. São dias de antecedência para curtir a festa e uns bons dias após o Carnaval. É uma das festas populares mais longas.
O interessante do Carnaval é que cada região tem as suas particularidades e tradições, o que torna essa festa ainda melhor. Por exemplo: em Recife o Carnaval é muito diferente de São Paulo. Assim como o Carnaval de Belo Horizonte é diferente do Rio de Janeiro.
Dentre os acontecimentos mais populares do Carnaval estão os trios elétricos de Salvador que arrastam multidões pela cidade, as belíssimas escolas de samba cariocas e os bloquinhos de rua. Sem dúvida, um Carnaval completo passa por um desses pontos.
Para quem desejar curtir esta que é uma das maiores festas populares brasileiras, a escolha dos destinos mais procurados passa por Salvador, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.
Quando é comemorado?
A data em que o Carnaval é comemorado pode variar, pois ela é ligada a data da Páscoa, sendo celebrado 47 dias antes da Páscoa. No ano de 2023, o Carnaval será entre os dias 17 e 21 de fevereiro.
Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma festa de tradição e fé
A Bahia sabe como fazer uma boa festa. Uma das festas populares brasileiras mais famosas e a segunda maior desse estado é a Lavagem da Escadaria do Bonfim: uma procissão em Salvador, que reúne mais de 800 mil pessoas todos os anos. O evento acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro.
As pessoas se vestem de branco e seguem da igreja da Conceição da Praia para a igreja de Nosso Senhor do Bonfim. Um trajeto de cerca de 8 quilômetros. Ao chegar na igreja do Bonfim, as baianas vestidas de trajes típicos, sobem a Colina Sagrada com vasos de água de cheiro e lavam a escadaria da igreja e homenageiam Oxalá, o maior dos orixás e representante do Senhor do Bonfim no Candomblé.
As baianas também despejam água na cabeça dos fiéis como forma de representar o símbolo da fé e da esperança, fazendo com que essa seja uma das festas populares brasileiras mais simbólicas para os que a acompanham.
Quando é comemorada?
A Lavagem da Escadaria do Bonfim acontece na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, no mês de janeiro.
Festa de São João ou Festa Junina: danças, fogueira e tradição
Em cada região do país esse evento tem um nome diferente, o que não tira seu brilho e posição entre as maiores festas populares brasileiras. Originalmente mais tradicional no Nordeste, a Festa de São João ganhou o Brasil todo e é marcada por muita comida, músicas e decorações típicas.
E por falar em tradição, a festa tem como característica marcante, as danças juninas em volta da fogueira. Como a festa ganhou algumas variações, em cada estado há peculiaridades bem interessantes.
No Nordeste, a Festa de São João traz grupos e competições, sendo as mais famosas em Salvador, na Bahia, em Caruaru, Pernambuco, e a maior do mundo em Campina Grande, Paraíba.
Já na região Sudeste, o diferencial desta que é uma das festas populares brasileiras de maior sucesso, são as tradicionais quermesses. Com diversas barraquinhas de comida ou de brincadeiras, o evento movimenta a cidade de São Paulo e todo o resto do estado.
Quando é comemorado?
Como o próprio nome indica, a festa junina acontece durante todo o mês de junho. Nele, cada fim de semana é dedicado à homenagem de Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.
Beleza e natureza no Festival Folclórico de Parintins
Saindo um pouco do Nordeste e indo para a região Norte, o Festival Folclórico de Parintins é uma das festas populares brasileiras mais belas do mundo e acontece na maior floresta do planeta, a floresta amazônica, mais especificamente na cidade de Parintins.
O Festival Folclórico acontece na última semana de junho, quando as pessoas se reúnem no estádio – que tem formato de uma cabeça de boi – conhecido como Bumbódromo, com capacidade para mais de 35 mil pessoas.
A tradição do evento é dividida entre dois personagens: o Boi Caprichoso, da cor azul, e o Boi Garantido, da cor vermelha, que disputam o posto de mais belo, em apresentações sensacionais que duram 3 dias. Esta sem dúvidas, é uma festa popular brasileira que merece ser conhecida.
Quando é comemorado?
A Prefeitura de Parintins confirmou que a 56ª edição do Festival Folclórico de Parintins acontecerá entre os dias 30 de junho e 2 de julho de 2023.
Festa do Peão de Barretos: o legado sertanejo
Esse é um daqueles eventos para quem gosta de aproveitar ao máximo, visto que a Festa do Peão dura, mais ou menos, dez dias. Por ser uma das festas populares brasileiras mais tradicionais, o evento cresce a cada ano, tanto em tamanho, quanto em duração.
Ela acontece em Barretos, interior de São Paulo, e é cercada de rodeios e shows sertanejos. Atualmente, o evento principal da Festa de Peão é realizado em uma área de mais de 110 hectares, que foi projetada por Oscar Niemeyer, e tem capacidade para abrigar mais de 30 mil pessoas.
Quando é comemorado?
Em sua 66ª edição, a Festa do Peão de Barretos acontecerá de 17 a 27 de agosto de 2023
Congada: história e crença nas festas populares brasileiras
Entre as festas populares brasileiras que trazem a celebrações de fé e mística, a Congada realiza a fusão entre crenças culturais africanas e católicas, com músicas, danças e encenações. A festa se tornou bem famosa em cidades do interior de Minas, Paraíba, Pernambuco e Paraná.
Quando é comemorada?
A data em que a Congada é comemorada depende do local da festividade, mas ela normalmente acontece entre os meses de maio e outubro.
Folia de Reis
Esta é uma das mais tradicionais e celebradas festividades brasileiras. Comemorada desde meados do século XVIII, a manifestação faz parte da tradição católica e celebra a adoração dos três reis magos – Gaspar, Melchior e Baltazar – e sua visita ao menino Jesus.
Essa festa reúne cortejos compostos de um mestre, um contramestre, os três reis magos e diversos palhaços, alferes e foliões . Eles utilizam roupas coloridas e brilhantes e andam pelas ruas da cidade tocando e dançando de porta em porta para proferir louvações e receber dinheiro e presentes.
Quando é comemorada?
A Folia de Reis dura 12 dias, ocorrendo no dia 24 de dezembro (véspera do nascimento do menino Jesus) e 6 de janeiro (quando os Reis Magos chegam a Belém).
Qual sua origem?
A origem do Reisado remonta às tradições cristãs de Portugal e Espanha. Ela foi trazida ao Brasil pelos europeus em meados do século XVIII.
Natal Luz em Gramado
Decoração de Natal em Gramado, na serra gaúcha – Cleiton Thiele, Natal Luz/Divulgação
Natal Luz é uma série de eventos com temática natalina que ocorrem na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, sempre nos últimos meses do ano, de novembro a janeiro do próximo ano.
Quando é comemorada?
O Natal Luz Gramado 2022, ocorrerá de 27 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023.
Mas antes de sair viajando pelo Brasil afora, fazer um seguro viagem é fundamental para garantir a proteção em caso de qualquer eventualidade. Principalmente para quem opta por viajar de avião ao fazer seu roteiro, o seguro é uma garantia, por exemplo, em casos de bagagens extraviadas.
Cote o seu seguro agora mesmo com a Minuto Seguros, a maior corretora online do país. Para fazer uma cotação é bem simples: clique no botão, preencha o formulário em nosso site ou, se preferir, ligue grátis para 0800 882 0656 e fale com um de nossos consultores. Eles terão um plano adequado às suas necessidades e à viagem que você pretende realizar.
Ela é realizada no mês de outubro e mostra as cruzadas e a coroação dos reis africanos do Congo. Uma das festas populares brasileiras com maior riqueza histórica, simbólica e de beleza incomparável.